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Protestos, participação e educação pública: discursos sobre o público nas mobilizações estudantis no Chile

O presente artigo tem como objetivo analisar os significados que estudantes universitários chilenos atribuem às práticas de protesto e ocupação do espaço público que têm sido realizadas no marco das mobilizações estudantis no ano 2011. Para isto foi planejada uma amostra intencional composta por estudantes de universidades públicas e privadas da região de Valparaíso, Chile, utilizando-se como técnica de produção de informação o focusgroup e como técnica de análise um procedimento de análise de conteúdo. Os resultados foram organizados em cinco temas que expressam a maneira como os estudantes universitários representam as formas de ação coletiva: "contra o modelo, tomando como referência o próprio modelo", "protesto e espaço público", "a transformação da esfera pública: o individualismo e a mercantilização", "ocupação dos meios de comunicação e construção da opinião pública" e "conscientização dos alunos e da sociedade". Concluiu-se que o jovem universitário estabeleceu significados complexos a respeito de suas práticas de protesto e de mobilização social, que se expressam em formas de ação não convencional e em tensões com o modelo do qual são também herdeiros.

protesto estudantil; espaço público; Chile; educação pública


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