Resumos
A introdução de novas tecnologias e processos organizativos e gerenciais no setor produtivo provocou intensa pressão sobre o setor educacional e intensificou seu papel de interlocutor fundamental para a resolução dos problemas de adaptabilidade dos trabalhadores. O foco da demanda é que a elevação da qualificação, na maioria das vezes entendida como elevação da escolaridade, é condição fundamental diante da nova realidade, para manutenção do emprego ou para inserir-se no mercado de trabalho. Contudo, as pesquisas de emprego e desemprego apontam que há grande distância entre a demanda de qualificação e o tipo de trabalho que mais tem sido ofertado no mercado de trabalho nacional e internacional. Este artigo busca fazer algumas considerações a esse respeito, apontando as contradições mais aparentes desse tema.
qualificação para o trabalho; formação profissional; mercado de trabalho
Introducing new technologies and organizational-managerial processes into the production sector has put a lot of pressure on the education sector and intensified its role of fundamental mediator when solving the worker adaptability difficulties. Better job qualification, although most of the time mistaken for better school education, is the focus of job demand, so it is also the fundamental condition for facing job market new reality when trying to maintain your job or find a new one. Nevertheless, job and unemployment research points out there is a gap between qualification demand and the kind of job openings which are available in the national an international markets. The present article tries to analyze this matter and point out its most apparent contradictions.
Job qualification; professional education; job market
ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA
As demandas de qualificação para o trabalho no Brasil, a partir do processo de modernização produtiva
Job qualification requirement in Brazil, based on productive modernization
Sandra Teresinha da Silva
Pesquisadora do Ipardes, Mestre em Educação pela UFPR e doutoranda em Desenvolvimento Econômico pela UFPR
RESUMO
A introdução de novas tecnologias e processos organizativos e gerenciais no setor produtivo provocou intensa pressão sobre o setor educacional e intensificou seu papel de interlocutor fundamental para a resolução dos problemas de adaptabilidade dos trabalhadores. O foco da demanda é que a elevação da qualificação, na maioria das vezes entendida como elevação da escolaridade, é condição fundamental diante da nova realidade, para manutenção do emprego ou para inserir-se no mercado de trabalho. Contudo, as pesquisas de emprego e desemprego apontam que há grande distância entre a demanda de qualificação e o tipo de trabalho que mais tem sido ofertado no mercado de trabalho nacional e internacional. Este artigo busca fazer algumas considerações a esse respeito, apontando as contradições mais aparentes desse tema.
Palavras-chave: qualificação para o trabalho, formação profissional, mercado de trabalho.
ABSTRACT
Introducing new technologies and organizational-managerial processes into the production sector has put a lot of pressure on the education sector and intensified its role of fundamental mediator when solving the worker adaptability difficulties. Better job qualification, although most of the time mistaken for better school education, is the focus of job demand, so it is also the fundamental condition for facing job market new reality when trying to maintain your job or find a new one. Nevertheless, job and unemployment research points out there is a gap between qualification demand and the kind of job openings which are available in the national an international markets. The present article tries to analyze this matter and point out its most apparent contradictions.
Key-words: Job qualification, professional education, job market.
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Texto recebido em 25 jun. 2003
Texto aprovado em 14 abr. 2003
1 Outros autores conceituam a fase atual do capitalismo de forma diferente, como: revolução da informática (HARVEY, 1992; CORIAT, 1988), sociedade da informática e/ou da informação (SCHAFF, 1995; LOJKINE, 1995), a sociedade do tempo livre e/ou sociedade do conhecimento (MASI, 1999), a sociedade pós-industrial (BELL, 1973; GORZ, 1994), sociedade do conhecimento (MANSELL, 1996) e a economia em rede (CASTELLS, 1999).
2 Os termos "produção flexível" e "acumulação flexível" foram utilizados por HARVEY (1993) para conceituar a nova forma de acumulação do modo de produção capitalista, que surgiu em substituição ao modelo taylorista/fordista. Esses termos se devem à flexibilização ocorrida nos processos de trabalho, no mercado de trabalho e incorporadas pela sociedade atual.
3 Análise semelhante, apontando a dualidade do mercado de trabalho, é feita por CASTELLS (1999), POCHMANN (2001), FRIGOTTO (1996) e muitos outros.
4 Esses autores constituíram o grupo de trabalho da Comissão para o Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia das Nações Unidas que desenvolveu minucioso estudo no sentido de orientar a difusão e implantação das TICs aos países em desenvolvimento. os países em desenvolvimento.
5 A terceirização propicia um movimento de qualificação de pequenos fornecedores, possibilitando garantir a qualidade do produto. Nesse aspecto, há um esforço de articulação entre grandes empresas e um expressivo esforço para as empresas se modernizarem. Por outro lado, ela propicia diminuição de custos com pessoal e encargos das empresas, que demitem seu pessoal e contratam seus serviços por meio das terceirizadas, constituídas, na maior parte, pelos seus antigos funcionários (LEITE, 1994).
6 De acordo com POCHMANN (2001), houve um processo de enxugamento do conjunto de atividades consideradas dessa área no Brasil. Enquanto em 1989 o setor das TICs e outros a ele relacionados representavam 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB), em 1999 houve redução para 2,1% do PIB.
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Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
04 Mar 2015 -
Data do Fascículo
Jun 2004
Histórico
-
Aceito
14 Abr 2003 -
Recebido
25 Jun 2003