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Formação de professoras normalistas rurais com consciência agrícola em uma escola técnica federal brasileira (1954-1961)1 1 O texto se inscreve no âmbito do projeto de pesquisa: Formação e Trabalho de Professoras e Professores Rurais no Brasil: PR, SP, MG, RJ, MS, MT, PE, PI, SE, PB, RO (décadas de 40 a 70 do século XX), coordenado por Rosa Fátima Souza Chaloba, Araraquara-SP, 2016.

Rural normalist teachers training with agricultural mentality in a brazilian federal technical school (1954-1961)

RESUMO

Neste trabalho analiso o curso de magistério rural ofertado na Escola de Magistério Rural Licurgo Leite (EMRL) em Uberaba, Minas Gerais, Brasil, no nível 2º grau técnico, que foi ofertado entre os anos de 1954 a 1961. O objetivo foi analisar a formação profissionalizante para o magistério rural ofertada a mulheres, no período delimitado. Trata-se de um estudo qualitativo, cujo corpus se constituiu a partir de fontes documentais escolares, normativas referentes ao curso de magistério rural, bem como de publicações oriundas da Revista da Campanha Nacional de Educação Rural (CNER). Como resultado, aponto que a formação de mulheres oferecida pela EMRL aplicou o princípio pedagógico “aprender fazendo”, no qual a educação rural foi incluída com o objetivo de formar professoras rurais, que além de ensinar nas salas de aula, transferissem noções educacionais básicas que modificassem as condições de vida das comunidades rurais por meio do ensino de técnicas agrícolas realizadoras e reformadoras.

Palavras-chave:
Magistério em Economia Rural Doméstica; Formação de Professoras Rurais; Educação Rural Brasileira

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