Acessibilidade / Reportar erro

Contribuição do Departamento de Orientação para o desenvolvimento da liderança educacional: um estudo do ponto de vista dos diretores dos institutos de educação secundária na Andaluzia

Resumo

O estudo faz parte de um projeto de pesquisa sobre liderança com foco na aprendizagem na educação secundária. Responde à necessidade de apoiar o desenvolvimento da liderança pedagógica da gestão escolar na Andaluzia. Procura entender, a partir da teoria fundamentada desses profissionais e da análise de seu discurso, em que medida eles encontram apoio nos serviços de orientação, em que âmbitos e quais necessidades possuem. A pesquisa recolheu informações de 15 entrevistas feitas a diretores de escolas com uma trajetória de melhoria. Concluiu que o Departamento de Orientação juntamente com o líder de estudos são os principais suportes da liderança educacional, formando um grupo motor de melhoria. Mas isso depende dos profissionais, instituições e contextos. Ele é mais evidente em contextos vulneráveis e com "bons" orientadores e diretores que redirecionam suas funções para a de agentes de apoio para melhorar a educação e a orientação como colega crítico.

Palavras-chave:
direção escolar; liderança pedagógica; orientação educacional; apoio; educação secundária

Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br