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Diálogo-confrontação de saberes e negociação cultural: eixos das pedagogias da educação popular: uma construção a partir do sul

Resumo

O desenvolvimento da educação popular da nossa América ocorre a partir do início do século XIX, quando Simón Rodríguez propõe ao Conselho de Caracas implementar essa proposta na educação. Quando esses registros são revistos, se descobre que uma proposta pedagógica sempre tem acompanhado a dinâmica da sua construção e este texto pretende mostrar isso em seus marcos principais (repúblicas emergentes, universidades populares, escolas de educação, pedagogias da libertação), o que permite mostrar a vitalidade que é invisível, mas está presente neles. Hoje, quando a educação popular é proposta como uma aposta para toda a sociedade e a todas e todos os educadores, este texto nos mostra como esse arcabouço pedagógico reflete na proposta atual, fundada no diálogo, no confronto de saberes e na negociação cultural, tornando possível a prática de um exercício educativo que integra intraculturalidade, interculturalidade e transculturalidade e que produz o que é normal para continuar apostando na transformação dos mundos, reconhecendo que somos humanamente diferentes, culturalmente diversos e ainda continuamos a viver em sociedades profundamente desiguais.

Palavras-chave:
educação popular; confronto de saberes; cultura

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