Acessibilidade / Reportar erro

Notícias da pré-escola no Distrito Federal: apontamentos de Yvonne Jean (1960-1964)1 1 O presente artigo é uma publicação decorrente do projeto de pesquisa “Jardins de Infância no Distrito Federal: uma história da sua institucionalização (1960 a 1980)”, financiado com recursos do Decanato de Pesquisa e Inovação da Universidade de Brasília (Edital 04/2019), ao qual registro agradecimento.

Preschool news in the Federal District: Yvonne Jean’s notes (1960-1964)

RESUMO

Em abril de 1960 foi inaugurada a nova capital do Brasil, que continuou com obras posteriores, mas já tendo concretizado sua identidade de ser um símbolo de modernidade arquitetônica no país. Diversos brasileiros, acompanhados ou não de suas famílias, rumaram ao Distrito Federal, seja para serviços privados ou públicos. Nesse sentido, novas relações e vínculos familiares se constituíram e, com eles, o nascimento de crianças, fora as que vieram com os pais. Este trabalho investiga, pela ótica da jornalista Yvonne Jean, a organização dos jardins de infância, locais onde os pequenos, entre quatro e seis anos, recebiam educação institucionalizada. O recorte temporal compreende o ano da inauguração dos primeiros Jardins de Infância (1960), a chegada de Yvonne Jean à Brasília, com a publicação de sua coluna no jornal, com notícias sobre a educação (1962) e, ao final, o ano em que a jornalista é presa, acusada de compactuar com os ideais comunistas (1964).

Palavras-chave:
Jardins de Infância; Distrito Federal; Yvonne Jean

Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br