Acessibilidade / Reportar erro
Educar em Revista, Número: 47, Publicado: 2013
  • Editorial

  • Apresentação Dossiê Relações Étnico-Raciais E Práticas Pedagógicas

    Silva, Paulo Vinicius Baptista da; Gomes, Nilma Lino; Araujo, Débora Cristina de
  • As práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na escola na perspectiva de Lei 10.639/2003: desafios para a política educacional e indagações para a pesquisa Dossiê Relações Étnico-Raciais E Práticas Pedagógicas

    Gomes, Nilma Lino; Jesus, Rodrigo Ednilson de

    Resumo em Português:

    Este artigo discute os procedimentos metodológicos e os resultados da pesquisa nacional "Práticas Pedagógicas de Trabalho com Relações Étnico-Raciais na Escola na Perspectiva de Lei 10.639/2003". Esta investigação, apoiada e financiada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC), em parceria com a Representação da UNESCO no Brasil e coordenada pelo Programa de Ações Afirmativas na UFMG, envolveu cinco Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros de universidades públicas federais brasileiras e apresenta os dilemas, desafios e limites do processo de implementação do ensino de História da África e das Culturas Afro-Brasileiras nas escolas públicas e privadas da educação básica brasileira. De maneira irregular e muito complexa, o processo de implementação dessa legislação - uma alteração da LDB - torna-se imprescindível para compreender os desafios da política pública em educação e a diversidade, bem como novos elementos de análise para a pesquisa educacional.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses the methodological procedures and results of the national research "Pedagogical practices with ethnic-racial relations in the school from the perspective of Law 10.639/2003". This study was supported and funded by the Secretariat of Continuing Education, Literacy, Diversity and Inclusion (SECADI/MEC) in a partnership with UNESCO-Brazil and coordinated by the Affirmative Action Program at UFMG. It involved five Centers of Afro-Brazilian Studies from Brazilian federal universities and exposes the dilemmas, challenges and limitations of the implementation process of the teaching of history of Africa and Afro-Brazilian cultures in public and private primary schools. Although irregular and complex, the implementation process of this legislation, involving a change in the LDB (Brazilian education laws), is crucial to understand the challenges and the diversity of public policies in education, as well as the new elements of analysis for educational research.
  • Relações étnico-raciais e práticas pedagógicas em Educação Infantil Dossiê Relações Étnico-Raciais E Práticas Pedagógicas

    Silva, Paulo Vinicius Baptista da; Souza, Gizele de

    Resumo em Português:

    O artigo discute as práticas pedagógicas observadas em uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) da Região Sul do Brasil, a partir de dados coletados para a pesquisa nacional "Práticas Pedagógicas de Trabalho com Relações Étnico-Raciais na Escola na Perspectiva de Lei 10.639/2003". As práticas pedagógicas observadas focaram-se principalmente na Literatura Infantil e nas imagens que circulam na escola. Os resultados foram cotejados com os de outros estudos sobre relações raciais e Educação Infantil que analisam práticas pedagógicas. A análise aponta para um trabalho de efetiva valorização da população negra, mas ao mesmo tempo mostra uma série de limitações e contradições internas na escola.

    Resumo em Inglês:

    The paper discusses the pedagogical practices observed in a Municipal School of Early Childhood Education (EMEI) of Southern Brazil, from data collected for the national survey "Pedagogical practices with ethnic-racial relations in the school from the perspective of Law 10.639/2003". The observed teaching practices focused mainly on Children's Literature and the images that circulate in school. The results were compared with those from other studies on racial relations and Kindergarten, analyzing teaching practices. The analysis points to effective recovery of the black population, but at the same time a number of limitations and internal contradictions in school.
  • Implementação da Lei 10.639/2003: mapeando embates e percalços Dossiê Relações Étnico-Raciais E Práticas Pedagógicas

    Souza, Florentina da Silva; Pereira, Leticia Maria da Souza

    Resumo em Português:

    Este artigo tem por objetivo analisar os embates e sucessos encontrados por estudantes e docentes de escolas públicas no desenvolvimento de práticas pedagógicas voltadas para a implementação da Lei 10.639/2003. A reflexão crítica visa contribuir para discussões sobre Educação das Relações Étnico-Raciais e, para tanto, recorremos a entrevistas e observações feitas em escolas de quatro Estados da região Nordeste durante a pesquisa nacional "Práticas Pedagógicas de Trabalho com Relações Étnico-Raciais na Escola na Perspectiva da Lei 10.639/2003". São analisadas entrevistas realizadas com diretoras, coordenações pedagógicas e professoras/es, como também grupos de discussão formados por estudantes de seis diferentes escolas da região, sobre temas como: a constituição das identidades étnico-raciais, acesso a material didático e informativo sobre cultura brasileira e afro-brasileira. Nas discussões e entrevistas, constatamos que, não obstante algumas experiências exitosas, a maioria do corpo docente, gestores/as e funcionários/as das escolas investigadas carece ainda de melhorar as informações e conhecimentos sobre a Lei 10.639/2003, sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, além de outros documentos de orientação para a Educação das Relações Étnico-Raciais, com vistas a implementar práticas pedagógicas de feição intercultural que contribuam para a constituição de espaços educacionais nos quais a diferença e a diversidade sejam respeitadas e valorizadas.

    Resumo em Inglês:

    This article's intent is to analyze the difficulties and successes of public school students and faculty in the development of pedagogical practices supporting the implementation of Law 10.639/2003. This critical reflection looks to contribute to discussions about Ethnic-Racial Relations Education and in order to do that, we utilize interviews and observations realized at schools in four northeastern States during the national research "Pedagogical practices with ethnic-racial relations in the school from the perspective of Law 10.639/2003". We analyze interviews conducted with school directors, pedagogical coordinators, and teachers, as well as with discussion groups comprised of students from six different schools of the region, about themes such as: the constitution of ethnic-racial identities, access to educational material, and information about Brazilian and Afro-Brazilian culture. The discussions and interviews showed that, despite some positive experiences, the majority of the faculty, directors, and employees of the schools under investigation were in need of information and knowledge about the Law 10.639/2003, about the National Curricular Guidelines for Ethnic-Racial Relation Education and for the Teaching of Afro-Brazilian History and Culture, as well as about other helpful documents concerning ethnic-racial relations education, thus hindering the implementation of intercultural pedagogical practices that contribute to the constitution of educational spaces in which difference and diversity are respected and valued.
  • Os conteúdos étnico-raciais na educação brasileira: práticas em curso Dossiê Relações Étnico-Raciais E Práticas Pedagógicas

    Coelho, Wilma de Nazaré Baía; Coelho, Mauro Cezar

    Resumo em Português:

    A Lei 10.639/2003, desde que foi promulgada, engendrou uma nova dinâmica nas escolas. Instados pelas determinações legais, gestores e professores formularam alternativas para fazer frente aos dispositivos que introduziram as temáticas da História da África e da Cultura Afro-Brasileira nos currículos escolares do Ensino Fundamental. A análise sobre essas iniciativas evidencia mais do que a visão que esses agentes escolares cultivam sobre as temáticas propostas. Ela viabiliza um quadro singular do ambiente escolar, de suas virtudes e vícios. A partir da análise de seis escolas, de quatro Estados da Região Norte, o artigo demonstra que o improviso e a "boa intenção" superam, em muito, o investimento em pesquisa e formação continuada, para o enfrentamento da questão étnico-racial. Os resultados positivos, importantíssimos para os alunos, não escondem a fragilidade das iniciativas.

    Resumo em Inglês:

    The Law 10.639/2003, since it was enacted, engendered a new dynamic in schools. Urged by statutory stipulations, managers and teachers formulated several alternatives to cope with the rules that introduced the themes of African History and Afro-Brazilian Culture in school curricula of elementary school. The analysis of those initiatives show more than meets the agents' eyes about the ways they cultivate those proposed themes. It also enables a peculiar framework of the school environment, it's virtues and vices. From the analysis of six schools in four States of the Brazilian Northern Region, the article demonstrates that improvisation and "good intentions" surpass, by far, the investment in research and continuing education, to confront the ethnic-racial issue. The positive results, very important for the students, however, do not hide the weakness of such initiatives.
  • A Lei 10.639/2003 e a Escola de Educação Especial: um desafio a mais para a formação de professores Dossiê Relações Étnico-Raciais E Práticas Pedagógicas

    Oliveira, Elânia de

    Resumo em Português:

    O artigo apresenta elementos para uma reflexão sobre a implementação do artigo 26-A da LDB (modificado pelas Leis 10.639/2003 e 11.645/2008) à luz dos desafios da educação especial. O artigo analisa as práticas pedagógicas no contexto de uma escola especializada em educação de surdos. Dados coletados em uma escola da Região Sudeste do país, na pesquisa nacional "Práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na escola na perspectiva de Lei 10.639/2003", em instituição de ensino especializada no atendimento a estudantes surdos, sugerem que, para além da formação específica dos profissionais, a Educação das Relações Étnico-Raciais é também uma demanda urgente.

    Resumo em Inglês:

    The paper presents elements for a reflection on the implementation of Article 26-A of the LDB (modified by Law 10.639/2003 and 11.645/2008) in the light of the challenges of special education. The article examines the pedagogical practices in the context of a school specializing in deaf education. Data collected in a school in the Southeast, the national research "Pedagogical practices with ethnic-racial relations in the school from the perspective of Law 10.639/2003", in an educational institution specialized in caring for deaf students, suggest that in addition to specific training for professionals, education for the ethnic-racial relations is also an urgent demand.
  • Dilemas e aporias subjacentes aos processos de implementação da Lei 10.639/2003 Dossiê Relações Étnico-Raciais E Práticas Pedagógicas

    Santana, Moisés de Melo; Luz, Itacir Marques da; Silva, Auxiliadora Maria Martins da

    Resumo em Português:

    Este artigo reflete sobre os dilemas e as aporias subjacentes aos processos de implementação da Lei 10.639/2003 reafirmados na pesquisa "Práticas Pedagógicas de Trabalho com Relações Étnico-Raciais na Perspectiva da Lei 10.639/2003" na região NE II, envolvendo os Estados de Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Piauí e Rio Grande do Norte, realizada em 2009 pela UNESCO e MEC - Ministério da Educação - e coordenada pelo Programa de Ações Afirmativas da UFMG. A pesquisa foi de cunho qualitativo, utilizou procedimentos metodológicos de análise documental, entrevistas e observações de campo. A perspectiva teórica que referendou as análises foi o transculturalismo crítico, em fase de constituição. Os autores que têm referendado essa perspectiva são Santos (2003), Santana (2000), Assmann (1994), Benjamin (1994), Hall (2003), McLaren (1993), Munanga (1996a, 1996b, 1996c), Tinhorão (1991) e Todorov (1999). Os resultados do trabalho indicam que a Educação das Relações Étnico-Raciais só superará seus dilemas e aporias fundamentais quando a educação escolarizada incorporar efetivamente o princípio da diversidade cultural humana enquanto eixo orientador das práticas educativas escolarizadas. O trabalhou também apontou para a necessidade de o Estado desenvolver programas estruturadores que articulem os processos de formação inicial e continuada de professoras/es com os Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e os Grupos de Trabalho das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação que tratam da Educação das Relações Étnico-Raciais.

    Resumo em Inglês:

    This article reflects on the dilemmas and aporias underlying the processes of implementation of Law 10.639/2003 reaffirmed in research "Pedagogical practices with ethnic-racial relations in the school from the perspective of Law 10.639/2003" in NE region II, involving the States of Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Piauí and Rio Grande do Norte performed in 2009 by UNESCO and MEC - Ministry of Education and coordinated by the Affirmative Action Program of UFMG. The research was qualitative, and used the methodological procedures of document analysis, interviews and field observations. The theoretical perspective endorsing the analysis was the critic transculturalism in the constitution stage. Authors who have endorsed this perspective are Santos (2003), Santana (2000), Assmann (1994), Benjamin (1994), Hall (2003), McLaren (1993), Munanga (1996a, 1996b, 1996c), Tinhorão (1991) and Todorov (1999). The results indicate that the Education of Ethnic-Racial Relations is only going to overcome their dilemmas and fundamental aporias, when the school education effectively incorporate the principle of human cultural diversity as the guiding axis of educational practices. This work also pointed to the State's need to develop structuring programs that articulate the processes of initial and continued training of teachers with the Centers of Afro-Brazilian Studies and the Working Groups of the state and municipal departments of Education dealing with Ethnic-Racial Educational Relations.
  • Entre negro escuro e moreno claro: discursos e identidades étnicas em meninos e meninas afrodescendentes em contexto escolar de Bogotá

    Soler Castillo, Sandra

    Resumo em Português:

    A partir da análise do discurso e da psicologia social, esse texto tenta compreender a forma como constroem identidades étnico-raciais meninos e meninas afrodescendentes de seis a doze anos, em contextos escolares de Bogotá. O objetivo é identificar os mecanismos discursivos que permiten conhecer como se originam os processos identitários a partir da aceitação ou negação da etnicidade, o que pode levar a incidir sobre processos de adaptação, resistência ou negociação. Os achados sugerem que as crianças iniciam cedo sua autoidentificação étnico-racial a partir da cor da pele, na qual diferenciam uma ampla escala cromática, tendendo ao branqueamento. Eles apresentaram distintos graus de valoração étnico-racial, que vão do orgulho ao rechaço. Nas relações inter-raciais, tendem a negar o conflito ou a minimizá-lo e existe uma tendência à negação em falar sobre os conflitos. Identificam a causa do problema como um assunto de quantidade, sendo minoria em Bogotá. Nas dinâmicas interétnicas, alguns aceitam os estereótipos com que os assinalam, outros os repulsam e ainda outros caçoam deles.

    Resumo em Espanhol:

    A partir del análisis del discurso y la psicología social, este texto intenta comprender la manera como construyen las identidades étnicas niños y niñas afrodescendientes entre seis y doce años en contextos escolares en Bogotá. El objetivo es identificar los mecanismos discursivos que permiten conocer cómo se originan los procesos identitarios a partir de aceptación o negación de lo étnico, y que pueden llevar o incidir en procesos de adaptación, resistencia o negociación. Los hallazgos sugieren que los niños inician temprano su autoidentificación étnica a partir del color de la piel, en el que diferencian una amplia escala cromática, tendiente al blanquemiento. Tienen distinto grado de valoración étnica que va del orgullo al rechazo. En las relaciones interétnicas tienden a negar el conflicto o a minimizarlo y existe una tendencia a negarse a hablar de él. Identifican la causa del problema como un asunto de cantidad, en el que ellos son minoría en Bogotá. En las dinámicas interétnicas algunos aceptan los estereotipos que se les asignan; otros lo rechazan y otros se burlan de ellos.

    Resumo em Inglês:

    There is a felt need to understand the way ethnic identities are constructed by Afrodescendant boys and girls aged 6-12 in school contexts in Bogotá as there is little research in such specific context and topic in Colombia. This research report proposes a discourse analysis and social psychology approach to confront such problem. Thus this paper seeks to identify the discursive mechanisms that allow us to know how identity processes emerge from the acceptance or denial of ethnicity; mechanisms that may lead or have an effect on discursive adaptation, resistance or negotiation. Findings suggest that children begin early their ethnic self-identification from the color of the skin, whereby they differentiate a wide color range, tending towards whitening. Children have different degrees of ethnic appraisal that go from pride to rejection. In inter-ethnic relations, they tend to deny or minimize the conflict, and there is a tendency to avoid speaking about it. Children identify the cause of the problem as a quantitative issue, as they are minority in Bogotá. In inter-ethnic dynamics, some children accept the stereotypes assigned to them, others reject them, and others scoff at them.
  • A presença ausente do racial: discursos políticos e pedagógicos sobre História, "Portugal" e (pós-)colonialismo Dossiê Relações Étnico-Raciais E Práticas Pedagógicas

    Araújo, Marta; Maeso, Silvia Rodríguez

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa como, nos discursos políticos e no contexto educativo português, o racial se insere num jogo de in/visibilidades, sendo considerado como resultante da presença do "outro" da colónia e, logo, naturalmente irrelevante para a formação do espaço nacional-metropolitano e, de modo geral, para a formação da noção de "Europeidade". A partir desta análise, ilustramos a despolitização do racismo via a naturalização do colonialismo e a reificação do "imaginário imigrante"; neste sentido, o racismo é interpretado como algo que sucede aos outros - etnorracialmente marcados - mas que não diz respeito ao que "nós" somos, um "nós" que, aliás, nunca é questionado. O texto está dividido em três partes: (i) examinamos a consolidação da presente ausência do racial considerando como se tem constituído um ciclo de silêncios e consensos sobre o racial na própria ação de combate ao racismo - marcada pelo antirracialismo - de organizações globais como a UNESCO. Examinaremos ainda como a dissolução do racial está a ser produzida através da associação entre racismo e imigração no contexto europeu contemporâneo, tanto na política como na academia; (ii) analisar-se-á o trabalho empírico e os livros didáticos de história contemporâneos que realizámos em Portugal que mostram como, nos debates sobre a história e, mais concretamente, sobre o ensino do colonialismo e da escravatura, se tem esvaziado a sua relevância política e evadido o racial para compreender a chamada escravatura Atlântica dos séculos XV ao XIX; (iii) finalmente, concluímos com uma análise dos contornos daquilo a que denominamos o "consenso (pós-)colonial" em Portugal, inserido num contexto mais amplo de esvaziamento da plausibilidade de um vocabulário que dê conta do racial/racismo nas sociedades contemporâneas.

    Resumo em Inglês:

    This article examines how in Portugal, in political discourse and in the educational context, 'race' is part of a game of in/visibility. The racial, being considered as a result from the presence of the "other" from the colony, is therefore naturally irrelevant to the formation of the national-metropolitan space and, more generally, to the notion of "Europeanness". From this analysis, we illustrate the depoliticization of racism through the naturalization of colonialism and the reification of the 'immigrant imaginary'; accordingly, racism is understood as something that happens to "others" - ethno-racially marked - but that does not relate to what "we" are, a "we" that, actually, is never questioned. This paper is divided in three sections: (i) we examine the consolidation of the absent presence of the 'racial' considering how a cycle of silence and consensus has been consolidated by the very initiatives to combat racism - marked by anti-racialism - by global organizations such as UNESCO. We further examine how the dissolution of the 'racial' is being produced by the association between racism and immigration in the contemporary European context, both in politics and in faculty; (ii) we present our empirical work and analysis of contemporary history textbooks in Portugal. We show that debates about history and, more specifically, about the teaching of colonialism and slavery have emptied its political relevance and evaded the 'racial' in the understanding of so-called Atlantic slavery, since the fifteenth to the nineteenth centuries, (iii) finally, we conclude with an analysis of the contours of what we call the "(post) colonial consensus" in Portugal, within a broader context of the emptying of the plausibility of a vocabulary that takes into account 'racial'/racism in contemporary societies.
  • África em diálogo, África em autoquestionamento: universalismo ou provincialismo? "Acomodação de Atlanta" ou iniciativa histórica?

    Foé, Nkolo

    Resumo em Português:

    O artigo analisa a relação entre Europa e África, discutindo como a condição (pós-)colonial mantém uma tensão entre duas diferentes interpretações dessa relação. Num primeiro momento, aponta que afirmações contemporâneas de que a África não tem história têm raízes profundas em interpretações de pensadores europeus que se indagam sobre o grau de humanidade do negro (Kant, Hume, Voltaire, Montesquieu, Condorcet), sobre africanos e sobre a África. Nas seções seguintes, o texto faz uma análise crítica das teorias de existência de uma alma negra. A análise recai na discussão sobre como a "questão nacional" como substituta da "questão social" operou para a organização de uma cultura do servilismo que mantém o colonizado afastado das condições objetivas da cidadania moderna. A conclusão do artigo é que "uma antiga questão não foi resolvida, a da unidade negativa ou da polarização do mundo. Os filósofos da libertação encaravam claramente a supressão dessa contradição fundamental pela desconexão, a saída do Império, a ruptura dos laços de servidão com o centro capitalista. Essa abordagem implicava a retomada da iniciativa histórica pela periferia, segundo a perspectiva de Aimé Césaire, Kwame Nkrumah, Marcien Towa, Samir Amin. A ideia de cisão, de separação do corpo do Império, visava a um objetivo transcendente que é a integração dos indivíduos e das nações da África e do Sul em um grande projeto universal comum, na independência, na igualdade e na reciprocidade".

    Resumo em Francês:

    L'article analyse la relation entre l'Europe et l'Afrique, en discutant comment la condition (post) coloniale maintient une tension entre deux différentes interprétations de cette relation. Dans un premier temps il indique comment des affirmations contemporaines dans lesquelles l'Afrique n'a pas d'histoire, a des racines profondes dans l'interprétation de savants européens que se posent des questions à propos du degré d'humanité du Noir (Kant, Hume, Voltaire, Montesquieu, Condorcet), au sujet des Africains et de l'Afrique. Dans ça démarche le texte fait une analyse critique des théories d'existence de l'âme noire. L'analyse nous amène à la discussion de comment la "question nationale" comme remplaçante de la "question sociale" a contribué à l'organisation d'une culture du servilisme qui maintient le colonisateur éloigné des conditions objectives de la citoyenneté moderne. La conclusion de l'article est que "une ancienne question n'as pas été réglée, celle de l'unité négative ou de la polarisation du monde. Les philosophes de la libération concevaient nettement la suppression de cette contradiction comme le Centre capitaliste. Cette approche implique-t-elle le retourne de l'initiative historique à la Périphérie, selon la perspective d'Aime Césaire, Kwame Nkrumah, Marcien Towa, Samir Amin. L'idée de scission, de séparation du corps de l'Empire, visait un objectif transcendant qui est l'intégration des individus et des nations de l'Afrique et du Sud dans un grand projet universel commun, dans l'indépendance, dans l'égalité et dans la réciprocité".

    Resumo em Inglês:

    The article analyzes the relationship between Europe and Africa, discussing how the (post) colonial condition maintain a tension between two different interpretations of this relationship. At first it points as contemporary statements that Africa has no history has deep roots in interpretations of European thinkers who ask about the degree of Negro humanity (Kant, Hume, Voltaire, Montesquieu, Condorcet), about Africans and about Africa. In the following text sessions, it presents a critical analysis of the existence theories of a black soul. The analysis rests on the discussion of how the "national question" as a substitute for the "social question" operated for the organization of a culture of sycophancy that keeps the colonized away from the objective conditions of modern citizenship. The conclusion of the article is that "an old issue has not been resolved, the unit or the negative polarization of the world. The philosophers of the release clearly regarded the suppression of this fundamental contradiction by disconnecting the output of the Empire, the rupture of the bonds of servitude to the capitalist center. This approach involved the recovery of historical initiative by Periphery, from the perspective of Aimé Césaire, Kwame Nkrumah, Marcien Towa, Samir Amin. The idea of "division, separation of the body of the Empire, sought a transcendent goal which is the integration of individuals and nations in Africa and South America on a big universal joint project, independence, equality and reciprocity".
  • A função da comunicação na autoavaliação das Instituições de Ensino Superior do ABC Paulista Artigos De Demanda Contínua

    Silva, Claudemir Martins da; Goulart, Elias Estevão

    Resumo em Português:

    O artigo discorre sobre o papel que a comunicação apresenta no compartilhamento e na socialização dos resultados apurados no processo de autoavaliação junto à comunidade acadêmica de Instituições de Ensino Superior. O estudo fundamenta-se em referenciais bibliográficos que tratam da avaliação institucional e pesquisa de campo exploratória desenvolvida em quatro instituições de ensino superior localizadas na região do ABC Paulista.

    Resumo em Inglês:

    The article discusses the role that the communication presents in sharing and socialization of the results obtained in the process of self-evaluation along the academic community of higher education institutions. The study is based on bibliographic references which deals with the institutional evaluation and exploratory field research developed in four higher education institutions located in the region of ABC Paulista.
  • Trabalho infantil: representações sociais de sua instituição em Blumenau/SC Artigos De Demanda Contínua

    Marchi, Rita de Cassia

    Resumo em Português:

    Este artigo discute dados de pesquisa que visava apreender representações sociais sobre "escola", "trabalho infantil" e os significados de "criança" e "infância" junto a crianças e adolescentes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), junto a seus pais e professores. O estudo aponta para a inadequação da dicotomia entre "razões econômicas" e "culturais" na compreensão do trabalho infantil. Para as crianças e pais, o trabalho infantil é uma necessidade inerente ao sistema de ajuda e troca intrafamiliar e da educação para a vida adulta. Entre as mudanças trazidas pela inserção no PETI estão: melhor aproveitamento escolar, novas experiências e aprendizados (esportes, cursos), mais tempo para brincar e alteração na percepção da responsabilidade com o sustento familiar por parte das crianças. Ressalta-se que o fenômeno necessita de maiores investigações, pois encobre realidades distintas sob uma aparente homogeneidade socialmente construída.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses some research findings that aimed at apprehending the social representations of "school", "child labor" and the meanings of "child" and "childhood" for children and adolescents in the Program to Eradicate Child Labor (PETI) in Blumenau, SC, along with those representations and meanings to their parents and teachers. The study points to an inadequacy of the dichotomy between "cultural" and "economic" reasons in the understanding of child labor. For the children and their parents, child labor is an inherent need of a system for help and exchange within family and on the education to adult life. Among the changes brought about by the insertion in the PETI, there are: improved academic performance, new experiences and learning (sports, courses), more time to play and a change in children's perception of family support responsibility. It is noteworthy that the phenomenon requires further investigation, as it covers distinct realities in a socially constructed apparent homogeneity.
  • Sobre juventude e leitura na "idade mídia": implicações para políticas e práticas curriculares Artigos De Demanda Contínua

    Oswald, Maria Luiza; Rocha, Sergio Luiz Alves da

    Resumo em Português:

    Com base em pesquisa institucional, interessada em investigar as relações entre leitura, escrita e mídia, focalizamos neste texto a experiência contemporânea de leitura de jovens estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e particulares do Estado do Rio de Janeiro, colocando em xeque o discurso normalmente veiculado pela escola que os representa como não leitores. O apoio teórico-metodológico da História Cultural e dos Estudos Culturais Latino-Americanos vem nos permitindo entrever, por intermédio de estudos de cunho etnográfico, que o diagnóstico de não leitores aplicado aos jovens refere-se ao seu não submetimento à concepção de leitura mantida intacta pela tradição escolar iluminista que valoriza o livro como único suporte possível de leitura e os clássicos como os mediadores privilegiados da formação do leitor. O contato com os estudantes, seja por meio de observações, seja nas entrevistas e oficinas, tem permitido estranhar este diagnóstico. O que temos percebido é que a relação cotidiana, cada vez mais intensa, dos jovens tanto com as mídias de função massiva, como TV e cinema, quanto com as mídias de função pós-massiva, como internet e suas diversas ferramentas, como blogs, orkut, msn, os aproxima da leitura, embora essa aproximação ocorra por intermédio de preferências, e de práticas, diversas das valorizadas pela escola. O presente artigo reflete sobre esses achados, entendendo que eles poderiam ser relevantes ao delineamento de políticas e práticas curriculares concernentes à leitura de jovens estudantes.

    Resumo em Inglês:

    Based on institutional research, interested in investigate the relations between reading, writing and media, we focus in this text the contemporary experience on reading of young students of Secondary Education in public and private schools of the State of Rio de Janeiro, bringing into question the speech normally propagated by the school which represents them as non-readers. The theoretical and methodological support of the Cultural History and the Latin-American Studies allows perceiving that this diagnosis refers to their refusal of submitting themselves to the conception of reading maintained intact by school's illuminist tradition, which emphasizes the book as the sole reading support and the classics as the privileged mediators of reader's formation. The contact with students, either through observations, either in interviews and workshops, has allowed a surprising diagnosis. What we realized is that the daily contact, unceasingly intense, of young people with the mass media function, such as TV and film, as with the post-mass media function, such as internet and its various tools, such as blogs, orkut, msn, keeps them closer to the reading, although this approach occurs through preferences and practices different from those valued by school. This paper reflects on these findings, arguing that they could be relevant to the design of curricular policies and practices concerning to the reading of young students.
  • A produção escrita de alunos com e sem síndrome de Down: uma análise da coerência textual Artigos De Demanda Contínua

    Gomes, Adriana Leite Limaverde

    Resumo em Português:

    Neste trabalho, analisa-se a coerência textual a partir da reescrita do conto de Rapunzel. Baseia-se em uma abordagem psicogenética da língua escrita. Participaram desse estudo nove alunos, sendo seis com síndrome de Down (Grupo I) e os outros três sem deficiência (Grupo II). Eles cursavam entre o 2º e 8º anos do Ensino Fundamental em escolas regulares. O procedimento de produção textual consistiu em um encontro individual, cuja solicitação de produção escrita era precedida pela leitura do conto pela pesquisadora. Os dados indicaram a presença da coerência textual nos dois grupos, embora mais frequente nas produções do grupo II, que demonstrava maior competência com os elementos de coerência textual. O grupo II apresentou estratégias poderosas para mobilizar os recursos cognitivos que permitiram articular conhecimentos anteriores e focalizá-los na produção e articulação de suas ideias no texto. O grupo I, na sua maioria, experimentava dificuldades em elaborar um desfecho em estreita relação com as partes que compunham o texto. Não apresentaram, porém, dificuldades em definir e manter a personagem principal ao longo de toda a história escrita, mesmo quando a história era incoerente se considerarmos outros indicadores. Qualitativamente, os textos dos alunos com síndrome de Down se diferenciaram daqueles produzidos pelo grupo II. Não identificamos, porém, características que podem representar especificidades na produção escrita dos alunos com essa síndrome, visto que alguns alunos com síndrome de Down produziram textos apresentando coerência.

    Resumo em Inglês:

    This work examines the textual coherence from the rewriting of the tale of Rapunzel. It is based on a psychogenetic approach of written language. Nine students participated in this study, six with Down syndrome (Group I) and the other three without disabilities (Group II). They were enrolled between 2nd and 8th years of Primary Education in regular schools. The procedure of textual production consisted in an individual meeting, whose request for written production was preceded by the reading of the story by the researcher. The data indicated the presence of textual coherence in the two groups, although more frequent in productions of group II, which showed greater competence with the elements of textual coherence. Group II presented powerful strategies to mobilize the cognitive resources that enabled to articulate previous knowledge and to focus them in the production and articulation of their ideas in the text. The group I, in its majority experienced difficulty in drawing up an endpoint in close relationship with the parties that comprised the text. They did not, however, difficult to define and maintain the main character throughout the story written, even when the story was incoherent if we consider other indicators. Qualitatively, the texts of the students with Down syndrome differed from those produced by the group II.
  • Análise do conhecimento de professores de Educação Infantil sobre saúde bucal Artigos De Demanda Contínua

    Arcieri, Renato Moreira; Rovida, Tânia Adas Saliba; Lima, Daniela Pereira; Garbin, Artênio José Isper; Garbin, Cléa Adas Saliba

    Resumo em Português:

    A figura do professor exerce grande influência sobre o comportamento dos alunos, pelo contato diário durante longo tempo. O objetivo do presente trabalho foi analisar o conhecimento dos professores de escolas estaduais e municipais de educação infantil no que diz respeito à saúde bucal. Foi realizado um estudo exploratório descritivo, com abordagem quanti-qualitativa com 164 professores, utilizando-se um questionário, autoaplicável, com perguntas sobre o tema. Os mesmos foram digitados e analisados pelo programa Epi Info, 3.5.1. Entre os resultados obtidos, pode-se observar que 94,5% relataram atuar em escolas que possuem atividades de educação em saúde bucal. Sobre as informações a respeito dos cuidados necessários para a manutenção da saúde bucal, 85,4% relataram ter recebido em algum momento. Segundo eles, a informação foi fornecida principalmente pelo cirurgião dentista (64,3%), alunos FOA-UNESP (16,4%), família (5,7%). 95,7% responderam saber o que é cárie dentária. Dentre esses indivíduos, 12,2% relacionaram-na a resíduos acumulados no dente. No que se refere à função do flúor em relação à cárie dentária, 88,4% indicaram conhecê-la. Destes, 50,3% atribuíram ao mesmo a função de proteção da estrutura dental. Pode-se concluir que embora a escola seja um espaço importante de informação, esta é ainda muito pouco aproveitada, os professores possuem pouco conhecimento a respeito dos cuidados necessários para a manutenção da saúde bucal e necessitam de maiores informações para abordarem com segurança estes temas em sala de aula.

    Resumo em Inglês:

    The teacher's image causes high influence on students' behavior, through daily contact during long time. The objective of this study was to examine the knowledge of teachers from state and municipal primary schools, about oral health. It was performed a descriptive and exploratory study with an quantitative and qualitative approach including 164 teachers, using as instrument, self-applied questions about the theme. The data was stored and analyzed by Epi Info Program version 3.5.1. Among the results, it was possible to observe that 94,5% related to work in primary schools that have activities about oral health education. In relation to information about necessary cares, 85,4% related to have received it during some moment. According to them, the information was given mainly by dentist (64,3%), students of Araçatuba Dental School (16,4%) and family (5,7%). 95,7% answered they know the meaning of dental caries and among them, 12,2% related it to food remaining on teeth, 88,4% said to know it. Among these perceptual, 50,3% attributed to the same role to protection of dental structure. It is possible to conclude that although the school is an important place for information, but it is not fully used; the teachers have little knowledge about the necessary care for maintenance of oral health, and need more information for approaching with security these themes during classes.
  • Pierre Bourdieu, dez anos depois Artigos De Demanda Contínua

    Medeiros, Cristina Carta Cardoso de

    Resumo em Português:

    O presente texto procura discutir o legado deixado pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu. Dez anos após sua morte, tem-se discutido, em nível internacional, a relevância deste autor, um dos mais influentes e citados teóricos do mundo. Para a identificação desta influência no Brasil, mais especificamente no campo educacional brasileiro, pesquisou-se nas teses e dissertações encontradas no banco de dados da CAPES, que referenciavam Bourdieu, de que forma estaria se dando a apropriação de seu quadro teórico de análise para construção de conhecimento no referido campo. Concluiu-se que o número de produções defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil, de 1965 a 2010, cresce de forma exponencial, demonstrando o quão profícua a utilização da teoria sociológica de Bourdieu tem se mostrado para explicar a realidade da Educação no Brasil na contemporaneidade. Encerra-se o artigo com uma reflexão sobre a consideração do status de Bourdieu como um clássico da Sociologia que, paradoxalmente, se mostra mais atual e vivo do que qualquer outro autor quando se trata de aplicar seu princípio maior, a saber, analisar o mundo social e suas lógicas, desvelando as formas de dominação e as misérias sociais.

    Resumo em Inglês:

    This paper's intent is to discuss the legacy left by the French sociologist Pierre Bourdieu. Ten years after his death, it has been discussed at an international level the relevance of this author, one of the most cited and influential theorists in the world. To identify such influence in Brazil, more specifically in the Brazilian educational field, we investigated theses and dissertations found in CAPES database, which referenced Bourdieu, to identify how those works use his theoretical framework of analysis for construction of knowledge in that field. It was concluded that the number of productions held in post-graduate programs in education in Brazil, from 1965 to 2010, grows exponentially, demonstrating how useful the use of Bourdieu's sociological theory has been to explain the reality of education in Brazil nowadays. We conclude the article with a comment on the consideration of Bourdieu's status as a classic of sociology which, paradoxically, is more current and alive than any other author when it comes to applying your larger principle, namely, the analysis of the social world and its logical, unveiling the forms of domination and social misery.
  • A mão afro-brasileira: significado da contribuição artística e histórica Resenha

    Oliveira, Marco de
  • A intersubjetividade e a verdade na aprendizagem Histórica de jovens estudantes a partir das Histórias em quadrinhos Resumos De Teses E Dissertações

    Fronza, Marcelo
  • A brincadeira na Educação Infantil (3 a 5 anos): uma experiência de pesquisa e intervenção Resumos De Teses E Dissertações

    Silva, José Ricardo
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br