ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA
Documento conclusivo do II Encontro de Revistas Brasileiras de Educação
Cumprindo decisão do Seminário de "Educação e Informação Educacional", realizado em Florianópolis, em outubro de 1985, promovido pela Revista Perspectiva da UFSC e financiado pelo CNPq, realizou-se em Campinas, em maio de 1986, o II Encontro de Revistas Brasileiras de Educação. O evento foi organizado pelas revistas Educação e Sociedade (CEDES), Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas) e ANDE (Associação Nacional de Educação) e financiado pelo CNPq, INEP e CAPES. Contou com a participação de 28 Revistas - editadas em vários Estados do Brasil, por diferentes associações, entidades e universidades - e representantes das agências financiadoras que propõem políticas de apoio a edições no campo educacional. Contou, ainda, com a presença de representantes da FAE e da Secretaria de Planejamento do Ministério de Educação.
O tema central do Encontro "A busca de profissionalização das Revistas de Educação como questão de sobrevivência" orientou os debates em torno de quatro questões: 1) a produção das matérias para publicação; 2) a editoração; 3) a distribuição e divulgação; e 4) as políticas de apoio das agências financiadoras às Revistas de Educação.
O quadro apresentado pelas Revistas, no que se refere aos seus problemas específicos, mostrou, de forma contundente, as inúmeras dificuldades que enfrentam. De um lado, as dificuldades vão desde a obtenção de artigos de qualidade, até de infra-estrutura material e de recursos humanos para a sua publicação. De outro, a distribuição precária acaba prejudicando a socialização do conhecimento e da informação, razão primeira da existência de uma revista.
Constatou-se, ainda, que, embora muitos destes problemas sejam comuns a todas as revistas, há diferenças segundo o vínculo de origem.
As revistas ligadas às Universidades, que divulgam sobretudo trabalhos produzidos por seus pesquisadores, acabam muitas vezes fechando-se em si próprias, não dando conta das inovações ocorridas no campo da Educação. Além disso, os entraves burocráticos, a falta de apoio financeiro e o pouco valor atribuído aos periódicos académico-científicos por parte da Universidade, acabam prejudicando a sua produção gráfica e periodicidade. Conseqüentemente, a distribuição é precária e, com freqüência, local.
As revistas produzidas por associações, centros de estudos e pesquisa e por fundações, destinadas, em sua maioria, a um público mais diversificado e de âmbito nacional, encontram muitas vezes problemas para obtenção de artigos de acordo com a sua linha editorial. Isso compromete a qualidade, já que nem sempre a colaboração espontânea é de boa qualidade, e há falta de recursos para pagamento de artigos encomendados. O resultado é que também estas revistas acabam, por sua vez, não refletindo as tendências mais significativas do pensamento educacional brasileiro. A falta de recursos materiais compromete a periodicidade e, em decorrência, a credibilidade das mesmas em face dos assinantes e de todo o sistema de distribuição.
Essas são apenas algumas das inúmeras dificuldades levantadas pelas Revistas. Tentando interferir nesse quadro, no sentido de transformá-lo para fazer frente às demandas e exigências atuais da Educação brasileira e à necessidade de fortalecer o espaço de crítica da produção intelectual, o II Encontro apresentou as seguintes propostas:
- Criação de um grupo de trabalho para examinar a possibilidade de ser instruído um programa de apoio aos periódicos de Educação. Nesse grupo estariam representados agências de governo e editores de periódicos. O grupo foi constituído pelas revistas: Perspectiva - UFSC, Educação e Sociedade - CEDES, Cadernos de Pesquisa - FCC e ANDE - Associação Nacional de Educação, e Agências financiadoras: INEP, FAE, CNPq, FINEP, FAPESP, PROED/-SESU.
- Organização, pelo grupo de trabalho, de uma reunião dos editores, durante a IV CBE, com o objetivo de colocá-los a par do andamento dos trabalhos.
- Organização de um Caderno, contendo a descrição das revistas brasileiras em educação, para ampla distribuição junto às escolas.
- Revisão dos critérios das agências financiadoras, à luz das reais necessidades das revistas, nas etapas de produção e circulação em função de públicos específicos.
- Criação de um programa de apoio às publicações científicas de educação, visando:
integrar o apoio à produção de periódicos ao da distribuição e divulgação;
contemplar os vários públicos da área:
- professores de 1.º e 2.º graus;
- ensino superior;
- técnicos de órgãos oficiais, etc.
- Dotação de recursos das agências financiadoras para o Projeto do INEP, visando à criação de uma revista para os professores do ensino de 1º grau com distribuição ampla para todo o território nacional.
- Criação de um programa pelo MEC, através do INEP, de apoio às Revistas de Educação e Ensino, com recursos suficientes para atender às necessidades de produção, editoração, divulgação e distribuição dos periódicos dessas áreas.
- Proposição de que se faça anual ou bienalmente uma edição condensada que divulgue os resultados mais expressivos da produção acadêmico para públicos.
- Revisão de critérios das agências financiadoras, no sentido de vincular dotação de verbas à compra de assinaturas, possibilitando uma melhor distribuição (fazer a revista chegar às bibliotecas).
- Viabilização da venda das revistas em encontros, congressos, através de stands organizados (verba de dotação para distribuição através de aluguel de stand, pagamento de pessoal para venda de assinaturas, etc.).
- Priorização, por parte das agências financiadoras, no que se refere às publicações destinadas aos professores do ensino de 1º grau, às revistas ligadas a instituições que atuam na área de educação.
- Recomendação à FAE, CEDATE E SESU, para que façam assinaturas de mais revistas de educação para distribuir às escolas normais e de 1.º e 2.º graus.
- Preocupação com as condições de "produção de leitura" dos professores, principalmente os de 1.º e 2.º graus de modo que:
sejam repensadas as suas condições de trabalho e o tempo a ser dedicado ao estudo, à pesquisa e à leitura;
exista uma política voltada à instalação de infraestrutura para organização dos materiais escritos, no âmbito das escolas de 1.º e 2.º graus, que propicie a organização desses materiais através de bibliotecários.
- Realização do III Encontro Brasileiro de Revistas de Educação, em 1987, em data e local a serem definidos pelo Grupo de Trabalho. De preferência, esse III Encontro deverá ocorrer fora do eixo Rio-São Paulo, promovido por revistas diferentes das que organizaram o II Encontro.
Ficou decidido que o III Encontro realizar-se-á em Belo Horizonte, no final de 1987, durante 3 dias, sob a coordenação da Educação em Revista e AMAE Educando.
Campinas, 23 de maio de 1986.
Goiânia, 04 de setembro de 1986.
RELAÇÃO DOS PARTICIPANTES DO II ENCONTRO
1 - CADERNOS DO CEAS
Centro de Estudos e Ação Social
Salvador (BA)
2 - CADERNOS CEDES
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
Campinas (SP)
3 - CADERNOS DE PESQUISA
Fundação Carlos Chagas
São Paulo (SP)
4 - CIÊNCIAS PARA CRIANÇAS
Fundação Brasileira para o Desenvolvimento do Ensino de Ciências/FUNBEC
São Paulo (SP)
5 - DIDÁTA UNESP
Campus Marília (SP)
6 - EDUCAÇÃO
Centro de Educação - UF Santa Maria
Santa Maria (RS)
7 - EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras
Brasília (DF)
8 - EDUCAÇÃO EM DEBATE
Faculdade de Educação - UFC
Fortaleza (CE)
9 - EDUCAÇÃO E REALIDADE
Faculdade de Educação - UFRGS
Porto Alegre (RS)
10- EDUCAÇÃO E SELEÇÃO
Fundação Carlos Chagas
São Paulo (SP)
11 - EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
Campinas (SP)
12 - EDUCAÇÃO EM REVISTA
Faculdade de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
Campinas (SP)
13 - EDUCAR
Setor de Educação - UFPR
Curitiba (PR)
14 - EM ABERTO
INEP/DDI/COED
Brasília (DF)
15 - FÓRUM EDUCACIONAL
Instituto de Estudos Avançados em Educação Fundação Getúlio Vargas
Rio de Janeiro (RJ)
16 - LEITURA
Teoria e Prática - ALB - Associação de Leitura do Brasil Faculdade de Educação - UNICAMP
Campinas (SP)
17 - PERSPECTIVA
Centro de Ciências da Educação - UFSC
Florianópolis (SC)
18 - PROPOSTA
Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE)
Rio de Janeiro (RJ)
19 - REVISTA AMAE EDUCANDO
Associação Mineira de Ação Educacional - AMAE
Belo Horizonte (MG)
20 - REVISTA DA ANDE
Associação Nacional de Educação
São Paulo (SP)
21 - REVISTA BRASILEIRA DE ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO
ANPAE - Associação Nacional de Profissionais de Administração da Educação
Porto Alegre (RS)
22 - REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS INEP/DDI/COED
Brasília (DF)
23 - REVISTA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Universidade Federal Fluminense
Niterói (RJ)
24 - REVISTA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Série Estudos e Documentos - USP
São Paulo (SP)
25 - REVISTA INTER-AÇÃO
Faculdade de Educação da UFG
Goiânia (GO)
26 - TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Associação Brasileira de Tecnologia Educacional
Rio de Janeiro (RJ)
27 - TÓPICOS EDUCACIONAIS
Centro de Educação UFPE
Recife (PE)
28 - REVISTA DE ENSINO DE CIÊNCIAS
Fundação Brasileira para o Desenvolvimento do Ensino de Ciências FUNBEC
São Paulo (SP)
Datas de Publicação
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Publicação nesta coleção
11 Mar 2015 -
Data do Fascículo
Dez 1987