Acessibilidade / Reportar erro
Educar em Revista, Número: 39, Publicado: 2011
  • Editorial

    Silva, Paulo Vinicius Baptista da; Gouveia, Andréa Barbosa
  • Apresentação Dossiê: Processos Formativos E Saberes Para A Escola Sem Homofobia

    Asinelli-Luz, Araci; Cunha, Josafá Moreira da
  • Percepção de professoras de ensino médio e fundamental sobre a homofobia na escola em Santa Maria (Rio Grande do Sul/Brasil) Dossiê: Processos Formativos E Saberes Para A Escola Sem Homofobia

    Borges, Zulmira Newlands; Passamani, Guilherme Rodrigues; Ohlweiler, Mariane Inês; Bulsing, Muriel

    Resumo em Português:

    Em pesquisa com escolas estaduais na cidade de Santa Maria (RS), em que entrevistamos 20 professoras, observou-se que não existe a preocupação formal com questões de sexualidade na escola. Discriminações e brincadeiras em torno dos que são ou parecem ser homossexuais são geralmente ignoradas. Professoras entrevistadas relatam grandes dificuldades em tratar o tema homofobia em sala de aula. Os dados indicam que é necessário um trabalho educativo com diretoras de escolas e com orientadoras pedagógicas para que estas sejam sensibilizadas para a questão e possam dar suporte para as professoras que tomam para si a tarefa de abordar temas como a homofobia.

    Resumo em Inglês:

    In research on state schools in the city of Santa Maria (RS), in which 20 teachers were interviewed, it was observed that there is no formal concern with sexuality issues at school. Discrimination and jokes around those who are or appear to be homosexuals are generally ignored. Teachers interviewed reported great difficulty in dealing with the issue homophobia in the classroom. The data indicated that educational work with school principals and mentors is necessary so that they can be sensitized to the issue and can provide support for teachers who take upon themselves the task of addressing issues such as homophobia.
  • Homofobia e educação: quando a omissão também é signo de violência Dossiê: Processos Formativos E Saberes Para A Escola Sem Homofobia

    Dinis, Nilson Fernandes

    Resumo em Português:

    Provocado pelo conceito de "amolador de facas", criado pelo psicólogo Luis Antonio Baptista, este artigo busca discutir alguns aspectos da violência contra estudantes LGBTT e a omissão do tema da diversidade sexual e de gênero no currículo escolar como forma oculta de homofobia e da cumplicidade de educadores e educadoras com essa violência.

    Resumo em Inglês:

    Being motivated by the concept of "knife sharpener" created by the psychologist Luis Antonio Baptista, this article aims to discuss some aspects of the violence against LGBTT students and the omission of the topic of gender and sexual diversity in schools curriculum as a hidden way of homophobia and as a sign of educators' complicity in this violence.
  • Direito fundamental à educação, diversidade e homofobia na escola: desafios à construção de um ambiente de aprendizado livre, plural e democrático Dossiê: Processos Formativos E Saberes Para A Escola Sem Homofobia

    Pereira, Graziela Raupp; Bahia, Alexandre Gustavo Melo Franco

    Resumo em Português:

    A educação é um direito fundamental garantido internacional e nacionalmente. Para construir uma sociedade democrática e livre de preconceitos, há de se garantir o acesso à educação, mas que esta se desenvolva como espaço de cidadania, liberdade e diversidade.

    Resumo em Inglês:

    Education is both internationally and nationally granted as a fundamental right. In order to build a democratic and unbiased society, it's necessary to warrant the access to education, yet the latter must develop itself as an environment of citizenship, freedom and diversity.
  • Homossexualidade, homofobia e a agressividade do palavrão: seu uso na educação sexual escolar Dossiê: Processos Formativos E Saberes Para A Escola Sem Homofobia

    Roselli-Cruz, Amadeu

    Resumo em Português:

    O uso do palavrão pode gerar violência e até crime de morte na escola. Muitos professores e famílias relatam a dificuldade em lidar com ele. 90% da agressividade do palavrão se referem à sexualidade do ofendido e/ou de sua família, em especial à mãe, e à homossexualidade. Muitos dos livros de educação sexual sequer fazem referência à homossexualidade e, em nenhum deles encontramos conteúdos sobre o palavrão. O discurso religioso mais contribui para aumentar as possibilidades de punição do que à compreensão e aceitação do sujeito com esses comportamentos. Nossa pesquisa estudou jovens do sexo masculino entre 9 e 14 anos de escola pública de periferia, com o objetivo de verificar o uso do palavrão, a ofensa e a conotação expressa e entendida, mais especificamente referente a mecanismos de homofobia entre adolescentes na escola. A despreocupação para com o palavrão contribui para a homofobia e agressividade dentro da escola.

    Resumo em Inglês:

    The use of swear words may generate violence and even murder at school. Many teachers and families report having difficulty in dealing with it. 90% of the swear word aggressiveness refers to the offended person's and/or to hers or his family's sexuality, especially to the mother, and to homosexuality. Many of the sex education books do not even refer to homosexuality and, in none of them were found contents related to swear words. The religious discourse contributes to increase the possibilities of punishment rather than to understand and accept the individual who is the offended one. Our research has studied young state school boys in the outskirts between the age of 9 and 14, aiming to check the usage of swear words, the offense itself, the expressed and understood connotation, more specifically relative to homophobia mechanisms among teenagers at school. The unconcern in relation to the use of swear words contributes to homophobia and aggressiveness at school.
  • Percepções sobre a discriminação homofóbica entre concluintes do ensino médio no Brasil entre 2004 e 2008 Dossiê: Processos Formativos E Saberes Para A Escola Sem Homofobia

    Asinelli-Luz, Araci; Cunha, Josafá Moreira da

    Resumo em Português:

    A discriminação homofóbica no contexto escolar é um problema grave em vários níveis de ensino, e está associada negativamente à percepção dos estudantes sobre o ambiente escolar. O presente estudo utiliza dados de 6.414.302 estudantes com idade entre 16 e 25 anos disponíveis no questionário sócioeconômico do Exame Nacional do Ensino Médio entre 2004 e 2008. São apresentados dados sobre a incidência de três fatores associados à homofobia entre concluintes do ensino médio: (1) sofrer discriminação homofóbica, (2) presenciar discriminação homofóbica e (3) admitir homofobia. A análise da associação entre a homofobia e a percepção dos estudantes sobre sua educação no ensino médio revela que os estudantes que não relatam ter sido alvos da discriminação homofóbica avaliam sua experiência escolar de forma mais positiva que seus pares que sofreram discriminação.

    Resumo em Inglês:

    Homophobic discrimination as a school matter is a serious problem, and is negatively associated with students' perception about the school environment. The present study uses data of 6,414,302 students, aged between 16 and 25, available from the socioeconomic questionnaire of the National Examination of High School in Brazil (ENEM) between 2004 and 2008. A data regarding the incidence of three factors related to homophobia among these students is presented: (1) suffering homophobic discrimination, (2) witnessing homophobic discrimination and (3) admitting homophobia. The analysis of the relationship between homophobia and the perception of students regarding their high school education shows that students who did not report having been the targets of homophobic discrimination evaluate their school experience more positively than their peers who have experienced discrimination.
  • Diálogo e transformação: incluindo a diversidade sexual no contexto educacional

    Moscheta, Murilo dos Santos; McNamee, Sheila; Santos, Jucely Cardoso dos

    Resumo em Português:

    Embora as recentes políticas de educação no Brasil tenham incluído a sexualidade como tema importante a ser discutido nas salas de aula, elas ainda não efetivamente criaram um contexto educacional onde a sexualidade possa ser discutida de forma positiva, não-discriminatória e sensível as cultura e história do contexto. Este artigo tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento de programas de treinamento para educadores em sexualidade, especificamente para àqueles preocupados com a inclusão de expressões sexuais não-normativas no contexto educacional. A partir de idéias construcionistas-sociais nós delineamos um modelo de treinamento para educadores em sexualidade no qual o envolvimento relacional e o foco no processo criam o contexto para uma educação transformadora. Primeiramente, apresentamos uma breve revisão da educação sexual no Brasil e posteriormente apresentamos os conceitos de comunidades de inteligibilidades e diálogo. Esses dois conceitos nos permitem discutir como os valores são gerados e como eles participam daquilo que tomamos como sendo bom e real. Por fim, inspirados por um de nossos programas de treinamento, nós ilustramos o modelo oferecendo possibilidades de tradução de princípios teóricos em atividades de treinamento.

    Resumo em Inglês:

    Although recent policies in education in Brazil have included sexuality as an important theme to be discussed in the classroom, it still has not effectively created an educational context where sexuality can be discussed in a positive, non-discriminatory and culturally/historically sensitive way. This article aims at contributing to the development of training programs for sexual educators, specifically for those who are concerned with the inclusion of non-normative sexualities in the educational context. Drawing on social constructionist ideas, we have delineated a model for a training program for sexual educators in which two themes - relational engagement and focus on the process - set the context for a transformation in education. First, we offer a brief review of sexual education in Brazil. Next, we introduce the notion of "intelligibility communities" and "dialogue," as useful concepts for exploring educational alternatives. These two concepts allow us to discuss how values are generated and how they play into our accounts about what we consider to be real and good. Finally, inspired by one of our training programs, we illustrate some ways in which these theoretical resources can be used in training activities.
  • Desafiando a homofobia nas escolas: políticas e programas para climas escolares seguros

    Russell, Stephen T.

    Resumo em Português:

    A homofobia nas escolas tem sido foco crescente de atenção científica e do público nos Estados Unidos da América. Um corpo bem estabelecido de pesquisa documenta o bullying, assédio e falta de segurança na escola para estudantes lésbicas gays, bissexuais e transgêneros (LGBT). Este trabalho deixa claro que a escola e as culturas jovens contemporâneas são caracterizadas por normas rígidas de gênero e sexualidade (incluindo a homofobia e expectativas a respeito da masculinidade, feminilidade e heterossexualidade); sendo que o bem estar de estudantes que não se conformam ou desafiam estas normas é muitas vezes prejudicado. Em anos recentes o foco de análise deslocou-se da situação de cada aluno para o reconhecimento de que o contexto e clima escolares precisam ser entendidos melhor para prevenir o bullying motivado por algum viés e promover a segurança na escola e o bem estar dos estudantes. Durante a última década diversos estudos identificaram políticas, programas e práticas educacionais específicas que promovem climas escolares seguros. Neste artigo reviso o que se sabe sobre políticas e programas que promovem a segurança para estudantes LGBT bem como para estudantes heterossexuais nas escolas. Um corpo crescente de trabalhos indica que as seguintes estratégias estão associadas com climas escolares mais seguros para estudantes LGBT: regulamento detalhado de não-discriminação e anti-bullying; intervenção dos professores quando o assédio ocorre; disponibilidade de informação e apoio sobre questões LGBT para os estudantes; presença de grupos de apoio ou clubes com base na escola (frequentemente denominados "alianças gay-hétero"); e inclusão curricular de pessoas e questões LGBT. No contexto desta pesquisa, discuto vários temas chave a serem considerados por educadores, legisladores e acadêmicos.

    Resumo em Inglês:

    In the United States there has been growing public and scientific attention to homophobia in schools. A well-established body of research documents persistent and pervasive bullying, harassment and lack of safety at schools towards lesbian, gay, bisexual, and transgender (LGBT) students. This work makes clear that contemporary school and youth cultures are characterized by rigid gender and sexuality norms (including homophobia and expectations regarding masculinity, femininity, and heterosexuality); the well-being of students who do not conform to or who challenge these norms is often undermined. In recent years there has been a shift from consideration of the plight of individual students to the acknowledgement that the school context or climate must be better understood in order to prevent bias-motivated bullying and promote school safety and student well-being. During the last decade a number of studies have identified specific education policies, programs, and practices that promote safe school climates. In this article I review what is known about policies and programs that promote safety for LGBT as well as heterosexual students in schools. A growing body of work indicates that the following strategies are associated with safer school climates for LGBT students: enumerated school nondiscrimination and anti-bullying policies; teacher intervention when harassment takes place; availability of information and support about LGBT concerns for students; the presence of school-based support groups or clubs (often called "gay-straight alliances"); and curricular inclusion of LGBT people and issues. In the context of this research, I discuss several key issues for consideration by educators, policy-makers, and scholars.
  • O papel da escola e do professor numa situação de não aprendizagem: o que dizem as crianças Artigos De Demanda Contínua

    Guimarães, Taislene; Saravali, Eliane Giachetto

    Resumo em Português:

    O artigo apresenta dados parciais de uma pesquisa sobre a construção do conhecimento social a partir da perspectiva piagetiana, mais especificamente as ideias das crianças a respeito da escola e do professor. Os participantes do estudo foram 52 crianças entre 7 e 8 anos inseridas em ambientes educacionais diferenciados: um considerado como ambiente tradicional de ensino e o outro considerado como ambiente sociomoral construtivista. O instrumento apresentado aqui, utilizado para coleta de dados, é uma história envolvendo uma situação de não aprendizagem. Os participantes eram convidados a pensar sobre as questões inerentes à história, bem como o papel da escola e do professor na situação proposta. Os dados indicaram não haver diferença entre os dois ambientes no que se refere à construção desse conhecimento social. No entanto, houve diferença muito significativa na maneira utilizada pelos alunos para resolverem os problemas da história: no ambiente tradicional a coerção e a expiação foram mais mencionadas e no ambiente sociomoral construtivista, o diálogo e a cooperação. Os dados apontam ainda para a necessidade do trabalho com esse tipo de conhecimento em sala de aula, visto que as respostas dos sujeitos caracterizaram-se por uma compreensão parcial da realidade, centrada em aspectos mais visíveis e aparentes dos fatos e na não consideração de processos ocultos.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents partial data of a research on the construction of social knowledge under the Piagetian perspective, more specifically on children's ideas about the school and the teacher. The participants of the study were 52 children aged between 7 and 8 years, who were immersed into different educational environments: one of them considered a traditional teaching environment and the other one considered a socio-moral constructivist environment. The instrument that we present here, used for data collection, is a story involving a non-learning situation. The participants were asked to think about issues related to the story, as well as the role of the school and the teacher in the proposed situation. Data indicated no difference between the two environments concerning the construction of social knowledge. However, there was significant difference in the way the students solved the problems of the story: in the traditional environment, coercion and atonement were more mentioned while in the socio-moral constructivist environment, dialogue and cooperation were mentioned instead. The data also indicate the need to work with this type of knowledge in the classroom since the answers of the subjects were characterized by a partial comprehension of reality, focusing on more visible and apparent aspects of the facts and on the non-consideration of hidden processes.
  • Educação interprofissional na graduação em saúde: aspectos avaliativos da implantação na Faculdade de Medicina de Marília (Famema) Artigos De Demanda Contínua

    Silva, Rinaldo Henrique Aguilar da

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho é realizar uma reflexão sobre a implantação da educação interprofissional em saúde da Famema, destacando as principais fragilidades e fortalezas relatadas, por professores e estudantes, durante o processo de avaliação. A educação interprofissional vem sendo utilizada como estratégia de ensino em vários países visando à formação de profissionais mais críticos, reflexivos, capazes de trabalhar em equipe e de aprenderem juntos com as outras profissões. Foi possível verificar que na Famema as fragilidades e fortalezas apresentadas referiram-se aos seguintes aspectos: a) entendimento do que é educação interprofissional; b) o trabalho em equipe na atenção primária em saúde; c) os conteúdos das especialidades e o ganho de conhecimento cognitivo; d) a avaliação como momento de aprendizagem. Conclui-se que apesar dos grandes desafios ainda existentes, este modelo de educação interprofissional na Famema está em consonância com a imagem objetivo proposta.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims at thinking on the implementation of health interprofessional education program in Famema and pointing out the main weaknesses and strengths reported by teachers and students during the evaluation process. Interprofessional education has been used as a teaching strategy in several countries to educate more critically, reflexively the professionals who are able to work in a team and to learn together with other professions. It was possible to see that in Famema the presented weaknesses and strengths were related to the following aspects: a) understanding what is interprofessional education; b) team work in primary health care; c) the specialties' contents and broader cognitive knowledge; d) evaluation as a learning instance. One may conclude that in spite the challenges this interprofessional education pattern in Famema is according to the proposed objective.
  • Discutindo a aprendizagem sob a perspectiva da teoria ator-rede Artigos De Demanda Contínua

    Melo, Maria de Fátima Aranha de Queiroz e

    Resumo em Português:

    Neste trabalho, discutimos as aprendizagens como um fenômeno dinâmico e multifacetado, produto de uma série de condições que emergem numa causalidade em redes, tomando o corpo enquanto uma instância mediadora que se afeta como um todo nas interações com o mundo. Apoiamo-nos no conceito de tradução defendido pela Teoria Ator-Rede, buscando seus desdobramentos no campo da Psicologia para entender a construção das identidades como apostas sempre provisórias das mesclas de materialidade e socialidade que vão se processando ao longo das biografias dos humanos. Valemo-nos dos princípios Stengers-Despret, atualizados por Latour, apontando para uma epistemologia política alternativa ao fazer uma reflexão sobre o ensinar, o aprender e construir conhecimento: enquanto um processo necessariamente vinculado e sintonizado com outros; enquanto uma empreitada de riscos que leva em conta, como estratégia de sobrevivência, as recalcitrâncias em humanos e não humanos; que oferece ocasiões para diferir num movimento em que todos os envolvidos se modificam pelos efeitos que causam reciprocamente uns nos outros; enquanto uma prática plural e inclusiva, tendo, finalmente, um mundo comum como o objetivo maior destas construções.

    Resumo em Inglês:

    In this paper, we pose learning as a dynamic and multifaceted phenomenon, which is the product of a series of conditions emerging from a networking causality, taking body as a mediating instance between subject and the world, affecting reciprocally each other. Based on concept of translation, defended by Actor-Network Theory, we searched their unfolding in Psychology field in order to understand the construction of identities as bets, always temporaries, of materiality and sociality processed mixtures, during human biography lifetime. We used Stengers-Despret principles, brought up to date for Latour, pointing to an alternative political epistemology reflecting on teaching, learning and knowledge construction: while a process is necessarily tied and tuned with others; while a risked enterprise that leads in account, as a survival strategy, human and on human recalcitrance; that offers occasions to differ in a movement where all the involved ones modify each others because of the produced effects; while a plural and inclusive practice, having, finally, a common world as the major objective of this constructions.
  • Aspectos metodológicos e constitutivos do pensamento do adulto Artigos De Demanda Contínua

    Silva, João Alberto da; Frezza, Júnior Saccon

    Resumo em Português:

    O estudo do pensamento do adulto apresenta algumas particularidades metodológicas que dificultam a investigação. Para a análise das estruturas e dos processos mentais, os pesquisadores da Epistemologia Genética têm por referência o Método Clínico-Crítico ou, simplesmente, Método Clínico. Todavia, os estudos de Piaget e da Escola de Genebra se ocupam, principalmente, do desenvolvimento em termos psicogenéticos, isto é, da evolução intelectual a partir da criança. No caso dos adultos, o Método Clínico precisa sofrer algumas adaptações, pois estes apresentam estruturas e processos de pensamento singulares. Em geral, o raciocínio mais apurado e rápido dos adultos pode levar à abertura de múltiplos possíveis e de incontáveis patamares de hipóteses que se reúnem em quadros dedutíveis simultâneos. É particularmente difícil averiguar um pensamento que pode seguir ao mesmo tempo mais do que um percurso, bem como descartar ligeiramente algumas hipóteses em favor de outras. O objetivo deste artigo é apresentar possibilidades metodológicas de pesquisa que atendam as especificidades do adulto. Em particular, abordaremos a prática do Método Clínico e suas nuances na aplicação com sujeitos maiores de 20 anos. Dada a variedade de operações lógico-matemáticas possíveis, destacaremos a investigação na perspectiva do sujeito psicológico e da construção da significação.

    Resumo em Inglês:

    The study of the adults' thought has some methodological features that hinder the investigation. For the analysis of structures and mental processes of the researchers are reference Epistemology Genetics Clinical-Critical Method, or simply Clinical Method. However, the studies of Piaget and the Geneva School of dealing, mainly in terms of psychogenetic development i.e. the intellectual development from the child. For adults, the clinical method needs some adjustments because they have structures and processes of thinking individuals. In general, the more accurate and quick thinking of adults can lead to the opening of multiple possible levels and countless chances to meet that deductible in tables simultaneously. It is particularly difficult to find a thought that may follow the same time more than one route, and slightly out some hypotheses in favor of others. This article aims to provide opportunities for methodological research that address the specifities of the adult. In particular, we discuss the clinical practice of the method and its nuances in the application subject to greater of 20 years. Given the variety of logical-mathematical operations possible, we highlight the research of the psychological subject and the construction of meaning.
  • Cultura material da escola: entram em cena as carteiras Artigos De Demanda Contínua

    Castro, Raquel Xavier de Souza; Silva, Vera Lucia Gaspar da

    Resumo em Português:

    Carteiras escolares: objeto de pesquisa sobre a história da cultura material da escola catarinense. A intenção deste artigo é apresentar alguns resultados referentes a essa pesquisa. Com o trabalho, busca-se identificar aspectos que caracterizem este mobiliário no início da organização das escolas primárias em Santa Catarina. Fontes da pesquisa: legislação, pareceres de professores, relatórios de inspetores, receitas de compras da então Província, além de ícones da época. O advento do ensino da escrita como tarefa escolar é um divisor de águas na configuração material do espaço escolar. A reflexão é balizada por referências a métodos de ensino, considerados articuladores da presença ou alteração de determinado mobiliário no interior das salas de aula. Em termos teóricos, tem se mobilizado um repertório que incide particularmente na história da educação, na cultura material da escola e em referências aos inícios da escolarização, principalmente na Europa e nos Estados Unidos.

    Resumo em Inglês:

    The School Desks: the research's object about the history of material culture of Santa Catarina's schools. The aim of this article is to present some results related to this research and to identify some aspects that characterize this furniture at the begining of the organization of the primary schools in the state of Santa Catarina. The Research Sources: legislation, teachers' opinions, reports of inspectors, incomes, besides icons of this period. The advent of teaching writing in the schools is a watershed in the schools setting material and furniture. The reflection is based in references of methods of teaching considered articulators of presence or alteration of certain determinate furniture inside the classrooms. In theoretical terms, it has been mobilized a repertory that happens particularly in the history of education, schools' material culture and in references to beginnings of schooling, especially in Europe and the United States.
  • Educar para a democracia como fundamento da educação no Brasil do século XX: a contribuição de Anísio Teixeira Artigos De Demanda Contínua

    Lima, João Francisco Lopes de

    Resumo em Português:

    O presente artigo se inscreve no contexto de uma investigação mais ampla que analisa a questão dos fundamentos da educação brasileira com pretensão de educar para a democracia, formulada ao longo do século XX, verificando a base filosófica e a forma de práxis educativa sugerida para viabilizar o discurso pedagógico enunciado. Neste artigo procedo a análise do papel de Anísio Teixeira para a configuração do ideal de educação para a democracia através da escola. Anísio Teixeira é um dos ícones do movimento escolanovista no Brasil do século XX, com forte atuação no cenário educacional brasileiro enquanto intelectual e também como gestor de sistemas educacionais, implicado em organizar formas práticas de viabilizar as suas ideias. O estudo de caráter bibliográfico verificou a influência do pragmatismo americano e do liberalismo na formação das ideias de Anísio Teixeira, bem como procede a discussão sobre as formas pedagógicas que o autor propõe para viabilizar o ideal de educar para a democracia através da escola. O estudo analisa, ainda, as críticas que o pensamento de Anísio Teixeira recebeu e pondera sobre as chances e o vigor do seu pensamento pedagógico no cenário educacional.

    Resumo em Inglês:

    The present article inscribes itself within the context of a wider research, that examines the issue of the foundations of Brazilian education with the ambition to educate for democracy, which was formulated during the twentieth century, by examining the philosophical basis and the kind of educational praxis suggested to make viable the enunciated pedagogical discourse. This article accomplishes the analysis of the role of Anísio Teixeira to the configuration of the ideal of educating for democracy by the school. Anísio Teixeira is one of the icons of the new school movement in Brazil of the twentieth century, with a serious performance in the Brazilian educational scenario as a scholar and as well as an educational systems' manager, involved in organizing practical ways to make viable his ideas. The study of the bibliographical character has found the influence of American pragmatism and liberalism in the formation of the ideas of Anísio Teixeira, even as it carries the discussion on the pedagogical forms proposed by the author to achieve the ideal of educating for democracy by means of school. It further examines the criticism that the thought of Anísio Teixeira received and considers the chances and the force of his pedagogical thinking in the educational scenario.
  • Futuros educadores ou professores? Um estudo sobre as representações sociais dos acadêmicos de letras da Universidade Federal do Amazonas/Humaitá sobre a carreira docente Artigos De Demanda Contínua

    Fernandes, Fabiana Soares

    Resumo em Português:

    O presente artigo apresenta o resultado de uma pesquisa realizada na Universidade Federal do Amazonas, no Campus Vale do Rio Madeira, localizado no município de Humaitá/AM. Este estudo teve por objetivo investigar quais são as representações sociais sobre a "Carreira Docente", dos acadêmicos da Licenciatura dupla em Letras - Língua e Literatura Brasileira e Inglesa, levando em consideração o professor como sujeito do conhecimento e importante ator social no contexto escolar. A metodologia utilizada foi quali-quantitativa. O instrumento, uma entrevista semiestruturada composta por duas partes: na primeira parte foi feita a identificação e os discentes puderam elencar seus motivos e influencias em sua escolha pelo curso em questão; (esses aspectos foram tabulados quantitativamente). Na segunda parte fez-se uso da "palavra indutora" que permitiu aos atores expressarem suas representações sobre a Carreira Docente (esses dados foram analisados de forma qualitativa, uma vez que o objetivo era conhecer a subjetividade envolvida no discurso). A análise dos dados coletados nos permitiu conhecer variadas motivações para o ingresso no curso, além de constatar que muitos alunos não desejavam estar cursando essa Licenciatura o que nos leva a uma preocupante reflexão sobre o futuro comprometimento desses indivíduos com a educação.

    Resumo em Inglês:

    This article presents the results of a research accomplished at the Federal University of Amazonas, Campus Vale do Rio Madeira, located in the city of Humaitá/AM. This study aimed to investigate what the social representations on the Teaching Career of the academics of the double degree in Portuguese and English Language and Literature are, taking into consideration the teacher as the subject of knowledge and as an important social actor in the school context. The methodology that we used was both qualitative and quantitative. The instrument was a semi-structured interview consisting of two parts: the first part was built to identify the students' choice and they were able to list their reasons and their influences on their choice for the course in question, (these aspects were tabulated quantitatively). In the second part it was used the "inducing word" that allowed the actors to express their representations about teaching profession (these data were analyzed qualitatively, since the objective was to understand the subjectivity involved in speech). The analysis of the collected data allowed us to find various reasons for the ingress in the course, in addition, we could notice that many students did not want to be taking this degree which leads us to a worrying reflection on the future commitment of these individuals with education.
  • Cidadania, educação e responsabilidade social: percursos biográficos de jovens grávidas em contextos de protecção social Artigos De Demanda Contínua

    Fonseca, Laura; Caldas, José Manuel Peixoto

    Resumo em Português:

    Sexualidade, gravidez e parentalidade jovem são assuntos complexos e de grande debate na modernidade tardia globalizada, jogando questões de liberdade e direitos, a par de regulação e controle social público, constituindo-se, assim em campo de relevância educacional. Este texto revela conhecimento baseado em narrativas de uma jovem portuguesa e outra romena, de 17 e 19 anos, residentes em instituições de protecção social, devido a gravidez e maternidade jovem. Interpretam-se os seus discursos e subjectividades referentes a vivências antes e durante o período de custódia, mas projectando-se além deles. A discussão é enquadrada por relações entre cidadania sexual e íntima e educação, em cada percurso, sem esquecer as regularidades sociais que atravessam as suas vidas e das suas crianças. Discutem-se manifestações e regularidades que relacionam tanto género como poder: desconexão escolar prévia à gravidez, sexualidades desprevenidas e dificuldades em negociar sexo seguro.

    Resumo em Inglês:

    Nowadays, sexuality, youth pregnancy and parenthood are subjects of great complexity and are relevant for education, in the global modernity debate, concerning rights, regulation and public social control issues. This paper focuses girls' biographical narratives, with seventeen to nineteen years old, living in social protection institutions due to youth pregnancy and maternity. Therefore, their perspectives produced inside the institutions reveal their subjectivities and paths lived before and during the custody experience. The argument establishes the relations between (sexual) citizenship and education, based on each singular path and its social relationships. There are obvious manifestations that relate gender and power, such as: the disconnection prior school, unprepared sexualities, the difficulty in negotiating safe sex.
  • Estado, política educacional e direito à educação no Brasil: "o problema maior é o de estudar" Artigos De Demanda Contínua

    Araujo, Gilda Cardoso de

    Resumo em Português:

    O artigo trata das relações entre os problemas de acesso, permanência e qualidade e a configuração histórica do Estado brasileiro e, consequentemente, da política educacional que foi traçada a partir dessa configuração. Destaca as profundas desigualdades sociais e regionais e o correlato processo excludente quanto ao direito à educação no Brasil, tanto do ponto de vista normativo-político, quanto do ponto de vista das dinâmicas intraescolares. As conclusões evidenciam a necessidade de reflexão sobre a dívida histórica do país com a constituição de um sistema nacional de ensino e com a garantia do direito à educação.

    Resumo em Inglês:

    The article deals with the relationships between the problems of access, retention and quality and historical configuration of the Brazilian state and therefore the educational policy that was drawn from this setting. Highlights the profound social and regional inequality and exclusionary process correlated to the right to education in Brazil, both in terms of normative and political, as the point of view of the school dynamics. The findings highlight the need for reflection on the historical debt of the country with the establishment of a national education system and ensuring the right to education.
  • Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e a teoria Queer Resenhas

    Ribeiro, Arilda Ines Miranda
  • Bom dia camaradas Resenhas

    Jansen, Henrique Evaldo
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br