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Educar em Revista, Número: 40, Publicado: 2011
  • Editorial

    Schmidt, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos; Garcia, Tânia Maria Figueiredo Braga
  • Apresentação Dossiê: Geotecnologias E Educação

    Gioppo, Christiane
  • Mapeando nossa escola

    Hagevik, Rita A.

    Resumo em Português:

    Mapeando Nossa Escola (MOSS) é um programa no qual estudantes praticam habilidades de cognição espacial com mapeamento de campo e análises usando o Sistema de Informação Geográfica (GIS/SIG). Habilidades espaciais de estudantes da segunda fase do Ensino Fundamental foram avaliadas usando o Levantamento de Experiências Espaciais (SES) e o teste de Visualização Espacial de Purdue (PSVT:R). Outras fontes de dados incluíram entrevistas, apresentação de grupos, conclusões escritas individualmente e análises de mapeamentos. A identificação e habilidade de resolução de problemas aumentaram dramaticamente entre os estudantes conforme eles coletaram avaliaram, relataram e sintetizaram dados ambientais. O programa MOSS combina experiências fora da sala de aula e dentro da sala com o uso de computadores. Esta abordagem foi considerada efetiva para este tipo de estudo de campo.

    Resumo em Inglês:

    Mapping Our School Site (MOSS) is a program in which students practice spatial cognition skills by field mapping and analysis using Geographic Information Systems (GIS). Middle school students' spatial ability was evaluated using a Spatial Experience Survey (SES) and the revised Purdue Spatial Visualization Test: Rotations (PSVT:R). Other sources of data included interviews, group presentations, individual written conclusions, and mapping analyses. Students' problem solving identification and ability dramatically improved as they collected, evaluated, reported, and synthesized environmental data. The MOSS program combined an out of door experience with an indoor experience on the computer. This was found to be an effective approach to this type of field study.
  • Oficina pedagógica ambiental: proposição de um IQA e utilização do software Google Earth™ em um curso técnico integrado em meio ambiente Dossiê: Geotecnologias E Educação

    Campos, Sandro Xavier de; Freire, Leila Inês Follmann; Scheffer, Elizabeth Weinhardt de Oliveira; Milaré, Tathiane; Martins, Paulo Henrique Medeiros de Lima; Zittel, Rosimara

    Resumo em Português:

    Este trabalho relata uma pesquisa realizada tendo como principal enfoque a análise dos resultados obtidos após o emprego de um material didático (IQA) aliado a recursos tecnológicos (software Google Earth™) utilizados em uma oficina pedagógica ambiental. A oficina foi desenvolvida com estudantesdoEnsinoMédioprofissionalizantedoCursoTécnicoIntegrado em Meio Ambiente de uma escola pública na cidade de Ponta Grossa, Paraná. No trabalho foi realizada a análise da qualidade da água de um arroio no entorno da escola, a qual foi classificada como ruim pelo IQA proposto. Os resultados apontam para a necessidade de articulação efetiva entre a formação básica e profissional, além de evidenciarem a necessidade de repensar a formação dos técnicos como detentores de conhecimentos científicos e competências profissionais afinadas com a realidade social.

    Resumo em Inglês:

    This paper reports a survey mainly having focus on the analysis of the results obtained after the use of a material (AQI) allied to technological resources (software Google Earth ™) used in an environmental educational workshop. The workshop was developed with students of an Environmental vocational education program of a public school in the city of Ponta Grossa, Parana. The work carried out analysis of water quality of a stream around the school, which was classified as poor by the proposed WQI. Results indicate the need for effective linkage between the basic and professional education, and also put in evidence the need to rethink the teaching of techniciansas the ones who posses scientific knowledge and professional skills in step with social realities.
  • Usando o Sistema de Informação Geográfica (GIS) em salas de aula de ciências

    Whitaker, Diane

    Resumo em Português:

    Este estudo qualitativo examina o uso do GIS em duas salas de aula da Carolina do Norte, EUA e ilustra uma gama de atividades realizadas para promover pesquisas independentes entre os estudantes. O uso do GIS na sala de aula de ciências possui vários benefícios descritos na literatura. Neste estudo os professores relataram que o GIS é uma tecnologia que os estudantes gostam de usar. Aprendizes visuais acham que o GIS é uma forma de estabelecer relações que podem ser difíceis de explicar com palavras, assim a aprendizagem deles é mais proveitosa e compensadora. O GIS permite ao professor simplificar muitos conceitos científicos. A localização de terremotos, vulcões e a relação com os limites das placas tectônicas é um exemplo do que foi usado em uma aula. Além disso, as tecnologias de GIS permitem que os estudantes pratiquem e melhorem suas habilidades de investigação e de resolução de problemas. Os estudantes selecionam várias camadas de dados para produzir mapas que comuniquem claramente, além de fazer cálculos como os de perímetros de área. Os mapas GIS podem ser vistos como uma tecnologia multifacetada pronta para o uso em currículos e ciências.

    Resumo em Inglês:

    This qualitative study examines GIS use in two North Carolina classrooms and illustrates several GIS lessons that span the gamut of worksheet type lessons to independent student research. Using Geographic Information Systems, GIS, in the science classroom has a variety of benefits which the associated literature describes. The teachers in this study report that GIS is a technology that a wide range of students enjoy using. Visual learners find GIS a way to establish and communicate relationships that may be difficult for them to communicate with words and this makes their learning more enjoyable and rewarding. GIS use allows teachers to simplify many science concepts and again appeal to visual learners. Earthquake and volcano location relative to plate boundaries is a good example that is illustrated in a model lesson here. Additionally, GIS technologies allow students to practice and enhance their inquiry and problem solving skills. Students must select appropriate data layers, produce a map that communicates clearly to an audience, and calculate values like perimeter and area. GIS maps can be used to help students generate research questions and then answer those questions. An example student project is also included. GIS is a multi-faceted technology that is ready for use in the science curriculum.
  • Formação de professores em geotecnologia por meio de ensino a distância Dossiê: Geotecnologias E Educação

    Florenzano, Teresa Gallotti; Lima, Suely Franco Siqueira; Moraes, Elisabete Caria

    Resumo em Português:

    O sensoriamento remoto e o Sistema de Informações Geográficas (SIG) são recursos didáticos de grande potencial para diferentes áreas e níveis de ensino. Para capacitar professores no uso dessas geotecnologias foram criados dois cursos a distância. O objetivo deste artigo é apresentar os resultados obtidos com esse tipo de capacitação oferecida a professores de escolas da rede pública e privada do Brasil. Para ensinar técnicas de processamento de imagens e SIG, foram preparados para os professores tutorias específicos, bem detalhados. Os materiais e os métodos utilizados mostraram-se adequados, apesar de somente cerca de 50% dos professores terem alcançado um bom desempenho nas atividades propostas. Os resultados obtidos mostraram a necessidade de se investir não só na formação continuada, mas também na formação inicial dos professores.

    Resumo em Inglês:

    Remote Sensing and Geographic Information System (GIS) are very powerful tools for instructional use in different subject areas and by different school levels. For the in-service teacher training in the use of these geotechnologies two distance educations courses were created. The objective of this paper is to present the results obtained with this type of training offered to teachers of public and private schools from Brazil. Specially well-organized tutorials for guiding teachers on digital image processing techniques and GIS were made available for them. The material and method used has proved to be suitable, although only about 50% of the teachers had a good performance in the tasks proposed. The results showed the need to promote not only in-service teacher training courses but also pre-service teacher training.
  • Ui, que nojo! Tem mais é que fechar esse valetão! Um estudo com o conceito deleuzeano de devir Dossiê: Geotecnologias E Educação

    Palmeiro, Vandamir; Gioppo, Christiane

    Resumo em Português:

    Este artigo relata o processo de investigação para a construção e aplicação de um conjunto de atividades relacionadas à temática água, em um Colégio de Curitiba. Os atores desta investigação são estudantes do Ensino Médio que moram e estudam perto de um curso d'água conhecido como Valetão da Rua Henry Ford. Discutimos, a partir do conceito deleuzeano de devir, o interesse/desinteresse instituídos sobre este valetão, com o objetivo de infectar, dissolver, desconstruir o que foi apagado nas vidas desses estudantes, moradores da comunidade e promover a mobilização para a revitalização do que é de fato, um rio, o rio Pinheirinho.

    Resumo em Inglês:

    This paper reports the investigation process to build and test a group of activities related to water in a Curitiba High School. The subjects of this study are High School Students who live and study close to a body of water known locally as Sewer channel of Henry Ford street. Based on the deleuzean concept of becoming we discussed the students' interests / disinterests in this body of water. The objective was to infect, dissolve, demolish what was removed from the lives of the students and inhabitants of the community and promote the mobilization to revitalize what is in fact a river, the Pinheirinho river.
  • The development of a constructivist socio cultural model of professional development from 1970s to 2011

    Stubbs, Harriett S.

    Resumo em Português:

    SCI-LINK: Um modelo de formação continuada de professores teve seu início em meados de 1970. Uma visão geral desse modelo construtivista sociocultural é descrito e referenciado por muitos artigos escritos, enquanto o modelo se expandia ao longo do tempo e incorporava outros programas. SCI-LINK é um modelo fluido. Seus vários projetos componentes e partes foram discutidos em publicações desde 1978 até o momento atual. Esses componentes focalizaram nas informações solicitadas pelos professores sobre novos tópicos ambientais como a chuva ácida, a qualidade do ar, da água, desenvolvimento exagerado de algas perigosas, doenças causadas por mosquitos, urbanização, novas aplicações tecnológicas como o Sistema de Informação Geográfica (GIS), a internet, o uso de computadores em sala de aula, ou no desenvolvimento profissional, tais como: O que é um líder? O que caracteriza um bom professor? Como eu posso me responsabilizar por meu próprio crescimento e desenvolvimento profissional? O Modelo SCI-LINK é "baseado na conceptualização do desenvolvimento profissional fortalecendo indivíduos por meio de um processo no qual eles recebem as ferramentas e a oportunidade para construir seus próprios conhecimentos e significados em um ambiente social de apoio." (HOWE; STUBBS, 1998, p.179).

    Resumo em Inglês:

    SCI-LINK: A Model of Professional Development, had its earliest beginnings in the mid-1970s. A brief overview of this constructivist, sociocultural model is described, as referenced through many papers written as the model 'expanded' over time and incorporated other programs. SCI-LINK is a fluid model. Certain of its various projects and component parts have been addressed in publications spanning 1978 to the present. These components have focused on information requested by teachers about new environmental topics such as acid rain, air quality, water quality, harmful algal blooms, mosquito borne diseases, urbanization; on new technology applications such as geographic information systems (GIS), the Internet, use of computers in classrooms; or on personal development such as What is a leader? What exemplifies a good teacher? How can I take charge of my own growth and development? The SCI-LINK model is 'based on a conceptualization of professional development as the empowerment of individuals through a process in which they are given the tools and the opportunity to construct their own knowledge and meaning in a supportive social context." (HOWE; STUBBS, 1998¹, p.179).
  • Discursos para o feminino em páginas da revista Querida (1958-1968): aproximações Artigos De Demanda Contínua

    Salerno, Laura Peretto; Cunha, Maria Teresa santos

    Resumo em Português:

    A imprensa feminina desempenha importante papel na educação de mulheres letradas. Nas décadas de 50 e 60 do século XX, as revistas femininas ocupavam um lugar de destaque na vida de suas leitoras, dialogando com elas sobre problemas cotidianos. Eram conselheiras e confidentes; companheiras de lazer. A partir disso é possível afirmar que tais periódicos podem colaborar para a manutenção de determinados padrões, veiculando papéis ditos tradicionais de mulher, de comportamento, de sexualidade e de relações de gênero. As fontes da pesquisa são compostas por 31 volumes da Revista Querida com exemplares que representam os anos compreendidos entre 1958 e 1968. O objetivo da pesquisa com tais revistas seria procurar compreender que modos de comportamento os discursos presentes na coluna Certo e Errado de Querida (1958-1968) teriam contribuído para sugerir e que representações de uma época esses discursos, veiculados nas páginas das revistas selecionadas, ecoaram.

    Resumo em Inglês:

    Women's press has an important role in the education of literate women. In the 50's and 60's of the twentieth century women's magazines occupied a prominent place in the lives of its readers, talking to them about everyday problems. They were counselors and confidants, entertainment partners. From this it can be said that such journals may contribute to the maintenance of certain standards, passing so-called traditional roles of women, behavior, sexuality and gender relations. The research sources are composed of 31 volumes of the Querida magazine with copies representing the years between 1958 and 1968. The objective of this research with such magazines is to seek to understand patterns of behavior that the speeches in the column Right and Wrong in Querida (1958-1968) would have contributed to suggest and what representations of a time these speeches, which appeared on pages of the selected magazines, echoed.
  • Alfabetização no Espírito Santo: o método mútuo ou monitorial Artigos De Demanda Contínua

    Gontijo, Cláudia Maria Mendes

    Resumo em Português:

    Este texto tem por finalidade analisar o Regimento Interno das Aulas Publicas de 1.as Letras da Província do Espírito Santo e o método de ensino da leitura e da escrita concretizado nesse Regimento. Para desenvolvimento do estudo, utilizamos a pesquisa documental. O artigo conclui que o uso do método mútuo possibilitou a permanência de modelos tradicionais de ensino da leitura e da escrita baseados no estudo sistemático das letras, das sílabas, da frase e, finalmente, da leitura de textos religiosos e de outros, que visavam à constituição nos indivíduos de sentimentos religiosos e patrióticos. Conclui ainda que a adoção desse método, tendo em vista as condições de funcionamento das escolas, representou a falta de interesse de o Estado agroexportador e escravocrata oferecer condições mínimas de funcionamento das escolas, principalmente quanto à garantia de formação e remuneração adequada dos professores.

    Resumo em Inglês:

    This text aims at analyzing the Regimento Interno das Aulas Publicas de 1.as Letras of the Espírito Santo Province (1871) and the mutual instruction implemented in this Regulation, emphasizing the guidelines to the practice of reading and writing teaching. To develop this study, we used documental research. The article concludes that the utilization of the mutual instruction allowed the maintenance of models of reading and writing teaching based in the systematic study of letters, of the syllables, of the sentence and, finally, of the reading of religious texts and others, which intended the constitution of religious and patriotic feelings in individuals. It also concludes that the adoption of this method, considering the working conditions of the schools, represented the lack of interest of the provincial governments in offering the minimal working conditions of the schools, mainly in reference to the guarantee of adequate education and remuneration of the teachers.
  • Ensinar e aprender Química: a percepção dos professores do Ensino Médio Artigos De Demanda Contínua

    Quadros, Ana Luiza de; Silva, Dayse Carvalho da; Andrade, Frank Pereira de; Aleme, Helga Gabriela; Oliveira, Sheila Rodrigues; Silva, Gilson de Freitas

    Resumo em Português:

    O presente trabalho buscou investigar a percepção dos professores da educação básica sobre as práticas pedagógicas em sala de aula e na escola, as dificuldades enfrentadas e as possíveis maneiras de solucioná-las, assim como as formas por eles utilizadas para se manterem atualizados. A investigação envolveu 93 professores do Ensino Médio de escolas do Estado de Minas Gerais, durante a realização da Olimpíada Mineira de Química (OMQ) 2008. A análise dos comentários feitos pelos professores, no instrumento de coleta de dados utilizado, mostrou que os mesmos tendem a associar as dificuldades que enfrentam principalmente à escola, aos alunos e a questões externas à escola, ou seja, não se assumem como parte dos problemas. Percebemos, também, que associam as principais melhorias na educação básica à infraestrutura da escola e que nem todos participaram de eventos que promovessem a atualização profissional nos últimos dois anos.

    Resumo em Inglês:

    The present study aimed at investigating the perception of High School teachers in pedagogical practices in classrooms and in schools. It evaluates the difficulties encountered by teachers and possible ways to solve them, as well as how teachers keep themselves updated. The research involved 93 Hight School teachers in the schools of the state of Minas Gerais, during the Chemistry Olympiad of the State of Minas Gerais (OMQ) 2008. The analysis of teachers' comments showed that they tend to associate the problems they encounter mainly with to school, students and questions outside the school, in other words, they do not see themselves as part of the problems. We perceive that teachers associate most improvements in education with school facilities and that they have not participated in upgrading courses, meetings or other discussions, as a means of professional updating in the last two years.
  • Músicas, mídias e escola: relações e contradições evidenciadas por crianças e adolescentes Artigos De Demanda Contínua

    Subtil, Maria José Dozza

    Resumo em Português:

    O presente texto reflete sobre a relação entre músicas, mídias e escola tendo como sujeitos de análise crianças e adolescentes, categorias que se constroem socialmente pelas determinações econômicas, culturais, tecnológicas e sociais. Busca-se teorizar sobre as mídias a partir de autores como Adorno, Bourdieu e Canclini entre outros, para entender como alunos de escolas públicas e particulares vivenciam, expressam e significam os objetos musicais midiáticos, em que contextos, tempos, e sob quais mediações numa sociedade em que prevalecem os imperativos mercadológicos. Os instrumentos de pesquisa (questionários, observações e entrevistas) mostram que embora a televisão seja ainda um importante meio de consumo e fruição da música, cada vez mais, em especial com os adolescentes, a internet e as tecnologias digitais assumem a dianteira nesse processo. Aborda-se a temática a partir da compreensão da totalidade e da contradição inerentes à relação com os objetos culturais na sociedade tecnológica contemporânea que promove uma aproximação de universos de classes distintas pelo consumo midiático. A escola é vista como mediação que pode favorecer a produção de conhecimentos sobre a música na explicitação da cultura midiática em sua dimensão histórica e social passível de ser apropriada como fator de emancipação e de consciência crítica em relação à sociedade mais ampla.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses the relation among music, media and school having as subjects of analysis children and teenagers, categories that are socially constructed by economic, cultural, technological and social influences. The theoretical support is taken from authors such as Adorno, Bourdieu and Canclini among others, in order to understand how students from public and private schools live, express and give meaning to musical objects, and also in which contexts and time it happens and under which mediations in a society in which the market influence prevails. The research tools (questionnaires, observations and interviews) show that although television is still an important means used for music consumption and fruition, for teenagers in special, the internet and the digital technologies are taking the lead. The theme is approached from the understanding of its totality and of the inherent contradictions in relation to the cultural objects in the contemporary technological society that promotes an approximation of the universe of distinct social classes by media consumption. School is seen as a mediation that can favor the production of knowledge about music concerning media culture in its social and historical dimension that can be used as an emancipation factor and critical awareness in relation to the wider society.
  • Exame Nacional do Ensino Médio: entre a regulação da qualidade do Ensino Médio e o vestibular Artigos De Demanda Contínua

    Santos, Jean Mac Cole Tavares

    Resumo em Português:

    Nosso artigo apresenta estudo sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) criado, em 1998, pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar as competências e habilidades desenvolvidas pelos alunos do Ensino Médio. Defendemos aqui, a partir de dados e documentos oficiais, de pesquisa com professores do ensino médio e de vasta bibliografia, que o ENEM nasce visando ser um instrumento governamental para forçar um currículo de base nacional, tentando a qualidade da educação via o instrumento avaliativo sendo, assim, reguladora da qualidade. A prova do MEC, desde sua concepção, objetivava ser o instrumento para as mudanças curriculares no Ensino Médio de acordo com a concepção de um mundo em transformação, exigente de novas habilidades e competências. Inicia-se o processo de colocar o exame nacional em primeiro plano para corrigir e orientar os currículos das escolas médias criando novas demandas de conhecimento por meio da avaliação nacional. Sua função reguladora, no entanto, foi perdendo sentido na medida em que as escolas foram encontrando formas de preparar para o exame em momentos extra sala de aula. A competição descabida, entre escolas, entre instituições, entre redes de ensino tomou lugar. O treinamento para a realização da prova tirou o caráter inicial de regular a qualidade.

    Resumo em Inglês:

    Our paper presents a study on the National Examination of High School Education created in 1998 by the MEC to assess the skills and abilities developed by High School students. We stand here, from data and official documents, research with high school teachers and extensive bibliography, that at first ENEM aimed to be an instrument of government to force a national core curriculum, trying to have the quality of education via the evaluation instrument being like this the regulation of quality. The evaluation system of MEC since its inception, aimed to be the instrument for curriculum changes in High School according to the concept of a changing world, demanding new skills and competencies. One begins the process of the first national exam as a way to correct and guide the curricula of middle schools by creating new demands for knowledge through the national evaluation. Its regulatory function, however, started missing its target when schools discovered ways to prepare for the exam in extra moments to the classroom. The senseless competition among schools, among institutions, among educational systems took place. The training for taking the exam ended the initial characteristics of regulation of quality.
  • "Trabalhar com os braços e a cabeça para ver o futuro...": representações sobre educação a partir de trabalhadores rurais assentados da reforma agrária Artigos De Demanda Contínua

    Azevedo, Alessandro Augusto de

    Resumo em Português:

    Trabalho que discute a educação como objeto de representação social entre trabalhadores rurais assentados da reforma agrária. Nesse contexto, a inserção desses sujeitos marcados pela exclusão de direitos elementares no processo de luta pela terra disseminou a esperança de se iniciar uma nova trajetória de vida a partir da conquista da terra e de outros direitos que se sucedem à posse e à consolidação do assentamento, como: trabalho, renda, escola, um pedaço de terra ou uma casa para morar. A valorização da educação escolar entre os assentados adultos é uma cantiga atravessada por "ruídos" como as trajetórias pessoais de exclusão da escola; a itinerância sistemática - anterior à condição de assentado - que transforma cada novo lugar de chegada em momento de reordenamento da vida e reinserção social; as experiências de refundação do presente que se instaura quando se é acampado e, posteriormente, assentado; e, também, pelo abandono com que os poderes públicos, ao longo dos anos, têm tratado o conjunto de demandas socioeconômico-culturais das populações assentadas. Os dados da análise do edifício representacional que compõe a leitura de mundo dos sujeitos deram-se a partir da aplicação de um teste de associação livre, no qual foi solicitado aos entrevistados que apresentassem três expressões consideradas mais associadas à palavra indutora Educação.

    Resumo em Inglês:

    Paper that discusses the subject of education as a social representation among rural workers settled agrarian reform. In this context, the inclusion of these subjects marked by the exclusion of basic rights in the struggle for land spread the hope of starting a new trajectory of life from the conquest of land and other rights that follow the ownership and consolidation of the settlement, as work, income, school, a piece of land or a house to live. The valuation of schooling among adults is a ditty settlers crossed by "noise" as the personal histories of exclusion from school, roaming the systematic - Seated before the condition - that makes every new place of arrival in time for reordering of life and probation; experiences of rebuilding the gift that is established when it is pitched and then seated, and also by the abandonment with the public over the years have dealt with the demands set of socio-economic-cultural settled populations. Data of the building that make up the representational world of the subjects of reading, took place from the application of a free association test, in which respondents were asked to submit three expressions considered more associated with the word inducing Education.
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