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Desafios e contradições da formação de pesquisadores no México

RESUMO

No artigo, apresento os resultados da pesquisa sobre o impacto que as políticas delineadas pelo estado mexicano, articuladas pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CONACyT) e implementadas pelas Instituições de Ensino Superior (IES), têm no processo de formação de pesquisadores, com ênfase especial aos campos da educação e da psicologia. O processo de pesquisa é realizado por meio de observação participante, conversas com alunos e professores de doutorado nas áreas de psicologia e educação, além da análise de documentos oficiais onde são postuladas as políticas de pesquisa e aquelas que se referem à formação de pesquisadores no México. Neste artigo, analiso as políticas propostas pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CONACyT) em relação ao papel da pesquisa no México, bem como as diretrizes que propõem por meio do Programa Nacional de Pós-Graduação em Qualidade (PNPC) projetado na última década do século XX, a fim de garantir a formação de pesquisadores com altos níveis de qualidade. Da mesma forma, aprecio o Programa para o Desenvolvimento Profissional de Professores (PRODEP) em sua tentativa de organizar pesquisadores em Organismos Acadêmicos e garantir, assim, a produtividade científica dos pesquisadores das Instituições de Ensino Superior. Questiono as políticas do CONACyT quanto à formação de pesquisadores, demonstrando sua inconsistência e sua limitada contribuição para a dinâmica de qualidade da pós-graduação.

Palavras-chave:
Contradições; Qualidade de formação; Pesquisa; Políticas.

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