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Percepções de licenciandos sobre a Filosofia, seu ensino e a vivência do Estágio Curricular Supervisionado1 1 Este trabalho foi realizado com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) - Código de Financiamento 001 e da Fundação Araucária.

Teaching undergraduate students’ perceptions of Philosophy, its teaching and the experience of Supervised Curricular Internship

RESUMO

Este artigo aborda as percepções sobre a Filosofia, seu ensino e a vivência do Estágio Curricular Supervisionado na perspectiva de licenciandos de um curso de Filosofia de uma universidade pública do Paraná. Tendo como sujeitos de pesquisa discentes matriculados nos dois últimos anos do curso (3º e 4º), os dados foram coletados por questionário aplicado a 46 participantes, além de entrevista com 37 sujeitos. A metodologia para análise dos dados foi a análise textual discursiva, da qual emergiram os significantes elementares que caracterizaram as respostas dadas, as quais foram codificadas de acordo com a presença ou ausência de cada um dos significantes associados às questões. Em seguida, realizou-se a análise de clusters, em que os sujeitos foram agrupados por similaridade, de acordo com as semelhanças nas respostas ao questionário. Os resultados dos quatros clusters permitem apontar que um ensino de Filosofia como experiência filosófica é de grande importância no contexto do ensino da disciplina e que o Estágio Supervisionado é um momento particular na vida do licenciando, que contribui para o desenvolvimento de sua formação integral.

Palavras-chave:
Experiência filosófica; Estágio Supervisionado; Ensino de Filosofia; Licenciatura em Filosofia

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