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O utilitarismo de assalto às ciências da educação1 1 Tradução: Renata Luiza da Costa. Instituto Federal de Goiás. Inhumas, Goiás, Brasil. Campus Inhumas. Avenida Universitária, s/nº. Quadra Única. Vale das Goiabeiras. CEP: 75.400-000. E-mail: rldcosta@gmail.com; rldcosta@ifg.edu.br José Carlos Libâneo. Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Programa de Pós-Graduação em Educação. Goiânia, Goiás, Brasil. Av. Universitária, nº 1.440. Setor Universitário. CEP: 74.605-010. E-mail: libaneojc@uol.com.br

Assaulting utilitarianism against education sciences

L'utilitarisme à l'assaut des sciences de l'éducation

Resumo

Este texto refere-se à tradução de um artigo inicialmente publicado numa versão reduzida "Quem quer a morte das ciências da educação?" (MEIRIEU et al., 2014MEIRIEU, P.; ALTET, M.; LENOIR, Y.; PERRENOUD, P. Qui veut la mort des sciences de l'éducation ? Le Café Pédagogique, v. 13, jan. 2014.). O texto trata das finalidades das ciências da educação e do seu desvirtuamento em função de valores utilitaristas. Nele é explicado que o utilitarismo remete à busca de interesses individuais que enfatizam a dimensão econômica como único vetor do comportamento humano e que sua difusão prioriza valores mercantis que chegam às universidades desvirtuando-as de suas finalidades humanas e sociais.

Palavras-chave:
ciências da educação; finalidades educacionais; utilitarismo; mercantilização da educação

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