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Educar em Revista, Número: spe, Publicado: 2006
  • Apresentação

    Schmidt, Maria Auxiliadora; Garcia, Tânia Braga
  • Pesquisas em Educação Histórica: algumas experiências Dossiê: Educação Histórica

    Schmidt, Maria Auxiliadora; Garcia, Tânia Maria Braga

    Resumo em Português:

    Relata um conjunto de experiências desenvolvidas por professoras pesquisadoras da Universidade Federal do Paraná cujos resultados se articulam no processo de construção da área de investigação da Educação Histórica e no âmbito do Ensino de História, tendo como referência as atividades desenvolvidas em três situações de investigação. A primeira delas diz respeito às sistematizações relativas às experiências que vêm sendo realizadas por professores e licenciandos de História, a partir de práticas de ensino e investigação em aulas de História. A segunda diz respeito a investigações relacionadas à necessidade de elaboração e discussão de propostas curriculares de História, bem como de produção de materiais didáticos para o ensino dessa disciplina, atividades de produção de conhecimento que assumem características específicas e envolvem professores de ensino fundamental e médio, em pesquisas colaborativas. Na terceira situação podem ser contextualizados os trabalhos produzidos a partir de esforços intencionais de investigação, que supõem uma adequação teórica e metodológica, uma delimitação de campos e objetos de pesquisa, bem como uma finalidade em termos de sua significância social na área educacional, particularmente os desenvolvidos no Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica do PPGE/UFPR. A explicitação destas atividades, desenvolvidas ao longo de dez anos, pode indicar elementos para análise e sistematização de reflexões em torno das possibilidades de pesquisas no ensino e pesquisas sobre o ensino de História na linha de investigação denominada Educação Histórica.

    Resumo em Inglês:

    It relates experiences developed by teachers researchers of the Federal University of Paraná (BR) whose results are articulated in the process of construction of the investigation area of Historical Education and in the ambit of History Teaching, having as reference the activities developed in three investigation situations. The first of them refers to the systematizations relative to the experiences that have been accomplished by teachers and students of History, starting from teaching practices and investigation in History classes. The second one concerns to investigations related to the need of elaboration and discussion of curricular proposals of History, as well as of production of didactic materials for the teaching of that discipline, activities of knowledge production that assume specific characteristics and involve teachers of fundamental and medium school, in collaborative researches. In the third situation there can be located the works produced starting from intentional efforts of investigation, that suppose a theoretical and methodological adaptation, a delimitation of fields and research objects, as well as a purpose in terms of its social significance in the educational area, particularly the ones developed in the Laboratory of Research in Historical Education of PPGE/UFPR. The demonstration of these activities, developed along ten years, can indicate elements for analysis and systematization of reflections around the possibilities of researches about teaching and researches about History teaching in the investigation line denominated Historical Education.
  • Ensino de História, Didática de História, Educação Histórica: alguns dados de pesquisa (2000-2005) Dossiê: Educação Histórica

    Evangelista, Olinda; Triches, Jocemara

    Resumo em Português:

    O presente texto sistematiza informações, coligidas no site do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sobre grupos que pesquisam Ensino de História, Didática da História, Educação Histórica no Brasil, entre 2000 e 2005. Busca dar visibilidade a estes temas de investigação no âmbito das áreas de História e Educação. Constata a alta incidência do verbete Ensino de História; Didática da História apareceu timidamente em 2004 e Educação Histórica apenas em 2005. Verifica-se um crescimento exponencial no ano de 2004 de Grupos de Pesquisa (GP) de Ensino de História na área História e forte presença de GPs Ensino de História na área Educação. Os GPs, em sua maioria, estão sediados em instituições públicas de ensino superior e nas regiões Sul e Sudeste. A maior parte dos líderes é formada em História, tanto na graduação como na pós-graduação. Tal formação ocorreu majoritariamente na região Sudeste. Os líderes estão majoritariamente sediados em Centros de Educação ou de Ciências Humanas. A tendência acima se verifica também no que se refere às Linhas de Pesquisa nas duas áreas, constatando-se: crescimento no ano de 2004; maior presença na região Sudeste; concentração em instituições públicas. No que se refere aos dois outros verbetes - Didática da História e Educação Histórica - demonstra-se que GPs de DH apareceram em 2004 e de EH apenas em 2005. Sua presença é maior nas instituições públicas de ensino, na região sul e sudeste.

    Resumo em Inglês:

    The present text systematizes information collected from the website of the National Council of Scientific and Technological Development (CNPq), on groups that research History Teaching, Didacticism of History and Historical Education in Brazil, between the years 2000 and 2005. It intends to give visibility to these investigation themes in the ambit of the areas of History and Education. It verifies the high incidence of the entry History Teaching; Didacticism of the History appeared timidly only in 2004 and Historical Education in 2005. An exponential growth is verified in the year of 2004 of Groups of Research of History Teaching in History area and also is verified strong presence of Groups of History Teaching in the Educational area. Groups, in its majority, is headquartered in public institutions of graduation education and in South and Southeast areas. Most of the leaders is formed in History, so much in the graduation as in to masters degree. Such formation happened for the most part in the Southeast area. The leaders are for the most part headquartered in Centers of Education or of Human Sciences. The tendency above is verified also in what refers to the Lines of Research in the two areas, being verified: growth in the year of 2004; larger presence in the Southeast area; concentration in public institutions. In what refers to the other two entries - Didacticism of the History and Historical Education - it is demonstrated that Groups of Didacticism of the History appeared in 2004 and of Historical Education just in 2005. Its presence is larger in the public institutions of teaching, in South and Southeast areas.
  • Educação Histórica: perspectivas de aprendizagem da história no ensino fundamental Dossiê: Educação Histórica

    Cainelli, Marlene

    Resumo em Português:

    Este artigo tem por objetivo discutir o desenvolvimento parcial do projeto de pesquisa "Educação Histórica: iniciando crianças na arte do conhecimento histórico", que vem sendo realizado em uma escola particular, com alunos de oito anos que estão na segunda série do ensino fundamental. Pretende-se analisar os resultados da pesquisa empírica realizada no ano de 2005. Tendo por base este estudo e também pesquisas realizadas em outros países apresentamos aqui reflexões sobre as perspectivas do ensino de história com crianças. Neste primeiro momento o trabalho com as crianças priorizou as narrativas, as relações com objetos no presente e no passado e o desenvolvimento das noções temporais.

    Resumo em Inglês:

    The article shows the first results of research "Educação Histórica: iniciando crianças na arte do conhecimento". It has been developed in the private school in Londrina, Paraná (BR). The students attend the second year of elementary school. They are 08 years old. In this part of research was settled priority on narratives, the relationship with objetcs in the present and past and the development of the idea of time. Enclosed with the first results of this research and another research that have been done abroad, this paper shows some notes about teaching of history for children.
  • Manuais didáticos e formação da consciência histórica Dossiê: Educação Histórica

    Medeiros, Daniel Hortêncio de

    Resumo em Português:

    Neste artigo são analisadas as condições econômicas e sociais de produção de um manual didático, a partir de trabalhos como os de Apple (1995) e Goodson (1999), bem como são apresentadas e discutidas as condições necessárias a um manual didático de História para que ele possa produzir consciência histórica, a partir das categorias criadas por Rüsen (1997). A investigação incluiu a análise do material didático produzido em uma das maiores empresas do setor no Brasil, tanto na perspectiva de sua economia política quanto na sua relação com as categorias desenvolvidas por Rüsen. Nesta análise, acrescentaram-se as posições do autor do material pesquisado, bem como do professor que o utilizou em suas aulas, buscando estabelecer um diálogo entre a teoria e a visão dos atores do processo de produção e utilização do manual didático.

    Resumo em Inglês:

    This article analyses the economical and social conditions of production of a didactic manual, based on works as Apple's (1995) and Goodson's (1999), as well as it presents and discusses the necessary conditions for a History didactic manual to produce historical consciousness, starting from the categories created by Rüsen (1997). The research includes the analysis of the didactic material produced in one of the major interprises in this sector in Brazil, as much in the perspective of its political economy as in its relationship with the categories developed by Rüsen. Here are also presented the opinions of the researched material's author and the teacher who utilized it in his classes, attempting to realize a connection between the theory and the actors' points of view of the process of production and use of didactic material.
  • Literacia e consciência histórica Dossiê: Educação Histórica

    Barca, Isabel

    Resumo em Português:

    A ideia de literacia histórica - enquanto conjunto de competências de interpretação e compreensão do passado - surge associada à proposta de desenvolvimento da consciência histórica, tal como defende Peter Lee. Esta necessidade de orientação temporal exige identificações múltiplas, a várias escalas (do local ao global), e a consideração de pontos de vista diversificados, apresentados quer por historiadores quer por outras fontes para a História. Assumindo a relevância desta problemática para a formação da consciência histórica, é pertinente interrogarmo-nos acerca de como desenvolvem os alunos universitários (futuros professores de História) as suas competências de literacia histórica. No âmbito da disciplina de Metodologia do Ensino da História, no 4º ano da Licenciatura em Ensino de História (Universidade do Minho), explorararam-se as seguintes questões de investigação: 1) Que critérios utilizam os futuros professores de História quando decidem entre versões históricas diferentes? 2) Como é que estes futuros professores fundamentam os seus argumentos a favor ou contra uma determinada versão? Aos dezoito alunos do curso participantes neste estudo, foi proposta uma tarefa de avaliação de dois textos históricos, um de Luís de Albuquerque, historiador português, outro de Sanjay Subrahmanyam, historiador indiano, sobre a primeira viagem marítima dos portugueses à Índia (com suporte em várias fontes, nomeadamente um excerto do diário de viagem de Gama). Conjugando-se as dimensões de interpretação substantiva das mensagens com a de uso de critérios históricos, os dados sugeriram uma categorização global constituída por cinco níveis de ideias. Os padrões mais observados ligam-se a noções de viés (a validade histórica depende de uma maior ou menor neutralidade) ou de influência do contexto de produção nos historiadores. A aceitação da validade de versões diferentes, enquanto algo genuíno no conhecimento histórico, emergiu entre alguns poucos alunos universitários. Esta tipologia coincide com os níveis de idéias observados em adolescentes e crianças portuguesas, em estudos anteriores, embora os níveis mais elaborados apareçam mais frequentemente entre os alunos universitários.

    Resumo em Inglês:

    The idea of historical literacy - as a set of competences of historical interpretation and understanding - is emerging as linked to the proposal of developing historical consciousness, as Peter Lee argues. This need for temporal orientation demands multiple identifications at several scales (from the local up to the global scale) as well as the consideration of diversified points of view, given either by historians or many other sources of history. Assuming the relevance of this issue, it is pertinent to question about the way university students (preservice history teachers) are developing their own competences of historical literacy. In the context of the Methodology of History Teaching subject, at year 4 of the Teaching of History Graduate Course (University of Minho), the following research questions were explored: 1) What criteria do the preservice history teachers employ when deciding about different historical versions? 2) How those preservice history teachers support their arguments for or against a given version? An assessment task of two historical texts, one written by Luís de Albuquerque, Portuguese historian, another by Sanjay Subrahmanyam, Indian historian, was accomplished by the 18 participants of this study. The historical texts focussed on the first Portuguese maritime voyage to India (and they were grounded on several evidence, namely an excerpt of the Gama trip log). Combining the dimensions of substantive interpretation of messages and use of historical criteria, data suggested a global categorization with five levels of ideas. The most observed patterns are related to notions of bias (historical validity depends on neutrality) or notions of influence of the historical production context). The recognition of validity of different versions as a genuine element of the historical knowledge emerged just among a few university students. Such a tipology matches with the levels of ideas observed among Portuguese children and adolescents in former studies, although the most elaborate levels appear more frequently among the university students.
  • A escolha de recursos na aula de História Dossiê: Educação Histórica

    Magalhães, Olga

    Resumo em Português:

    Com este artigo pretende-se dar a conhecer dados de uma investigação levada a cabo com professores de História portugueses, que leccionavam turmas do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário. Através de um questionário fechado, foi pedido aos professores que escolhessem recursos (fontes e materiais) com vista à leccionação de um conjunto de aulas sobre o Renascimento (conteúdo de leccionação obrigatória no 8º ano de escolaridade) e que justificassem as suas escolhas. Os dados recolhidos foram operacionalizados sob a forma de escalas dicotómicas e tratados com recurso a procedimentos estatísticos adequados. Foi possível apurar que estes professores preferiam, maioritariamente, as fontes primárias (quer escritas, quer iconográficas), bem como materiais "estáticos" cuja utilização dominavam.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to present some results of a research with Portuguese history teachers, teaching grades from 7th to 12th (11 to 18 years). Using a questionnaire, 98 teachers were asked to select historical documents to prepare and give classes about the European Renaissance (a compulsory subject of the 8th grade classes of History). They were also asked to justify their answers. The questionnaire used a dichotomise scale that allowed a specific statistical treatment with SPSS (Statistical Package for Social Sciences). The main results show that these teachers preferred to choose primary evidence (written or iconographic) and the technology they knew how to work with.
  • Em direção a um conceito de literacia histórica Dossiê: Educação Histórica

    Lee, Peter

    Resumo em Português:

    Este trabalho pretende esboçar considerações iniciais e muito provisórias de uma noção utilizável de literacia ¹ histórica. Está sustentado sucintamente em algumas considerações filosóficas sugeridas pelos trabalhos de Bevir, Collingwood, Lorenz, Oakeshott e Rüsen, com a finalidade de decidir o que poderia se incluído de forma útil em tal noção. Mais substancialmente, emprega pesquisas empíricas recentes para sugerir qual consideração/aplicação de literacia histórica poderia ser discutida. Qualquer consideração útil exige prestar atenção em dois componentes: primeiro, as idéias dos estudantes sobre a disciplina de história; segundo, sua orientação em direção ao passado (o tipo de passado que eles podem acessar, e a relação deste com o presente e o futuro). Pesquisas conectando esses dois componentes de literacia histórica tiveram seu início recentemente, apesar da abordagem teórica de Rüsen dirigida à consciência histórica ter inspirado a investigação do segundo componente já há algum tempo em partes da Europa. Argumenta-se que o principal projeto para educação histórica deve ser o desenvolvimento de estruturas históricas aproveitáveis do passado, que não sejam "histórias de festas", mas que permitam aos estudantes assimilarem novos eventos e processos, tanto no passado ou no futuro e que sejam eles mesmos adaptáveis ao se defrontar com novo material recalcitrante. Instrumentos chaves daqui serão idéias adequadamente sofisticadas sobre considerações históricas, junto com conceitos proximamente relacionados, como significado, interpretação e mudança.

    Resumo em Inglês:

    This paper attempts to sketch an initial and very provisional account of a workable notion of historical literacy. It draws briefly on some philosophical considerations suggested by ¾ among others ¾ the work of Bevir, Collingwood, Lorenz, Oakeshott and Rüsen in order to decide what might be usefully included in such a notion. More substantially, it employs recent empirical research to suggest what an account of historical literacy might need to address. At the very least any useful account ought to pay attention to two components: first, students' ideas about the discipline of history; second, their orientation towards the past (the kind of past they can access, and its relationship to the present and future). Research connecting these two components of historical literacy has only recently begun, although Rüsen's theoretical approach to historical consciousness has inspired investigation of the second component for some time in parts of Europe. It is argued that a major project for history education must be the development of usable historical frameworks of the past that are not 'party histories', but allow students to assimilate new events and processes, whether in the past or the future, and are themselves adaptable in the face of recalcitrant new material. Key tools here will be adequately sophisticated ideas about historical accounts, together with closely related concepts such as significance, interpretation and change.
  • Desenvolvendo um conceito de evidência histórica: as idéias dos estudantes sobre testar afirmações factuais singulares Dossiê: Educação Histórica

    Ashby, Rosalyn

    Resumo em Português:

    Este trabalho discute evidências de pesquisas do Projeto Chata (Conceitos de História e Abordagens de Ensino), tendo como referência a compreensão dos alunos sobre a natureza e o status de diferentes tipos de afirmações históricas. Ele apresenta uma análise detalhada das respostas dos alunos sobre duas questões específicas, designadas para explorar aspectos do conceito de evidência histórica das crianças. Este trabalho apresenta exemplos de respostas a essas questões, com a finalidade de iluminar as idéias chave que as crianças parecem estar trabalhando no contexto desta tarefa. Um total de 320 crianças do 3º, 6º, 7º e 9º anos de três escolas primárias e seis secundárias constituem a amostra da pesquisa. Este trabalho relata a variação das idéias suscitadas na amostra dos diferentes grupos de idades, e os resultados sugerem que a maioria dos alunos dos grupos de todas as idades trata as afirmações históricas como se fossem problemas que devessem ser testados apelando-se à autoridade, ou pela identificação de uma ligação entre o principal sujeito do problema e o material que o passado deixou para trás. No entanto, os resultados também demonstram que algumas crianças foram capazes de fazer importantes distinções entre as afirmações feitas por declarações factuais singulares diferentes, além de trazer questões sobre o status de tais afirmações.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses research evidence from Project Chata (Concepts of History and Teaching Approaches) bearing on students' understandings of the nature and status of different kinds of historical claims. It provides a detailed analysis of pupil responses to two specific questions, designed to explore one aspect of children's concept of historical evidence. The paper provides example responses to these questions as a means of highlighting the key ideas that children appear to be working with in the context of this task. A total of 320 children from Year 3, Year 6, Year 7, and Year 9, across three primary and six secondary schools, make up the research sample. The paper relates the range of ideas apparent in the sample to the different age groups and these findings suggest that the majority of students from all age groups treat historical claims as if they were matters to be directly tested by an appeal to authority, or by identifying a link between the subject matter of the claim and material the past has left behind. However, these findings also demonstrate that some children were able to make important distinctions between the claims made by different singular factual statements, and to raise questions about the status of those claims. For these children there was a clear recognition that a test suitable for one kind of claim would not necessarily be suitable for another kind of claim.
  • Aprendendo e ensinando sobre o passado a crianças de três a oito anos Dossiê: Educação Histórica

    Cooper, Hilary

    Resumo em Português:

    Este trabalho tece considerações sobre como podemos ajudar crianças pequenas a se relacionarem com o passado por meios que reflitam uma genuína investigação histórica. Define os processos chaves do pensamento histórico em qualquer nível, tais como: a discussão de causas e efeitos das mudanças ao longo do tempo; a realização de inferências a partir de fontes históricas para construir justificativas sobre o passado, utilizando-se vocabulário especializado e compreendendo porque as justificativas históricas podem diferir, mas serem igualmente válidas. Considera formas nas quais as teorias construtivistas de aprendizagem de Piaget, Vigotsky, Bruner, e pesquisas baseadas nos trabalhos destes autores, podem ser aplicadas à História, desde a mais tenra infância, e em formas crescentes de complexidade. Discute a importância de aprender História como uma dimensão dos anos iniciais da educação, de maneira que possua múltiplas perspectivas e seja significativa para as crianças; que permita que as crianças formulem hipóteses, avaliem, sustentem idéias com argumentos, ouçam os outros e reconheçam que, às vezes, não há respostas certas. Sugere contextos familiares nos quais as crianças possam iniciar a discussão de causas e efeitos de mudanças ao longo do tempo, fazer inferências sobre uma variedade de fontes históricas, bem como construir e comparar interpretações sobre o passado, compreendendo o motivo pelo qual elas podem variar. Discute que o aprendizado sobre o passado é parte integrante do desenvolvimento social, emocional e cognitivo. O trabalho é concluído com trechos de diálogos que ilustram a progressão do raciocínio das crianças sobre o passado.

    Resumo em Inglês:

    This paper considers how we can help young children to engage with the past, in ways which reflect genuine historical enquiry. It defines the key process of historical thinking, at any lever as: discussing the causes and effects of changes over time; making inferences from historical sources in order to construct accounts of the past using specialized vocabulary, and understanding why-historical accounts may differ but be equally valid. The paper then considers ways in which the constructivist learning theories of Piaget, Vygotsky, Bruner, and subsequent research based on their work, can be applied to history, from children's earliest years, and in increasingly complex ways. It argues the importance of learning history as a dimension of early years education in ways which are meaningful to children and multi perspectival; which allow them to hypothesise, evaluate, support ideas with arguments, listen to others and recognize that sometimes there is no right answer. It then suggests many familiar contexts in which young children can begin to discuss the causes and effects of changes over time, make inferences about a variety of historical sources and construct, compare interpretations of the past and understand why they may vary. It is argued that learning about the past is an integral part of social, emotional, as well as cognitive development. The paper concludes with extracts from dialogue which illustrate progression in children's reasoning about the past.
  • Ensinar História no contexto das Ciências Sociais: princípios básicos Dossiê: Educação Histórica

    Prats, Joaquín

    Resumo em Português:

    A partir da discussão sobre a natureza e as relações entre as Ciências Sociais e a Educação, defende-se o ponto de vista de que para que as Ciências Sociais sejam disciplinas formativas e introduzam os alunos em um plano de aprendizagem que os faça descobrir a racionalidade da análise social, com toda a carga formativa que ela tem, é imprescindível que a educação ofereça uma didática dessas disciplinas que considere a natureza desse tipo de conhecimento. Nesse sentido, é indispensável que este conhecimento não seja diluído no que se denomina de Ciências Sociais, mas que se apresente configurado escolarmemente de maneira coerente com a ciência social que o produziu. Tomando como objeto a História, apresentam-se as finalidades e objetivos dessa disciplina, destacando suas potencialidades formativas. Problematiza-se seu ensino relembrando que além das dificuldades hermenêuticas que são inerentes a todo processo de transmissão de conhecimentos, seja qual for a sua natureza, a História reúne características que a transformam em um campo de aprendizagem com dificuldades especiais. Indica-se a necessidade de ensinar a História utilizando os instrumentos do historiador, derivando daí os métodos e técnicas de trabalho, que apontam para atividades que devem estar presentes em todo o processo didático, resumidas nos seguintes pontos: aprender a formular hipóteses; aprender a classificar fontes históricas; aprender a analisar fontes; aprender a analisar a credibilidade das fontes; e, por último, a aprendizagem da causalidade e a iniciação na explicação histórica.

    Resumo em Inglês:

    Starting from the discussion about the nature of Social Sciences and its relationships with Education, this work defends that it is indispensable that the education offers a didacticism of Social Sciences that considers the nature of this type of knowledge, so those can be disciplines that form and introduce the students in a learning plan that makes them discover the rationality of the social analysis, with the whole formative load that it has. In that sense, it is fundamental that it is not diluted in the Social Sciences, but that it be configured in the school curriculum in a coherent way with the social science that produced this knowledge. Taking as object the History, here are presented the purposes and objectives of that discipline, highlighting its formative potentialities. History teaching is discussed recollecting that, besides the hermeutics difficulties that are inherent to every process of transmission of knowledge, the History gathers characteristics that transform it in a learning field with special difficulties. It is indicated the need of teaching History using the historian's instruments, deriving of there the methods and work techniques, that point for activities that should be present in the whole didactic process, summarized in the following points: to learn to formulate hypotheses; to learn to classify historical sources; to learn to analyze sources; to learn to analyze the credibility of the sources; and, last, the learning of the causality and the initiation in the historical explanation.
  • Concepciones de los alumnos sobre la Historia

    Fuentes Moreno, Concha

    Resumo em Português:

    O artigo tem como objetivo a análise dos resultados obtidos na investigação intitulada "Concepção de História como matéria escolar: interesse e utilidade entre o alunado da Escola Secundária Obrigatória (ESO)". Desta forma, partindo das reflexões sobre o marco teórico, procede-se à descrição detalhada do instrumento metodológico, da amostra escolar analisada e da forma em que se processou a informação obtida no trabalho de campo. Finalmente, partindo-se destas reflexões, procurou-se resolver as perguntas iniciais e validar as hipóteses de partida, permitindo ao leitor delinear as percepções que os alunos têm da História como campo de conhecimento e como matéria escolar.

    Resumo em Inglês:

    The aim of the article is the analysis of the results of a research called "Students perception of History as a school subject: interest and utility among ESO pupils". Thus, from a theoretical framework, we proceed to the detailed description of the methodology, the analysed school sample and the way in which the information was examined. Finally, taking into account these reflections, we solve the initial questions and therefore validate the first hypothesis, allowing the reader to see the perceptions students have of History both as knowledge and as school subject.
  • La enseñanza de la Historia: problemas reales y polémicas interesadas (aportaciones desde una óptica española)

    Valls, Rafael

    Resumo em Espanhol:

    En diversos países se ha tratado de poner límites a las innovaciones educativas, de diverso calado, que se estaban produciendo en la enseñanza de la historia, con la intención de retornar a un modelo de enseñanza más próximo a sus características tradicionales, a pesar de las muy razonadas críticas que este modelo tradicional había recibido. Las razones aducidas para tal reversión han variado de un país a otro, pero el objetivo compartido ha sido el de establecer unos programas más dirigistas y cerrados, de tipo marcadamente enciclopédico, en los que las posibilidades de actuación innovadora del profesorado, por una parte, y las de un aprendizaje más razonado del alumnado, por la otra, quedan mermadas, al menos teóricamente. En el artículo se aborda la forma en que se ha dado este proceso en el caso español. En un primer apartado se trata, de forma sintética, las características principales de la polémica habida sobre la enseñanza de la historia, contrastando las valoraciones expresadas por diversas instancias oficiales con los resultados obtenidos en algunas de las investigaciones empíricas existentes. En segundo lugar se esbozan los cambios y las continuidades que tanto el profesorado como los manuales escolares han presentado durante los últimos años. En la parte final se muestran las dificultades presentes en la enseñanza de la historia y las pautas de posible superación de las mismas en conformidad con la investigación didáctica internacional.

    Resumo em Inglês:

    In diverse countries have attempted to restrict the educative innovations of varying importance that were emerging in history teaching. The aim was to return to a more traditional model of education, despite the well-reasoned criticism that this traditional model had received. The reasons given for such a reversion vary from one country to another, but they share a common objective: to establish a more interventionist, closed and markedly encyclopaedic syllabus, which reduces both teachers' possibilities of innovation and also students' possibilities of reasoning as they learn. This article deals in certain detail with how this issue arose in Spain. The first section summarises the main characteristics of the controversy over history teaching, comparing the opinions expressed by various public authorities with the results from the existing empirical research. In the second place, the changes and constant features displayed both by teaching staff and text books in recent years are outlined. In the last section, the current difficulties in history education are presented, together with possible guidelines to overcome them in accordance with international research on didactics.
  • Museus e Educação Histórica numa realidade contemporânea em transição Dossiê: Educação Histórica

    Nakou, Irene

    Resumo em Português:

    Mudanças contínuas em todas as esferas de nossas vidas parecem afetar a maneira como as pessoas enquanto indivíduos ou coletividades acessam, percebem e compreendem as realidades do presente e do passado. Diante de novas questões que se colocam, os museus e Educação Histórica não podem mais contar com a certeza adquirida pela experiência passada, pelas observações, estudos e pesquisas. É imperativo explorar esta realidade em mudança nos diferentes setores da vida, para que seja possível entender o papel dos museus e de outros locais da Educação Histórica nesse novo ambiente em transição. A maneira pela qual nós pensávamos e entendíamos a relação entre os museus e a Educação Histórica e, por esse motivo, ensinar, aprender e pesquisar História, devem ser reconsiderados, re-analisados e re-teorizados, levando-se em consideração a co-existência de ambos, suposições novas e tradicionais, conceitos e pré-conceitos, idéias, processos e realidades. Este trabalho discute as implicações do amplo uso da tecnologia eletrônica em relação ao aprendizado da História, especialmente no ambiente do museu, e noções do espaço em transição e processos de transição relacionados ao caráter virtual das percepções contemporâneas e representações da realidade e das fontes históricas. A discussão é baseada, principalmente, em observações relacionadas ao extenso uso público geral da História, especialmente da história oral, na esfera pública.

    Resumo em Inglês:

    Continuous change in all spheres of our life seems to affect the ways in which people as individuals and collectivities approach, perceive and understand present and past realities. Both museums and Historical Education can no longer rely on certainties acquired through past experience, observations, studies and research, since new questions come to the fore. It is imperative to explore this changing reality in different sectors of life in order to understand museums' and Historical Education's location and role in this new transitional environment. The way we used to think of and understand museums and Historical Education and, for that matter, teaching, learning and research, needs to be reconsidered, re-analyzed and re-theorized, taking seriously into account the co-existence of both new and traditional assumptions, conceptions and pre-conceptions, ideas, processes and realities. The paper discusses the implications of the broad use of electronic technology in relation to history learning, especially within the museum environment, and notions of transitional space and transitional processes related to the virtual character of contemporary perceptions and representations of reality and historical sources. The discussion is especially based on observations related to the general broad public use of History, and especially of oral history, in the public sphere.
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