Acessibilidade / Reportar erro

Diálogo e transformação: incluindo a diversidade sexual no contexto educacional

Embora as recentes políticas de educação no Brasil tenham incluído a sexualidade como tema importante a ser discutido nas salas de aula, elas ainda não efetivamente criaram um contexto educacional onde a sexualidade possa ser discutida de forma positiva, não-discriminatória e sensível as cultura e história do contexto. Este artigo tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento de programas de treinamento para educadores em sexualidade, especificamente para àqueles preocupados com a inclusão de expressões sexuais não-normativas no contexto educacional. A partir de idéias construcionistas-sociais nós delineamos um modelo de treinamento para educadores em sexualidade no qual o envolvimento relacional e o foco no processo criam o contexto para uma educação transformadora. Primeiramente, apresentamos uma breve revisão da educação sexual no Brasil e posteriormente apresentamos os conceitos de comunidades de inteligibilidades e diálogo. Esses dois conceitos nos permitem discutir como os valores são gerados e como eles participam daquilo que tomamos como sendo bom e real. Por fim, inspirados por um de nossos programas de treinamento, nós ilustramos o modelo oferecendo possibilidades de tradução de princípios teóricos em atividades de treinamento.

educação sexual; gênero e sexualidade; formação docente; diálogo; construcionismo-social


Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br