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Políticas de acesso e permanência na Universidade do Texas, Austin (EUA): elementos para reflexão sobre o caso brasileiro1 1 Versão preliminar deste texto foi apresentada no 44º Encontro Anual da ANPOCS, GT 06 - Ciências Sociais e Educação, em dezembro de 2020.

Admissions and retention policies at University of Texas, Austin (USA): elements to reflect about the Brazilian case

RESUMO

Este artigo traz análises e reflexões a partir de resultados iniciais de pesquisa realizada pela autora na Universidade do Texas em Austin, EUA (UT-Austin), durante o primeiro semestre de 2020, período em que esteve na instituição como Fulbright Visiting Scholar. Seu objetivo foi conhecer e analisar as principais políticas de acesso e permanência estudantil desenvolvidas por aquela instituição. São de especial interesse as políticas de ingresso, particularmente o plano chamado “Top 10%”, que destina um percentual de vagas aos estudantes com melhor desempenho no ensino médio em todas as escolas do Texas. Também destacamos os dados e análises sobre os chamados programas de “engajamento e sucesso acadêmico” desenvolvidos pela universidade. A análise dessas experiências também teve como objetivo subsidiar reflexões sobre as atuais políticas de acesso e permanência no ensino superior brasileiro, notadamente nas universidades federais.

Palavras-chave:
Permanência estudantil; Acesso ao ensino superior; Universidade do Texas-Austin; Engajamento acadêmico; Sucesso acadêmico

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