Open-access Editorial

Editorial

Como é de conhecimento de nossos usuários, a Educar em Revista faz parte da Rede da Scientific Electronic Library Online (SciELO) desde 2006, conquista que muito orgulha a comunidade do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e todos os autores que ao longo de sua história têm contribuído para o crescimento de sua qualidade e circulação.

Em recente encontro que aconteceu em outubro de 2013, em comemoração aos 15 anos de operação do Programa SciELO, esteve reunido em São Paulo um conjunto de especialistas em pesquisa e comunicação cientifica nacionais e internacionais, juntamente com mais de uma centena de editores de periódicos científicos brasileiros, debatendo o estado da arte em comunicação científica em acesso aberto e os desafios para o desenvolvimento dos periódicos científicos que pertencem à Coleção SciELO. Nesse fórum, segundo a comunicação de Abel Packer (Diretor do Programa SciELO/Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP), a Rede SciELO alcançou aumento considerável na visibilidade dos resultados de pesquisas publicados nos periódicos de sua coleção, contudo, para continuar avançando, os periódicos deverão derrubar as barreiras que limitam profissionalização, inovação, internacionalização e sustentabilidade da gestão e operação dos processos de editoração, publicação e disseminação dos periódicos. Outros temas relacionados foram amplamente discutidos, dentre os quais destaco os avanços nas políticas de pesquisa e comunicação científica, o estado atual e as perspectivas de publicação de periódicos em acesso aberto frente ao financiamento, ampliação da indexação e aumento do impacto, e quais as principais tendências e inovações na comunicação científica.

A Educar em Revista entende que deverá se preparar para enfrentar tais novos desafios que, em futuro próximo, estarão postos como uma nova realidade a ser construída.

Finalizamos o ano editorial com a publicação do Dossiê "Temas em Debate na Formação de Professores", organizado pelas professoras doutoras Clara Brener Mindal e Ettiène Cordeiro Guérios, às quais coube a tarefa de apresentá-lo nas páginas seguintes.

No que diz respeito à seção de artigos de demanda contínua, para este volume apresentamos as seguintes contribuições.

A primeira é o artigo de Luciano Mendes de Faria Filho (Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG) intitulado O Mártir, o Humanista, o Peda gogo: a contemporaneidade de Rui Barbosa e a Educação nas comemorações do centenário de seu nascimento (1949). Trata-se de resultado de pesquisa desenvolvida durante o seu estágio de Pós-Doutoramento no Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB). Neste artigo, o autor analisa o discurso de três intelectuais brasileiros sobre a obra de Rui de Barbosa (Clemente Mariani, Lourenço Filho e Fernando Azevedo) no contexto do seu centenário.

Em seguida temos a contribuição de Alceu Ravanello Ferraro (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS) com o artigo Educação, classe, gênero e voto no Brasil imperial: Lei Saraiva, 1881, que trata da reforma eleitoral que introduziu o voto direto no Brasil no fim do regime monárquico. Nele, Ferraro explica como os liberais brasileiros se posicionaram sobre o acesso da classe trabalhadora, dos analfabetos e das mulheres ao voto e o uso que fizeram das ideias de Stuart Mill.

A sociedade do espetáculo e a reconfiguração da autoridade pedagógica é o título do artigo de Antônio Zuin (Universidade Federal de São Carlos - UFSCar), que a partir de evento acontecido no Colégio Rio Branco (São Paulo), discute o conceito de autoridade pedagógica na sociedade na qual todas as relações tendem a se espetacularizar.

A contribuição de Maria Aparecida Cecílio (Universidade Estadual de Maringá - UEM) e Elias Canuto Brandão (Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR) abordará as orientações e contradições das políticas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) decorrentes do resultado de pesquisa que originou o artigo intitulado: O caminho das orientações da UNESCO para a proteção do direito à infância no Brasil a partir da década de 1990.

O artigo Concepções de educação ambiental de professores de biologia em formação nas universidades públicas federais do Recife, de autoria das colegas Monica Lopes Folena Araújo e Tereza Luiza de França (Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE), nos traz interessante discussão acerca do papel das universidades na formação de professores que possam atuar com a educação ambiental e quanto tem sido emergente a necessidade do aprimoramento do diálogo universidade-educação ambiental na formação de profissionais que atuem em prol da sustentabilidade.

Em Do sentido de Scurrere à aposta no futuro: elementos de aproximação entre currículo e prospecção¸ Juares Silva Thiesen (UFSCar) apresenta-nos resultado de pesquisa que parte da hipótese de que as disciplinas/campos de currículo e prospecção possuem objetos em comum que atendem a demandas contemporâneas e prospectivas de médio e longo prazo.

Para finalizar esta seção, apresentamos um artigo que nos chegou de Cuba, de autoria de Mayra Ordaz Hernández (Universidad de Pinar del Rio), intitulado A educação de habilidades sociais a partir da extensão universitária. Propostas de ações. Nele a autora apresenta e discute as principais ações para a educação do trabalho em equipe do Programa de Extensão Universitária do Departamento de Estudos Socioculturais, tendo como preocupação teórica o tratamento deste tema, em especial, em Cuba.

Na seção Documentos deste volume não poderíamos deixar de registrar dois importantes momentos para a história da UFPR. O primeiro é aquele tratado por Andrea do Rocio Caldas (Diretora do Setor de Educação, gestão 2011-2014) que nos apresenta em Celebrando os 40 Anos do Setor de Educação um interessante relato da constituição desta faculdade e o papel que ocupou na história de formação de professores na UFPR. O segundo, intitulado Educar em Revista: uma história, um perfil, um projeto, apresentado pelos atuais editores, aborda os 36 anos da Educar em Revista, pondo em destaque como tem sido o percurso deste periódico nas últimas décadas e os desafios que lhes são postos para o futuro.

Neste final de 2013, nós da equipe da Educar em Revista desejamos a todos os nossos leitores um bom início de 2014, repleto de grandes realizações acadêmicas, profissionais e, também, pessoais.

Curitiba, dezembro de 2013

Marcus Levy Bencostta Editor

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    09 Jan 2014
  • Data do Fascículo
    Dez 2013
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