Acessibilidade / Reportar erro
Educar em Revista, Número: 46, Publicado: 2012
  • Editorial

  • Apresentação Dossiê Filosofia E Ensino

    Horn, Geraldo Balduíno
  • Integrar cultura e humanismo: desafio pedagógico da Filosofia no Ensino Superior Dossiê Filosofia E Ensino

    Severino, Antônio Joaquim

    Resumo em Português:

    O ensaio visa debater a relevância e a necessidade da Filosofia nos currículos de todos os cursos universitários, mostrando que a presença desse componente formativo é imprescindível como mediação pedagógica no Ensino Superior, tendo em vista a finalidade intrínseca da formação universitária. Parte da premissa de que essa formação, além de garantir aos profissionais preparo científico e técnico, deve lhes assegurar maturidade e sensibilidade intelectuais que gerem referências conceituais e valorativas para a intencionalização de suas práticas no mundo do trabalho, no universo social e na esfera cultural. Defende então que a Filosofia pode exercer esse papel formativo ao explicitar e discutir os problemas do conhecimento, da ação e da existência e, assim, contribuir significativamente para tornar mais consistente a qualificação dos profissionais.

    Resumo em Inglês:

    This essay aims to discuss the relevance and need for Philosophy in the curriculum of all university courses, showing that the presence of this component is essential as formative mediation in University Education, in view of its intrinsic purpose. It assumes that such formation, in addition to ensure scientific and technical preparation to the professional, it must assure them intellectual maturity and sensitivity that generate conceptual and evaluative references to orientate their practices in the workplace, in the social universe and in the cultural sphere. It then argues that Philosophy can play this formative role explaining and discussing the problems of knowledge, action and existence and thus contributing significantly to make professional qualification more consistent.
  • A Filosofia e seu ensino como phármakon Dossiê Filosofia E Ensino

    Kohan, Walter Omar

    Resumo em Português:

    O presente texto busca problematizar o valor e o sentido de ensinar filosofia a partir de sua caracterização como phármakon a partir das figuras de Sócrates e Platão. Numa primeira parte, destaca a forma em que Sócrates apresenta a Filosofia, as suas condições e a ele próprio como filósofo no Fedro e em passagens de outros diálogos de Platão; num segundo momento, detalha a condenação de Platão à escrita no Fedro, levando em consideração aportes críticos de J. Derrida e G. Deleuze para estabelecer o que está em jogo nessa condenação; numa terceira seção, apresenta os efeitos pedagógicos e políticos dessa condenação e como ela coloca Platão numa posição surpreendentemente oposta em relação ao seu próprio mestre, Sócrates. Finalmente, são extraídas algumas conclusões dessa disputa e do valor que ela pode ter para o que hoje pensamos sobre o ensino de Filosofia no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    This article goes back to Socrates and Plato to reach for elements that help us to think about the meaning and sense of teaching Philosophy through the concept of pharmakon. In the first section, we present a characterization that Socrates makes on Philosophy, its conditions and on himself as a philosopher in Phaedrus and in some other dialogues by Plato; the second section offers details of Plato's condemnation for writing in Phaedrus, taking into consideration the criticism of J. Derrida and G. Deleuze to establish what is at stake in that censure; in the third section, the pedagogical and political effects of such condemnation are presented, and also how it places Plato in a surprising opposite position in relation to his own teacher, Socrates. Finally, there are some conclusions of that combat and of its value for those who are now thinking the teaching of Philosophy in Brazil in the present moment.
  • Avaliação em Filosofia: aspectos didáticos e políticos

    Cerletti, Alejandro

    Resumo em Português:

    Toda educação institucionalizada reafirma uma concepção de Estado e o lugar que corresponde ou pode corresponder a cada um dos membros de uma sociedade. A integração progressiva destes membros desde sua infância é realizada em conformidade com um conjunto de requisitos e regulamentos, que são os dominantes, e que tentam garantir que o que existe se mantenha, ou se modifique de uma maneira permitida ou tolerada. A possibilidade de reprodução das sociedades se resolve com a sustentação de um vínculo cultural (difusão das tradições, dos costumes, das práticas sociais ou dos saberes estabelecidos), mas também, e fundamentalmente, político (enquanto garantia do laço social constituído). A avaliação é um procedimento de normalização que engloba prescrições políticas, culturais e pedagógicas. Constitui uma forma de localizar cada um dentro de uma ordem normal de distribuição de lugares a partir da ponderação dos saberes e das práticas e de administrar as possíveis trocas de lugar. Neste trabalho, foram revisadas as hipóteses políticas e pedagógicas que sustentam o ato de evolução no caso particular do ensino institucionalizado da Filosofia. São comentadas algumas perspectivas que permitem visualizar uma dimensão criativa do ensino de Filosofia e sua avaliação, que atribuem um lugar ativo aos sujeitos da aprendizagem, tanto de um ponto de vista individual quanto coletivo.

    Resumo em Espanhol:

    Toda educación institucionalizada reafirma una concepción de Estado y el lugar que corresponde o puede corresponder a cada uno de los miembros de una sociedad. La integración progresiva de dichos miembros desde su infancia es realizada de acuerdo con un conjunto de prescripciones y normativas, que son las dominantes, y que intentan garantizar que lo que hay se mantenga, o se modifique de una manera permitida o tolerada. La posibilidad de reproducción de las sociedades se dirime en el sostenimiento de un vínculo cultural (en tanto difusión de las tradiciones, las costumbres, las prácticas sociales o los saberes establecidos) pero también, y fundamentalmente, político (en cuanto reaseguro del lazo social constituido). La evaluación es un procedimiento de normalización que fusiona prescripciones políticas, culturales y pedagógicas. Constituye una forma de ubicar a cada uno dentro de un orden normal de distribución de lugares a partir de la ponderación de los saberes y las prácticas, y de administrar los posibles cambios de lugar. En este trabajo, se revisarán los supuestos políticos y pedagógicos que suelen sostener el acto de evaluación en el caso particular de la enseñanza institucionalizada de la filosofía. Se comentarán, asimismo, algunas perspectivas que permitan visualizar una dimensión creativa de la enseñanza de la filosofía y su evaluación, que otorgue un lugar activo a los sujetos del aprendizaje, desde un punto de vista individual y colectivo.

    Resumo em Inglês:

    Each institutionalized education reaffirms the conception of State and place that corresponds or can correspond to each member of a society. The progressive integration of the members since their childhood is made according to a set of requisites and norms, which are dominant, and try to guarantee what needs to be maintained or changed, permissively or tolerantly. The possibility of society's reproduction is spread through the social support of a cultural link (in such traditions, habits and established practices' dissemination or knowledge) but also and essentially political (as a social consolidated link). Evaluation is a procedure of normalization that combines political, cultural and educational prescriptions. It is a way of putting each of them in a normal sequence of distribution points regarding places, based on the weighting of knowledge and practices, and management of any changes of place. In this article, we analyze the political and pedagogical assumptions that usually secure the act of assessment, in the case of the institutionalized teaching of philosophy. We will also be discussing some of the perspectives that would report a creative dimension for the teaching of philosophy and its evaluation, which gives an active place for the learning of subjects, based on the individual and collective perspective.
  • O ensino da Filosofia no Brasil no contexto das políticas educacionais contemporâneas em suas determinações legais e paradigmáticas Dossiê Filosofia E Ensino

    Rodrigues, Zita Ana Lago

    Resumo em Português:

    Este texto trata das políticas educacionais contemporâneas no Brasil, da LDBEN 9.394/96, das Diretrizes Curriculares Nacionais (1998), dos PCN-EM (1999) e suas implicações para o ensino da Filosofia no Brasil, abordando aspectos históricos e legais da reinserção desse ensino na escola brasileira de ensino médio, com seus delineamentos legais na LDBEN 9.394/96 e o modo como se tem proposto perspectivas de contraposição às referidas políticas. Questiona os procedimentos relativos a esse processo e levanta algumas sugestões possíveis para ações por parte da Instituição de Ensino Superior, formadora de profissionais para atuar com esses ensinos, e das entidades representativas dos profissionais educadores ligados ao ensino de Filosofia, nessa fase de transições e mudanças paradigmáticas na educação brasileira.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses the contemporary educational policies in Brazil, in accordance with the LDBEN 9.394/96 law, the National curriculum guidelines (1998), the National Curricular Parameters - PCN-EM (1999) and their implications in the teaching of Philosophy in Brazil, addressing historical and legal aspects of the reintegration of this teaching in Brazilian secondary school with its legal delineation on LDBEN 9.394/96 and the way prospects for opposition have been proposed to the referred policies. It also questions the procedures related to this process and raises some possible suggestions for actions on the part of the higher education institution which holds the professional forming for them to work with that teaching and on the part of representative entities of professional educators connected to the teaching of Philosophy, in this transition phase with paradigmatic changes in Brazilian education.
  • Produção discursiva sobre ensino e aprendizagem filosófica Dossiê Filosofia E Ensino

    Tomazetti, Elisete M.

    Resumo em Português:

    Nesse artigo, são apresentadas algumas ideias resultantes da pesquisa "Ensino e Aprendizagem Filosófica em Discurso", que tem como objetivo a análise das produções discursivas sobre ensino e aprendizagem filosófica materializados nos livros publicados a partir do Simpósio Sul-Brasileiro sobre Ensino de Filosofia, organizado pelo Fórum Sul de Cursos de Filosofia da Região Sul do Brasil. Durante uma década, o referido evento foi realizado, anualmente, em alguma universidade da região, com posterior publicação de um livro. Há, portanto, um significativo conjunto de livros que guardam discursos sobre o ensino de Filosofia no contexto da escola básica e sobre a formação dos professores de Filosofia nas instituições de Ensino Superior. Procurou-se realizar um exercício de análise discursiva inspirada na obra de Michel Foucault.

    Resumo em Inglês:

    This paper brings some ideas formulated in the "Philosophical Teaching and Learning in Discourses" research project, which aims at analyzing discursive production on philosophical teaching and learning, embodied in published books managed from the South Brazilian Symposium on Teaching Philosophy, organized by the Forum of South Philosophy Programs in the Southern Brazil. For one decade, this event was held at one of the universities in the region year by year, with subsequent publication of a book. Thus, there is an important collection of books that hold discourses on philosophy teaching about elementary education and on Philosophy teachers training in Higher Educational institutions. An exercise in discourse analysis was carried out based on Michel Foucault's works.
  • A formação dos professores de Filosofia e o paradoxo do "giro filosófico"

    Ruggiero, Gustavo

    Resumo em Português:

    Este artigo recupera a leitura de um texto do professor Guillermo Obiols com o duplo propósito de manter viva a memória de uma busca filosófica coletiva e promover um balanço de nossas práticas de ensino de Filosofia. Também tem o propósito de pensar a formação dos futuros professores de Filosofia desde uma perspectiva filosófica que assuma a centralidade do projeto de autonomia como horizonte de um trabalho de reconstrução de sua própria subjetividade.

    Resumo em Espanhol:

    En el presente artículo se recupera la lectura de un texto del profesor Guillermo Obiols con el doble propósito de mantener viva la memoria de una búsqueda filosófica colectiva e intentar a su vez un balance de nuestras prácticas de enseñanza de la Filosofía. Se propone también pensar la formación de los futuros profesores de Filosofía desde una perspectiva filosófica que asuma la centralidad del proyecto de autonomía como horizonte de un trabajo de reconstrucción de la propia subjetividad.

    Resumo em Inglês:

    This article recovers the reading of a text by professor Guillermo Obiols with the dual purpose of keeping the memory of a collective philosophical search alive and, in turn, trying to balance our Philosophy teaching practices. There is also a proposal to consider the qualification of future Philosophy teachers from a philosophical perspective that assumes the core of the autonomy project as the basis of the reconstruction work on subjectivity itself.
  • A Filosofia e seu ensino a partir de uma perspectiva da teoria crítica Dossiê Filosofia E Ensino

    Tesser, Gelson João; Horn, Geraldo Balduíno; Junkes, Delcio

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa dois pressupostos teóricos considerados centrais da prática do ensinar e aprender Filosofia: o agir comunicativo em Habermas e o pensar como forma de resistência em Adorno. A Filosofia e seu ensino em Habermas são desenvolvidos a partir da teoria do agir comunicativo, proporcionando-nos uma base teórica de reflexão, de uma educação racional e crítica. Na perspectiva adorniana, a função social do ensino está intrinsecamente ligada à crítica da sociedade burguesa e, por conseguinte, com a indústria cultural. Adorno procura mostrar que a educação formal tem um forte poder de resistência em relação ao rumo caótico do processo civilizatório. Aproximar esse sentido adorniano de resistência à prática de ensinar Filosofia é o intento proposto aqui. Ensinar Filosofia significa não aceitar as imposições políticas, institucionais e sociais como sendo naturais. A tarefa da Teoria Crítica - da Filosofia como ensino -, tem uma dimensão que remete à busca do exercício da autonomia do sujeito e de sua emancipação social.

    Resumo em Inglês:

    This paper analyzes two central theoretical assumptions regarded in the practice of teaching and learning philosophy: communicative action in Habermas and thinking as a way of resistance in Adorno. Philosophy and its teaching are developed from Habermas's theory of communicative action which provides us with a theoretical basis for reflection and critical education. In the Adornian perspective, the social function of education is intrinsically linked to the critique of the bourgeois society and, therefore, the cultural industry. Adorno seeks to show that formal education has a strong power of resistance against the chaotic path of civilization. Bringing this Adornian sense of resistance to the practice of Philosophy teaching is the purpose proposed here. Teaching Philosophy does not consist of accepting the political, institutional and social enforcements as natural. The task of Critical Theory - as teaching Philosophy -, has a dimension that refers to the pursuit of autonomy by the individual and his social emancipation.
  • Reflexões sobre o ensino de Filosofia Dossiê Filosofia E Ensino

    Diez, Carmen Lúcia Fornari; Cunha, Rosâni Kucarz da

    Resumo em Português:

    O trabalho tem por norte pensar o ensino da Filosofia segundo Nietzsche, especialmente quando este se remete aos gregos antigos para mostrar como conseguiram tão espetacularmente realizar um duplo movimento no qual, ao mesmo tempo em que absorveram culturas e tradições de outros povos, também as superaram. Mesmo não pretendendo qualquer originalidade, transcenderam seus antepassados e coetâneos, tornando-se tão inovadores que após eles nada mais de importante foi criado. O que lhes permitiu irem tão longe foi utilizarem o aprendido para a vida, ao invés de para o conhecimento erudito, pois, segundo Nietzsche, tanto ser compelido ao saber quanto repugná-lo são atitudes igualmente bárbaras. Todavia, os gregos, por uma agonística da existência, controlaram tal arroubo para, em troca, viver imediatamente tudo o que aprendiam. Partindo desta perspectiva é que se deseja desenvolver uma reflexão sobre o papel do ensino da Filosofia, entendendo que a Filosofia no âmbito da educação tem o desígnio de instigar que o acesso ao conteúdo filosófico ocorra concomitante à criação de novos modos de pensar sobre o pensamento. Entende-se que é fundamental que se caminhe em direção ao desenvolvimento do senso crítico, mas também se entende que um pensamento crítico não surge ao acaso de modo autóctone. Ele precisa ser cultivado com conceitos e empiria, de forma a exceder-se a si mesmo, como diria Nietzsche, para constituir-se em espírito livre.

    Resumo em Inglês:

    This paper intends to think the teaching of Philosophy according to Nietzsche, especially when it refers to the ancient Greeks to show how they have so spectacularly performed a double movement in which, they have absorbed the cultures and traditions of other peoples and also exceeded it. While not claiming any originality, they transcended their ancestors and contemporaries, becoming so innovative that nothing more important has been created after them. What allowed them to go so far was using their learning for life, rather than to scholarly knowledge, because, according to Nietzsche, not only being compelled to learn but also disgust it were both barbaric attitudes. However, the Greeks, for an agonistic existence, have managed to rule their burst, in exchange for living immediately everything they learned. From this perspective we intend to develop a reflection on the role of teaching Philosophy, understanding that Philosophy in education has the aim of instigating the access to the philosophical content to occur simultaneously to the creation of new ways of thinking about thinking. It is understood that it is essential to work toward the development of critical sense, but also that one critical thinking does not come randomly on a native way. It needs to be cultivated with concepts and empiricism, in order to outdo himself, as Nietzsche would say, to constitute a free spirit.
  • Avaliação do aprendizado discente: estudo com professores de Escolas Públicas Artigos De Demanda Contínua

    Andriola, Wagner Bandeira

    Resumo em Português:

    O texto relata os resultados de um estudo efetivado com 40 professores do Sistema Educacional do Estado do Ceará, os quais foram sondados acerca das potencialidades e dificuldades inerentes à avaliação do aprendizado dos alunos. Os resultados da pesquisa sugerem que os professores: a) usam o diálogo com os alunos e os recursos audiovisuais como duas estratégias para motivá-los para o aprendizado; b) compreendem a aprendizagem como processo cognitivo de internalizar e aplicar os conhecimentos adquiridos; c) creem que são totalmente responsáveis pelo progresso dos discentes; d) dão ênfase à participação dos alunos nas atividades de sala de aula, ao desempenho destes em provas escritas, em pesquisas escolares e em trabalhos em grupo. Alegam, no entanto, que os principais empecilhos ao aprendizado são a falta de interesse dos alunos, a indisciplina em sala de aula, bem como o distanciamento da família da escola. De posse dos resultados das avaliações da aprendizagem, os professores geralmente revisam os conteúdos nos quais houve baixo nível de rendimento dos discentes, bem como tendem a refletir acerca dos erros mais cometidos pelos discentes. Com base nessas informações, alguns professores alegam modificar as estratégias de ensino, bem como usar estratégias pedagógicas mais variadas.

    Resumo em Inglês:

    This paper reports the results of a study with 40 teachers from the Educational System from the State of Ceará, which were probed on the potentialities and difficulties inherent in assessing student learning. The survey results suggest that teachers: a) use the dialogue with students and audiovisual resources as two strategies to motivate them for learning; b) understand the cognitive process of learning and how to internalize and apply the acquired knowledge, c) believe they are fully responsible for the progress of students; d) give emphasis to the students' participation in the classroom activities as well as to their performance in a written exam, in school research and in group works. They argue, however, that the main obstacles to their learning are lack of students' interest, lack of discipline in the classroom and the distance between the family and the school. With the results of learning assessment, teachers often review the contents of which students had low performance, and they tend to reflect more about the errors committed by students. Based on this information some teachers claim to modify teaching strategies and use more varied teaching strategies.
  • Teorias subjetivas de professores sobre a motivação e suas expectativas de sucesso e fracasso escolar

    Castro-Carrasco, Pablo Javier; General, Francis; Jofré, Richard; Sáez, Nicolás; Vega, Ángela; Bortoluzzi, Mariella

    Resumo em Português:

    Pesquisa qualitativa que procura descrever e interpretar as teorias subjetivas de um grupo de professores de uma escola técnica pública sobre a motivação escolar (seu papel como agente motivacional e motivação relacionada às alunas) e suas expectativas a respeito do sucesso e fracasso escolar. Os dados coletados, mediante observação direta de reuniões dos professores e de uma entrevista grupal em profundidade, foram analisados utilizando-se o programa Atlas-Ti, seguindo as orientações da Grounded Theory. Os resultados mostram que a supervalorização, por parte dos professores, quanto à sua responsabilidade como agente motivacional ignora outras variáveis no processo ensino-aprendizagem, dependentes tanto das alunas como do contexto educativo, e que suas expectativas de sucesso ou fracasso se relacionam diretamente com os objetivos do estabelecimento.

    Resumo em Espanhol:

    Investigación cualitativa que busca describir e interpretar las teorías subjetivas de un grupo de profesores de un liceo técnico público acerca de la motivación escolar (rol como agente motivacional y motivación inherente a las alumnas) y sus expectativas acerca del éxito y fracaso escolar. Los datos recolectados mediante observación directa de reuniones de profesores y de una entrevista grupal en profundidad, fueron analizados mediante el programa Atlas-Ti, siguiendo orientaciones de la Grounded Theory. Los resultados muestran que la sobreatribución que hacen los profesores acerca de su responsabilidad como agente motivacional ignora otras variables del proceso enseñanza-aprendizaje, dependientes tanto de las alumnas como del contexto educativo, y que sus expectativas de éxito o fracaso se relacionan directamente con los objetivos del establecimiento.

    Resumo em Inglês:

    Qualitative research that looks to describe and to interpret the subjective theories of a group of teachers from a public technical high school about school motivation (its role as a motivational agent and the motivation inherent in the pupils), and their expectances about the school success and school failure. The information gathered by means of direct observation of meetings of teachers and of interviews in depth was analyzed by means of the program Atlas-Ti, following orientations from the Grounded Theory. The results show that the over attribution that the teachers do about their responsibility as motivational agents, ignores other variables of the teaching-learning process. It depends so much on the pupils as on the educational context, and that their success-failure expectancies are related directly to the targets of the establishment.
  • Percepção de alunos de Pós-Graduação em Zootecnia da FAEM/UFPEL a respeito de sua capacitação para a docência Artigos De Demanda Contínua

    Valente, Beatriz Simões; Rodrigues, Carla Gonçalves

    Resumo em Português:

    Este estudo tem como objetivo investigar a contribuição do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) para a formação e o exercício do trabalho docente a partir da percepção de alguns de seus alunos. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa do tipo etnográfico, onde se utilizou para a coleta de dados um questionário e uma entrevista semiestruturada, que foi aplicada a seis doutorandos do referido Programa. Percebemos, por meio da análise das convergências e divergências das respostas obtidas, que o sentimento de insegurança e desconforto esteve presente durante a primeira experiência docente de todas as entrevistadas, o que parece ainda ser uma constante. Entretanto, ressaltam o estágio de docência orientada como um dos pontos positivos de sua formação dentro do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia. Contudo, as alunas têm plena consciência de que a profissionalização docente não se baseia em uma perspectiva de ensaio e erro, em decorrência das aprendizagens que realizam com seus próprios alunos.Acreditam que sejam necessários os saberes pedagógicos da profissionalização do ofício docente, mesmo que muitas vezes não saibam quais. Desta forma, sugerem que disciplinas da área pedagógica sejam inseridas na grade curricular do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, sendo ministradas por professores da área da Educação.

    Resumo em Inglês:

    This study aims to investigate the contribution of the Post-Graduation Program in Animal Science of Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM) from Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) for the formation and the teaching practice from the perspective of some of its students. The study is characterized as qualitative and of the ethnographic kind. A questionnaire and a semi-structured interview applied to six doctorate students from the Program were used for the data gathering. Through the analysis of convergence and divergence of the obtained answers, it was noticed that the feeling of insecurity and discomfort was present during the first teaching experience of all interviewees. However, they emphasize the oriented teacher training as one of the strengths of their training within the Post-Graduation Program in Animal Science. Still, the students are aware that the teacher professionalization is not based on the perspective of trial and error as a result of the learning they have with their own students. They believe in the necessity of including pedagogical knowledge in the professionalization of the teaching profession, even if they often do not know what they are. They also suggest that pedagogical subjects are inserted into the educational curriculum of the Post-Graduation Program in Animal Science, being taught by professors from the Education field.
  • Monitoramento em Promoção de Saúde: uma experiência de capacitação de adultos em um Estado do Nordeste brasileiro Artigos De Demanda Contínua

    Santos, Elizabeth Moreira dos; Oliveira, Egléubia Andrade de; Cruz, Marly; Leal, Aline; Duque, Aline; Cunha, Carlos Leonardo

    Resumo em Português:

    Este artigo tem como objetivo descrever e refletir, sistematicamente, sobre a experiência de implantação de processos de monitoramento do Programa Ação Saúde (PAS) como uma experiência de tradução, contextualizada na interface entre a atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS) e comunidades com características urbano-rurais. O PAS constituiu-se como uma proposta pedagógica baseada em competências e utilizou a metodologia da problematização. Os processos do PAS são tomados sob a ótica das operações de tradução, tais como: problematização, mobilização, enredamento e alinhamento. O monitoramento desses processos coloca em destaque os dilemas da mensuração, acompanhamento e reflexão compartilhada de seus efeitos tangíveis e intangíveis. A implementação do sistema de monitoramento intermediada por uma instituição pública acadêmica buscou contribuir para modelos de parcerias público-privadas em políticas de desenvolvimento social. Dentre as conexões promissoras estabelecidas no PAS, foi enfatizada a identificação da agenda pública no setor saúde como rota a ser fortalecida e potencializada, bem como ações de advocacy em torno da escolha de temáticas e prioridades locais. Concluiu-se que a configuração da rede de promoção de saúde foi influenciada por contextos geopolíticos diferenciados dos municípios, em especial para a sustentabilidade e implementação dos projetos locais e o estímulo a uma cultura local em Monitoramento e Avaliação - M&A.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to systematically describe and reflect on the experience of implementing monitoring processes of the Programa Ação Saúde (PAS), or Health Action Programme, as an experience of translation, contextualized in the interface between primary care from the Sistema Único de Saúde (SUS), or Unified Health System, and communities with urban-rural characteristics. The PAS has established itself as a pedagogic proposition based on skills and has used the methodology of problematization. The processes of the PAS are taken under the perspective of translation operations, such as: problematization, mobilization, networking and alignment. The monitoring of those processes highlights the dilemmas of measurement, monitoring and shared reflection of their tangible and intangible effects. The implementation of the monitoring system, mediated by a public academic institution sought to contribute to models of public-private partnerships in social development policies. Among the promising connections established in the PAS, the identification of the public agenda in the health sector has been emphasized as a route to be strengthened and improved, as well as advocacy actions around the choice of local themes and priorities. It was concluded that the configuration of the health promotion network was influenced by different geopolitical contexts of the municipalities, especially for the sustainability and implementation of local projects and the incentive to a local culture in Monitoring and Evaluation - M&E.
  • Estágio supervisionado: concepções e práticas em ambientes escolares Artigos De Demanda Contínua

    Milanesi, Irton

    Resumo em Português:

    Apresentamos por meio deste artigo o resultado de uma investigação realizada com professores regentes de escolas públicas do município de Cáceres-MT. O texto é parte de uma pesquisa realizada, sob o título "O estágio supervisionado na formação docente: a prática pedagógica dos estagiários a partir da visão dos professores regentes das escolas-campo". Em nossas análises, apresentamos a concepção de estágio presente no pensamento dos professores regentes e a avaliação que tais docentes fazem quanto aos aspectos que consideram positivos no estágio. A metodologia utilizada tem como pressuposto de investigação a pesquisa qualitativa, com a aplicação de um questionário a 62 professores regentes das escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio da cidade de Cáceres-MT. As perspectivas aqui apontadas nos remetem para a compreensão dos desafios enfrentados na formação docente por intermédio da relação que se estabelece entre a escola e a universidade por ocasião da realização do estágio supervisionado.

    Resumo em Inglês:

    We present by this article the result of an investigation carried out with public schools teachers of the city of Cáceres-MT. The text is part of a research under the heading The supervised training in teacher formation: pedagogical practice of the trainees from the vision of the teachers in the rural school. In our analyses we presented the conception of the supervised training related to the teachers' thought and the evaluation of such teachers about positive aspects they consider in this practice. The methodology used has as assumption of research the qualitative research, with the application of a questionnaire for 62 teachers from elementary and high public schools in the city of Cáceres-MT. The perspectives pointed here lead us to the understanding of the challenges faced in the teacher formation through the relationship between the school and the university for the realization of the Supervised Training.
  • A precarização do trabalho docente no Ensino Superior: dos impasses às possibilidades de mudanças Artigos De Demanda Contínua

    Santos, Sheila Daniela Medeiros dos

    Resumo em Português:

    Este artigo tem por objetivo analisar o impacto do sistema de acumulação flexível e das concepções neoliberais no trabalho docente, aprofundando o estudo sobre a (re)significação dos papéis sociais de professor construídos/negociados nas relações que se instauram na docência do Ensino Superior. Para efetivar esse estudo, foram realizadas observações em uma universidade particular situada em um município da região de Campinas. As análises do material empírico, a partir dos pressupostos teórico-metodológicos de Antunes e Vygotsky, mostraram que nos conflitos e tensões da cotidianidade do trabalho docente emergem complexos movimentos de fuga, mas também de enfrentamento e ruptura, que promovem o dissenso resgatando o compromisso social coletivo e o devido reconhecimento dos direitos fundamentais de todo e qualquer ser humano à cidadania.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to examine the impact of the system of flexible accumulation and neoliberal ideas in the teachers' work deepening the study about the (re)signification of the social roles of teachers constructed/negotiated in relations which are established in the teaching of Higher Education. To carry out this study, observations were made at a private university located in a municipality in the region of Campinas. The analyses of empirical material from the theoretical and methodological assumptions by Antunes and Vygotsky showed that in the conflicts and tensions of the routine of teachers' work complex movements of escape emerge, but also of confrontation and disruption, advancing the dissent, rescuing the collective social commitment and rightful recognition of the fundamental rights of every human being to their citizenship.
  • Convergência de recursos e mediação para inclusão digital: casos baianos Artigos De Demanda Contínua

    Neves, Barbará Coelho; Couto, Edvaldo Souza

    Resumo em Português:

    A partir dos estudos sobre a cibercultura, com ênfase na inclusão digital, o texto discute aspectos iniciais de uma pesquisa em desenvolvimento que procura aprofundar o tema da mediação e da convergência de recursos na inclusão digital no Estado da Bahia. Temos como objeto os pontos de inclusão digital (PID) de três municípios baianos verificados como potenciais para adoção do modelo de acesso baseado em letramento. A abordagem do estudo é qualitativa, descritiva e analítica. O trabalho defende e conclui que pensar a inclusão digital a partir da convergência dos recursos e da mediação pode proporcionar um salto de qualidade na realidade dos telecentros públicos baianos.

    Resumo em Inglês:

    From studies of cyberculture, with emphasis on digital inclusion, this article discusses aspects of a research development that seeks to examine the subject of mediation and convergence of resources on digital inclusion in the State of Bahia. Our focus is on points of digital inclusion (PID) of three municipalities in Bahia checked as potential for the adoption of an access model based on literacy. The study approach is qualitative, descriptive and analytical. This paper argues and concludes that thinking about the digital inclusion from the convergence of resources view and from Mediation can provide a quality leap in the reality of public centers in Bahia.
  • Memória e História em livros didáticos de História: o PNLD em perspectiva Artigos De Demanda Contínua

    Almeida, Fabiana Rodrigues de; Miranda, Sonia Regina

    Resumo em Português:

    História e Memória, ainda que possam ser tomadas como categorias conceituais intrinsecamente vinculadas, dizem respeito a processos e dimensões da cultura com distinções e especificidades epistemológicas importantes, teorizadas em seus aspectos distintivo e contraditório, prioritariamente a partir da divulgação do clássico de Pierre Nora (1997). Ambas são componentes importantes do saber histórico escolar e ambas possuem lugar na matriz disciplinar da História, desde o processo de construção das bases de seu código disciplinar, para utilizarmos a expressão cunhada por Raimundo Cuesta Fernandes (1998). Contudo, muitas vezes tais distinções são obscurecidas em face de uma tentativa de homogeneização epistemológica que pode provocar implicações importantes para a compreensão do ensino de História. O objetivo desse artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa desenvolvida entre os anos 2009-2012 que - avaliando a totalidade das obras aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2011 para a disciplina História e, portanto, partindo de um corpus documental representativo daquilo que circula em todo o território nacional, sob a chancela do Estado brasileiro - buscou cartografar tanto a presença quanto a indiferenciação desses campos nos livros didáticos brasileiros.

    Resumo em Inglês:

    Although they may be taken as conceptual categories intrinsically linked, History and Memory relate to processes and dimensions of culture with important epistemological distinctions and specificities, theorized in their distinctive and contradictory aspects, primarily since the release of the classic by Pierre Nora (1997). Both of them are important components of the scholar historical knowledge and the two of them have a place in the disciplinary matrix of History, from the process of constructing its basis for disciplinary code, using the expression coined by Raimundo Cuesta Fernandes (1998). However, such distinctions are often blurred in the face of an attempt of epistemological homogenization which can cause important implications for the comprehension of History teaching. The aim of this paper is to present the results of a survey conducted between 2009-2012 - evaluating the totality of works approved by the National Program of Schoolbooks (PNLD - 2011) for the discipline of History and therefore starting from a representative documental corpus concerning what circulates throughout the national territory, under the auspices of the Brazilian State -, seeking to map both the presence and the indifferentiation of those fields in Brazilian schoolbooks.
  • Uma introdução ao Ensino da Filosofia Resenha

    Teixeira, Luciana da Silva
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br