Acessibilidade / Reportar erro

Diários reflexivos de aprendizagem como práticas pedagógicas decoloniais1 1 Parte desta pesquisa foi financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Bolsa CAPES/DS de Doutorado) e outra parte pelo Institucionální podpora na rozvoj výzkumné organizasse UK Cooperatio (COOP... Cooperatio - Charles University).

RESUMO

Estudantes de licenciatura aprendem práticas e posturas educacionais não apenas a partir do conteúdo dos cursos, mas também pelas atitudes e estratégias de suas/seus professoras/es. Avaliações de aprendizagem podem ser usadas como um exercício de poder que perpetua um paradigma colonial estabelecido. Por outro lado, diários reflexivos de aprendizagem podem ser concebidos como uma oportunidade para novos conhecimentos e para práticas. Neste artigo conectamos experiências educacionais utilizando diários reflexivos de aprendizagem com a literatura científica, inserindo-as no contexto dos estudos decoloniais. Quando estudantes de licenciatura se percebem enquanto seres epistemológicos, entendem que o conhecimento deriva de diferentes fontes. Consequentemente, encontram novas possibilidades de posturas e práticas pedagógicas em sua futura profissão. Além disso, avaliações utilizando o diário reflexivo de aprendizagem possibilitam a docentes universitários a oportunidade de repensar práticas e posturas que possam endossar estruturas de poder, de descobrir mais sobre seus alunos e de oferecer oportunidades formativas.

Palavras-chave:
Avaliação; Licenciatura; Diário de Aprendizagem; Educação Decolonial; Diário Reflexivo de Aprendizagem

Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br