Acessibilidade / Reportar erro
Educar em Revista, Número: 30, Publicado: 2007
  • Editorial

    César, Maria Rita de Assis
  • Apresentação Dossiê: Cognição, Interação Social E Educação

    Stoltz, Tania; Parrat-Dayan, Silvia; Vonèche, Jacques
  • Ação como solução ao problema mente e corpo na teoria de Piaget Dossiê: Cognição, Interação Social E Educação

    Vonèche, Jacques; Stoltz, Tania

    Resumo em Português:

    Discute-se o problema da relação entre mente e corpo na teoria de Piaget. A relação entre mente e corpo é explicada por Piaget em termos de um paralelismo entre a psique e os processos físicos. Por um lado, o corpo é uma parte integral do mundo de objetos materiais e, como tal, obedece às regras da causalidade. Por outro lado, a mente é uma unidade formal e, como tal, obedece à lei da necessidade formal que é a implicação. Qual a relação entre eles? Todas as formas de conhecimento originam-se da ação sensório-motora. Ações são primeiro somente rítmicas e depois reguladoras. Regulações dão origem a diferentes formas de comportamento de regras e consciência de normas. Essa consciência requer uma distinção entre fatos e normas, causas e significados, assim como a distinção entre corpo e mente. No entanto, os dois pólos desses pares são sempre complementares um em relação ao outro. O princípio de equilibração regula o isomorfismo potencial entre mente e corpo, como seu desenvolvimento em uma espiral geral de conhecimento. O corpo constitui o mediador entre o self e o meio, assim como essa mediação constitui, inversamente, o self ele mesmo.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses the relation between mind and body in Piagetian theory. The relation between mind and body is explained by Piaget in terms of a parallelism between psyche and physical processes. On one side, the body is a part of the world of material objects and, as such, obeys the rules of causality. On the other hand, the mind is a formal unity and, as such, obeys the rule of formal necessity that is implication. What is the relation between both? All forms of knowledge have the origin in sensory-motor actions. Actions are at first rhythmic and afterwards regulatory. Regulations give origin to different forms of rule behavior and norm consciousness. This consciousness requires a distinction between facts and norms, causes and meanings, as well as the distinction between mind and body. However, both poles of these pairs are always complementary to each other. The principle of equilibration regulates the potential isomorphism between mind and body as its development in a general spiral of knowledge. The body constitutes the mediator between self and the environment, as well as this mediation inversely constitutes the self itself.
  • Aspectos de la construcción del conocimiento sobre la sociedad

    Delval, Juan

    Resumo em Espanhol:

    El niño tiene que construir modelos o representaciones de la realidad social en la que vive, para tratar de dar un sentido al mundo que le rodea y además esas representaciones sirven de marco para su acción. La mayor parte de esas representaciones mentales no son simples copias de las de los adultos, sino que constituyen una construcción personal y difieren cualitativamente de las de los mayores. El estudio del desarrollo del conocimiento sobre la sociedad en el niño atrae cada vez más atención por parte de los investigadores. Tres son los enfoques teóricos principales. La posición constructivista, según la cual el niño tiene que realizar su propia construcción de los conocimientos con ayuda de los instrumentos intelectuales de que dispone. La tradición del estudio de las representaciones sociales originada en la sociología francesa y renovada por Moscovici, y la psicología histórico-cultural de tradición vygotskiana. La primera posición pone el acento sobre la actividad del sujeto, mientras que las otra dos enfatizan las influencias ambientales y constituyen un necesario contrapunto de la posición constructivista. Sin embargo, la existencia de creencias infantiles diferentes de las de los adultos y del contexto social, y la universalidad de algunas de estas creencias nos obligan a no olvidar la labor personal de construcción que tiene que realizar el sujeto.

    Resumo em Inglês:

    The child has to construct models or representations about the reality of the society where he or she lives in order to give a meaning to the surrounding world and, furthermore, taking into consideration that these representations serve as landmarks to his action. Most of the mental representations constructed by the child are not simple copies of the adult representations; instead, they are personal constructions and differ qualitatively from those of the older people. The study of the development of knowledge about society in children is attracting the attention of many investigators. There are three main theoretical approaches to this subject: the constructivist position says that the child has to construct their own knowledge counting on their personal intellectual instruments; the traditional study about social representations originated in the French School of Sociology, that has been renewed by Moscovici; and the Historical Cultural Psychology of vygotskyan approach. The first position emphasizes the activity of the subject, while the others put the emphasis on the environmental influences and so hold a counterpoint to the constructivist position. However, the existence of children beliefs different from those from adults' as well as from the social context, and the universality of some of these beliefs, compel us not to forget the personal work of construction made by the subject.
  • Quando a cultura é considerada nas pesquisas em psicologia do desenvolvimento Dossiê: Cognição, Interação Social E Educação

    Zittoun, Tania; Mirza, Nathalie Muller; Perret-Clermont, Anne-Nelly

    Resumo em Português:

    O estudo da "cultura" remete às relações entre "significações coletivas" e "sentido pessoal" do conhecimento e da atividade. Identificamos quatro correntes recentes de pesquisa que têm abordado essas questões, examinamos suas escolhas teóricas e metodológicas, e realçamos pontos importantes para pesquisas futuras.

    Resumo em Inglês:

    The issue of "culture" addresses the relationship between "collective meaning" and "personal sense" of knowledge and activity. We identify four recent research trends which explored these issues, show their theoretical and methodological choices, and highlight important points for future research.
  • Educação sexual na perspectiva histórico-cultural Dossiê: Cognição, Interação Social E Educação

    Dinis, Nilson; Asinelli-Luz, Araci

    Resumo em Português:

    O tema da sexualidade tornou-se obrigatório nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Brasil, devendo ser tratado como um tema transversal. Assim, a sexualidade não é mais um tema exclusivo das aulas de Biologia, mas deve ser trabalhada em todas as disciplinas do currículo por uma visão culturalista. Essa mudança de paradigma implica discutir todos os aspectos da sexualidade, inclusive as novas identidades sexuais e de gênero. Isso exige que o tema seja discutido nos cursos de formação docente, preparando o/a educador/a para resistir a discursos normativos sobre corpo, gênero e sexualidade.

    Resumo em Inglês:

    The theme of sexuality became obligatory in the National Curriculum Parameters in Brazil, and it must be dealt with as a transversal theme. This way, sexuality is not an exclusive theme of Biology's classes anymore, but must be taught in all the disciplines of the curriculum by means of a culturalist vision. This turning of paradigm implies the discussion of all the aspects of sexuality, even the new sexual and gender identities. This demands that the theme has to be debated in teacher training courses, preparing the educator to resist to normative discourses about body, gender and sexuality.
  • Contextos autoritarios y cooperativos y su repercusión en el desarrollo del sujeto

    Parrat-Dayan, Silvia

    Resumo em Espanhol:

    Describimos en este artículo el contexto cooperativo y su importancia en el desarrollo del niño. Siguiendo la teoria de Piaget, estos contextos facilitan el desarrollo intelectual y moral de los niños. Trasladado a la escuela esto implica un cambio importante en la función del profesor que es la de formar individuos críticos, cooperativos y creativos.

    Resumo em Inglês:

    The cooperative context and its importance for the child's development are described in this article. Following the Piagetian theory, these contexts facilitate children's intellectual and moral development. This taken to the school environment implies an important change in the teacher's role that is the one of forming critical, cooperative and creative individuals.
  • O papel da imagem mental no raciocínio operatório: auxiliar ou estruturante? Dossiê: Cognição, Interação Social E Educação

    Bovet, Magali; Voelin, Daphné

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo é examinar em crianças de 6 e 7 anos o efeito de uma aprendizagem figural sobre a resolução de problemas numéricos e geométricos compreendidos habitualmente na idade de 10 ou 11 anos. A hipótese geral é de que a imagem mental - ou o conhecimento figural - tem a função de estruturar o raciocínio operatório, enquanto Piaget e Inhelder sugeriram que ela só teria o papel de auxiliar. Os resultados mostram que um progresso considerável acontece durante e após a fase de aprendizagem quando as crianças têm representações corretas. Esse não é o caso quando suas imagens mentais estão erradas. Assim, a representação por imagem é um modo figural de base para o tratamento da informação que parece ser necessário ao desenvolvimento do raciocínio operatório. O papel estruturante da imagem mental é discutido.

    Resumo em Inglês:

    The goal of this study is to determine the effect of training in figural representations of numerical and geometrical transformations. Subjects were 6 and 7 years old, and the problem used is usually grasped at 10 or 11 years. The general hypothesis is that mental imagery, or figurative knowledge, structures "operatoire" reasoning and is not merely an auxiliary process, as Piaget and Inhelder suggested. Results show that children made important progress during and after the training phase if and when they formed correct visual images. By contrast, children whose imagery was poorly elaborated did not progress. As expected, visual imagery seems to play a necessary and structuring role for the development of "operatoire" reasoning.
  • Entendeu, ou quer que eu desenhe? Dossiê: Cognição, Interação Social E Educação

    Valent, Tamara da Silveira

    Resumo em Português:

    Neste ensaio, busca-se discutir os aspectos figurativos e operativos envolvidos na construção dos conceitos científicos e, mais especificamente, o papel da imagem mental como suporte figurativo para o estabelecimento das relações lógicas implicadas na construção desses conceitos. Além disso, busca-se contribuir para a discussão da formação dos conceitos científicos em alunos do ensino superior.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this essay is to discuss the figurative and operative aspects involved in the construction of scientific concepts and, more specifically, the role the mental image, as conceived by Jean Piaget, plays in it. Furthermore, it searches to contribute to the discussion concerning the construction of scientific concepts formation in graduate students.
  • Do gesto ao símbolo: a teoria de Henri Wallon sobre a formação simbólica Dossiê: Cognição, Interação Social E Educação

    Silva, Dener Luiz da

    Resumo em Português:

    Henri Wallon, filósofo, médico e psicólogo francês, contribuiu para a psicologia não apenas com uma teoria da emoção ou ainda com suas discussões e divergências com Jean Piaget. Dentre suas contribuições pouco discutidas estão sua teoria sobre a inteligência, suas discussões sobre a origem e o desenvolvimento do pensamento discursivo nas crianças e, talvez menos conhecidas, suas reflexões e proposições sobre a transição entre uma inteligência sensório-motora (caracterizada pela capacidade de resolver problemas práticos, mas sem o auxílio da reflexão) e uma outra, inteligência discursiva (caracterizada pela utilização e intermediação dos símbolos e representações). Sabe-se que sua proposição para essa transição, diversamente de Piaget, que ressalta a continuidade e a preparação do simbólico pelo esquematismo sensório-motor, é marcada justamente pela não continuidade entre uma inteligência e outra, pela intromissão de fatores externos tais como a cultura, o social e a linguagem, e pela complexa interação entre todos esses fatores. Para melhor compreender a proposta walloniana sobre a formação do símbolo é necessário, pois, que ingressemos na sua teoria como um todo, buscando decifrar seus conceitos de emoção, comportamento simbólico, inteligência, fatores de desenvolvimento e outros. Em uma sociedade como a nossa, baseada no comportamento simbólico, entender como se dá, qual a origem e o desenvolvimento do pensamento simbólico podem ser conhecimentos de grande valia.

    Resumo em Inglês:

    Henri Wallon, French philosopher, physician, and psychologist, has given psychology contribution not only with his emotion theory and with his arguments and disagreements with Jean Piaget. Among his less discussed contributions are the theory about intelligence, the discussions about the origin and development in children's discoursing thought, and, maybe less known, the reflections and propositions about the transition between sensory-motor intelligence (characterized by the capacity to solve practical problems, but without the aid of reflection) and discoursing intelligence (characterized by the use and intermediation of symbols and representations). It is known that his proposition for this transition, diversely from Piaget, who emphasizes continuity and preparation of the symbolic attributes by sensory-motor schematism, is in fact marked by the non-continuity between one intelligence and the other, by the interference of external elements such as culture, social aspects, and language, and by the complex interaction between all these elements. In order to better understand the Wallonian proposal about symbol formation it is necessary, therefore, to study his theory as a whole, trying to decode his concepts on emotion, symbolic behavior, intelligence, development factor, and so forth. In a society like ours, based on symbolic behavior, understanding the way it occurs, its origin, and the development of symbolic thought can be worthwhile.
  • Cognição, afeto e desenvolvimento humano: a emoção de viver e a razão de existir Dossiê: Cognição, Interação Social E Educação

    Loos, Helga; Sant'Ana, René Simonato

    Resumo em Português:

    Trata-se de um convite à reflexão, no sentido de fornecer elementos, provenientes da filosofia e da psicologia, na intenção de contribuir para uma visão mais crítica e produtiva da atividade científica, bem como para um resgate da amplitude da vida. Defende-se que sejam consideradas, sobretudo, as relações entre os fenômenos - sejam estes sociais ou naturais -, em lugar de uma postura fragmentada e individualista perante o mundo. Toca questões ligadas à atitude - como forma de ver e estar no mundo -, à ética, ao desejo, ao conhecimento, ao afeto e à consciência. Explora a visão não apenas dialética, mas também monista de Vygotsky acerca da construção e da expressão humana - a qual se inspirou em autores tais como Espinosa -, segundo a qual os processos psíquicos formam-se a partir de relações de interdependência entre aspectos sociais, cognitivos, afetivos e do âmbito da ação. Uma perspectiva que supera o tradicional dualismo entre a razão e a emoção, contribuindo para uma compreensão mais integrada e mais dinâmica dos indivíduos. Apresenta-se, assim, um apelo à busca da razão e da emoção de viver na dimensão da existência humana.

    Resumo em Inglês:

    This article consists of an incentive towards reflection, providing elements of philosophy and psychology to contribute to a more critic and productive view of scientific activity, as well as recall the amplitude of life. It suggests a position supported primarily by the connections between different phenomena, instead of a fragmented and individualist opinion. It also addresses questions related to the attitude - as a way of living -, ethic, desire, knowledge, affection, and consciousness. The authors explore Vygotsky's monist view towards human construction and expression - which is inspired by authors like Espinosa - and according to which the psychological processes are created based on interdependent social, cognitive, affective, and behavioral aspects. It presents a perspective beyond the traditional dualism of emotion and reason, granting a more integrated and dynamic comprehension of individuals. As such, this text calls for a search of reason and emotion of living in the human existence dimension.
  • Educação em classes hospitalares: transformando ações e concepções à luz da teoria da complexidade Artigos De Demanda Contínua

    Zardo, Sinara Pollom; Freitas, Soraia Napoleão

    Resumo em Português:

    O presente artigo objetiva discutir a educação em classes hospitalares em vista da crescente expansão desses ambientes educacionais. Nesse sentido, pretende-se aliar a organização institucional do hospital a pressupostos teóricos que permitam pensar uma nova concepção educacional que considere a complexidade do sujeito em hospitalização, partindo da valorização da sua condição humana e existencial e da superação de processos disjuntivos que caracterizam o tratamento da criança hospitalizada. Para tal, serão utilizadas porções teóricas de Santos (2002a, 2002b, 2002c), Morin (2002, 2003), Ceccim (1997), Ortiz (2002, 2003), Fonseca (2003) e demais autores que nos auxiliem a discutir hipóteses inerentes à prática educativa em hospitais nos espaços das classes hospitalares, fornecendo subsídios para enfrentar a transição paradigmática e para conseguir identificar as vibrações ascendentes do paradigma emergente. Com isso, apontamos a necessidade de desenvolver uma atitude estratégica sustentada na crítica do paradigma hegemônico e de invenções credíveis de novas formas de conhecimento e organização em ambientes educacionais hospitalares que primem pelo atendimento integral à criança hospitalizada. Dessa forma, recorremos à teoria da complexidade para melhor compreender a condição humana e, em conseqüência, impedir a estruturação de princípios fragmentadores no processo de desenvolvimento organizacional das instituições de saúde e educação.

    Resumo em Inglês:

    The present article discusses the education in hospital class because of the expansion of those educational atmospheres. In that sense, it intends to ally the institutional organization of the hospital to theoretical presuppositions that allow to think a new educational conception that considers the subject's complexity in hospitalization, starting from the appreciation of their human and existential condition and of the overcome of disjunctive processes that characterized the hospitalized child's treatment. For such, theoretical portions of Santos will be used (2002a, 2002b, 2002c), as well as Morin (2002, 2003), Ceccim (1997), Ortiz (2002, 2003), Fonseca (2003) and other authors that help us discuss inherent hypotheses to the educational practice in hospitals, offering subsidies for us to face the paradigmatic transition and identify the ascending vibrations of the emergent paradigm. Thus, we pointed the need to develop a strategic attitude sustained in the critic of the hegemonic paradigm and of certified inventions in new knowledge and organization forms in educational hospital environments that excel for the integral attendance to the hospitalized child. In that way, we used the theory of complexity for a better understanding of the human condition and thus to avoid the structuring of fragmenting principles in the process of organizational development of health and education institutions.
  • A importância da intervenção precoce com pais de bebês que nascem com alguma deficiência Artigos De Demanda Contínua

    Anauate, Carla; Amiralian, Maria Lúcia T. M.

    Resumo em Português:

    O presente trabalho, à luz da teoria de Winnicott, que elucida a importância do ambiente e da relação interpessoal para a constituição de um ser humano saudável, pretende apresentar uma proposta de intervenção para trabalhar com os pais de bebês que nascem com alguma deficiência. É no apontar a dois que se confirma a realidade, que se vê nos olhos do outro o seu próprio olhar. Para tanto, o primeiro cuidador, instrumentalizado com informações e orientações poderá propiciar meios para que esse bebê se desenvolva plenamente. Respeitando as suas iniciativas espontâneas e originais, seu modo de se expressar, e sendo contingente em retorno, proporcionará a essa criança um sentido de aceitação e de compreensão de suas expressões, inserindo-a adequadamente no meio circundante.

    Resumo em Inglês:

    The present article, using Winnicott's theory as a background, which elucidates the importance of the environment and of social relations to constitute a healthy human being, intends to present an intervention proposal with parents of a newborn deficient baby. It is by pointing at reality two by two that one sees in the eyes of the other his own eyes. In spite of this, the first caregiver, instructed with information and orientations, will be able to offer conditions for this deficient baby to develop himself completely. It is by respecting the spontaneous and original initiatives of the baby, his own way of expressing himself, and by being contingent in return, that this child will be able to acknowledge a sense of acceptance and comprehension of his own expressions, positioning him adequately into the environment.
  • Educadoras da infância pesquisando e refletindo sobre a própria prática em matemática Artigos De Demanda Contínua

    Grando, Regina Célia; Nacarato, Adair Mendes

    Resumo em Português:

    A presente pesquisa - realizada com um grupo de 23 professoras da Educação Infantil, inseridas num projeto de formação continuada no ambiente da universidade - teve como questão de investigação "Que dinâmicas vivenciadas em um grupo de formação de educadoras da infância possibilitaram a aprendizagem profissional em matemática?" E, como objetivos: (1) identificar quais tipos de leituras teóricas e quais dinâmicas de trabalho de articulação teoria e prática produzem significados para e reflexões sobre a prática docente; (2) analisar os contextos de formação nos quais o professor passa a assumir um papel de investigador de sua própria prática. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa cuja documentação foi constituída de: questionário inicial (perfil dos sujeitos); registros reflexivos sobre o papel do jogo e sobre as dinâmicas vivenciadas no grupo de formação; trabalho de investigação realizado em sala de aula. Dentre as dinâmicas que revelaram indícios de aprendizagem profissional, destacamos: (I) o registro da criança possibilitando uma investigação da própria prática; (II) as leituras teóricas produzindo sentidos à prática docente; (III) o jogo e a brincadeira infantil possibilitando um redimensionamento curricular da matemática na Educação Infantil; (IV) a apropriação e (re)significação pelas professoras da dinâmica de "dar a voz".

    Resumo em Inglês:

    This research was carried out by a group of 23 kindergarten and pre-school teachers involved in a project on continuous formation in an academic environment. Their question for investigation was: which dynamics experienced by a group of undergraduate kindergarten and pre-school teachers allowed the professional learning of mathematics? The aims of the research were (1) to identify the types of theoretical interpretations and working dynamics for the integration of theory and practice that produce meanings for the reflections on the teaching practice, and (2) to analyze the formation contexts in which the teacher becomes an investigator of his/her own practice. It is a qualitative approach whose documentation includes a starting questionnaire (personal characteristics), reflective registers on the importance of games and the dynamics experienced by the formation group, and an investigation work developed in classrooms. Among all the dynamics that revealed signs of professional learning, we point out at (I) the child's register, which makes it possible to have an investigation of his/her own practice; (II) the theoretical interpretations that give the teaching practice sense; (III) the kindergarten games and plays allowing a curricular dimension for mathematics in kindergarten; and (IV) the appropriation and (re)signification of "letting speak" by the teachers who worked with the dynamics.
  • O conhecimento em sala de aula: a organização do ensino numa perspectiva interdisciplinar Artigos De Demanda Contínua

    Azevedo, Maria Antonia Ramos de; Andrade, Maria de Fátima Ramos de

    Resumo em Português:

    Este trabalho é uma pesquisa bibliográfica sobre a interdisciplinaridade e sua organização na dinâmica curricular. Apresentamos a conceituação da interdisciplinaridade e propomos encaminhamentos epistêmico-metodológicos para a implementação da prática interdisciplinar na realidade escolar. Como conclusão destaca-se que a interdisciplinaridade possibilita que a escola se torne um lugar onde se produza de forma coletiva e crítica o conhecimento escolar, exigindo a restruturação curricular e a formação continuada dos professores. É necessária a planificação e a operacionalização dos conhecimentos escolares na matriz curricular por meio de uma dimensão vertical, que implica a idéia de profundidade e complexidade crescente dos conteúdos, e uma dimensão horizontal, que estabelece a interação dos conhecimentos com as outras áreas/disciplinas. A idéia da implementação de práticas interdisciplinares deve desenhar, tecer, alinhavar a verticalidade e a horizontalidade da matriz curricular, para que os professores tenham claras as interfaces das disciplinas e as possíveis inter-relações, criando, a partir disso, novos conhecimentos de forma relacional e contextual.

    Resumo em Inglês:

    This paper is a bibliographic research about interdisciplinarity and its organization in the curriculum. The concept of interdisciplinarity is discussed and a few epistemologic-methodological approaches are proposed to introduce the interdisciplinary practice in the school routine. As a conclusion, it is emphasized that interdisciplinarity should be taken as an instrument that may allow school to be an environment where critical and collective knowledge may be produced. To such end, curriculum should be redesigned and continuing teacher education practiced. It is needed, on one hand, to plan and operate knowledge vertically through the curriculum matrix, relating the idea of increasing complexity and deepening (vertical dimension), and in the other hand to relate the knowledge of one discipline to another (horizontal dimension). The idea of interdisciplinarity should delicately bring together the vertical and horizontal dimensions through curriculum and teacher practice, to allow the emergence of new knowledge with relational and contextual meaning.
  • A produção de conhecimento e saberes do/a professor/a-pesquisador/a Artigos De Demanda Contínua

    Cunha, Renata Barrichelo; Prado, Guilherme do Val Toledo

    Resumo em Português:

    A discussão sobre a produção de conhecimentos e saberes do/a professor/a-pesquisador/a orienta parte das discussões do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (Gepec), na Unicamp. As produções organizadas por Geraldi, Fiorentini e Pereira (2000), Cunha e Prado (2005) e a tese de Mota (2005), no diálogo com Severino (2002), Luna (2002), Lüdke (2001, 2004), Fiorentini (2004), entre outros autores, desencadearam a problematização acerca da legitimidade da pesquisa do/a professor/a. O encaminhamento da presente pesquisa, que buscou construir outros critérios para definir a pesquisa do/a professor/a-pesquisador/a em exercício na sala-de-aula, independentemente de estar envolvido/a em programas de pós-graduação, consultou trabalhos encaminhados por professores/as aos seminários organizados pelo Gepec - Seminários "Fala outra Escola" e "Seminário Produção de Conhecimentos, Saberes e Formação Docente" (Cole). Os trabalhos foram analisados a partir de critérios estabelecidos pelas reflexões do Gepec, confirmando a hipótese que antecipava a possibilidade de o/a professor/a construir e sistematizar conhecimentos e saberes a partir de sua experiência docente, narrando suas vivências, orientando-se por uma questão de pesquisa, transgredindo convenções teórico-metodológicas, produzindo novas compressões a respeito do trabalho pedagógico e mobilizando mudanças possíveis. Apesar das limitações impostas pelas condições de trabalho vividas pelos/as professores/as, os estudos revelam que a pesquisa do/a professor/a representa uma possibilidade concreta de construção de novas práticas e que seu olhar investigativo, além de iluminar essas mesmas práticas, também questiona teorias e produz conhecimentos e saberes caros ao universo da escola e da academia.

    Resumo em Inglês:

    The discussion concerning the teacher-researcher's production of knowledge and cognizance is the axe of some discussions of the Research Group in Continuing Education (Gepec) at Unicamp. Productions organized by Geraldi, Fiorentini and Pereira (2000), Cunha and Prado (2005), as well as Mota's Ph.D (2005), in dialogue with Severino (2002), Luna (2002), Lüdke (2001, 2004) and Fiorentini (2004), among others, have promoted the problematization concerning the legitimacy of the teacher's research. The present research, which aims at constructing other criteria for defining the teacher-researcher's research in his-her teaching activity in classroom, independently from his-her being part of a Graduate Program, has consulted works from teachers who have sent them to the Gepec's seminars - Seminars "Another School Speaks" and "Seminar on the Production of Knowledge, Cognizance and Docent Formation (Cole). These works were analyzed by assuming criteria established by Gepec's reflections, confirming the hypothesis that had proposed the possibility of the teacher's constructing and systematizing knowledge and cognizance acquired from his-her docent experience, by narrating his-her experiences, by orienting him-herself by a research question, by transgressing theoretical-methodological patterns and by producing new understandings about his-her pedagogical work and thus mobilizing possible changes. In spite of the teacher's poor work conditions, this research reveals that the teacher's researches represent a concrete possibility for constructing new practices, since their questioning gaze is able not only to illuminate those practices but also to criticize theories and to produce important knowledge and cognizance for the school and the university.
  • Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer Resenha

    Szwak, José Eduardo
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br