Editorial Kuenzer, Acácia Zeneida |
Artigos de Demanda Contínua O imigrante como parte integrante dos dispositivos legais do ensino da Província do Paraná Oliveira, Maria Cecília Marins de |
Artigos de Demanda Contínua O educador do amanhã princípios de uma educação auto-regulatória Bellini, Luiza Marta Abstract in Portuguese: O artigo procura delinear a preocupação de Wilhelm Reich (1898-1957) como o Educador que irá formar as "Crianças do Futuro". A educação do futuro, para Reich, só pode ser pensada fora dos limites da educação compulsória, em direção ao princípio da auto-regulação. Amor, Trabalho e Conhecimento são as fontes de nossa vida. Deveriam governá-la. (W. Reich). |
Artigos de Demanda Contínua O conhecimento e a interdisciplinaridade: primeiras reflexões Carneiro, Antonio Lineu Ribeiro, Elinor Eschholz Sánchez, Martha G. de Müller, Sílvia M. Haracemiv, Sonia Mª C. Carneiro, Sonia Mª M. |
Artigos de Demanda Contínua A função educadora e a dimensão ética da natureza: indagações para uma proposta curricular Heemann, Ademar |
Artigos de Demanda Contínua Deficiência: uma questão natural ou social Ross, Paulo Ricardo |
Artigos de Demanda Contínua Comportamento humano: interação entre genes e ambiente Pinheiro, Marta |
Artigos de Demanda Contínua Respeito se aprende na escola? Baibich, Tânia Maria |
Artigos de Demanda Contínua Aprovar todos ou reprovar alguns: eis a questão Guindaste, Reny Maria Gregolin |
Artigos de Demanda Contínua Os livros didáticos de ciências na escola secundária brasileira: 1900 a 1950 Lorenz, Karl M. |
Artigos de Demanda Contínua O significado do trabalho de Erasmo Pilotto no cenário educacional paranaense Miguel, Maria Elisabeth Blanck |
Artigos de Demanda Contínua Principais linhas epistemológicas contemporâneas Tesser, Gelson João |
Artigos de Demanda Contínua Interdisciplinaridade: um novo paradigma do conhecimento? Carneiro, Sônia Maria Marchiorato |
Artigos de Demanda Contínua A epistemologia genética em pesquisas sobre o fracasso escolar realizadas na década de 80 Yaegashi, Solange Franci R. Abstract in Portuguese: O principal objetivo deste artigo é analisar as pesquisas piagetianas sobre o fracasso escolar, realizadas na década de 80. As análises de tais estudos sugerem que, embora haja uma fidelidade ao pensamento de Piaget, os pesquisadores enfatizam aspectos distintos ao tentarem explicar o fracasso escolar das crianças marginalizadas. |
Artigos de Demanda Contínua Do fracasso para o sucesso escolar: Sobre a efetiva presença da psicologia da educação na escola Moro, Maria Lucia Faria |