Acessibilidade / Reportar erro
Educar em Revista, Número: 48, Publicado: 2013
  • Editorial

    Bencostta, Marcus Levy
  • Apresentação Dossiê: Sindicalismo Docente: Experiências, Limites, Desafios E Perspectivas

    Gouveia, Andréa Barbosa; Ferraz, Marcos; Melo, Savana Diniz Gomes
  • Crise, Estado social e desafios do sindicalismo: breve reflexão sobre a Europa Dossiê: Sindicalismo Docente: Experiências, Limites, Desafios E Perspectivas

    Estanque, Elísio

    Resumo em Português:

    Atualmente a questão sindical encontra-se numa encruzilhada da qual dificilmente sairá sem sofrer danos profundos no seu actual modelo. Na verdade, o sindicalismo tradicional - mesmo aquele que sempre se reivindicou de sindicalismo "de classe" - vem desde há muito dando sinais de esgotamento. Considerando a Europa e todo o seu legado social, é impossível qualquer reflexão sobre este assunto sem, ao mesmo tempo, dar conta das principais linhas de mudança que ocorreram no velho continente desde as primeiras décadas do século XX, tanto no plano sociolaboral como na esfera política e da actividade do Estado. O movimento sindical europeu bateu-se pelos direitos laborais e participou nas mais intensas lutas anticapitalistas do século XIX, mas acabou tomando parte do compromisso histórico que fabricou (à sombra do Estado-providência) as "classes médias" e levou ao poder a social-democracia. Ao mesmo tempo, não conseguiu acompanhar a dinâmica que transformou o trabalho e que germinou sucessivos movimentos sociais fora do seu controlo. Desde os anos sessenta às actuais lutas contra a precariedade e os défices democráticos, passando pelos movimentos anti-globalização neoliberal e terminando nos novos activismos dos "ciberespaços", as novas linguagens e repertórios que mais mobilizaram a juventude em diferentes gerações foram, ou são, experiências relativamente laterais às estruturas sindicais e suas lideranças. Será que a intensidade da actual crise e a sua pressão esmagadora sobre o mundo do trabalho - e as classes médias europeias - fará despertar os sindicatos e retirá-los do colete de forças burocrático em que se deixaram enredar? Partindo desta realidade, o presente texto pretende traçar um balanço crítico do sindicalismo mundial e questionar os desafios que hoje se lhe colocam.

    Resumo em Inglês:

    Currently the Union issue is at a crossroad from which it will hardly be released without suffering deep damage in its current model. In fact, the traditional trade union movement - even the one which has always claimed as class unionism, has long been showing signs of exhaustion. Taking into consideration Europe and all its social legacy, any reflection on this subject is impossible without, at the same time, covering the main lines of changes that have occurred in Europe since the first decades of the 20th century, in both, socio-occupational plan and in the political sphere and the activity of the State. The European union movement fought for labor rights and participated in the most intense anti-capitalist fights of the 19th century, but ended up taking part of the historical commitment that produced (in the shadow of the welfare state) the "middle classes" and empowered the democratic socialism. At the same time, it was not able to keep up with the dynamic that has transformed labor and subsequent social movements that were out of its control. From the sixties to the present struggle against precariousness and democratic deficits, passing through movements against neoliberal globalization and ending in the new political activism of "cyberspace", the new languages and repertoires that most mobilized the youth in different generations were, or are, relatively lateral experiments on the Union and its leaders. Will the intensity of the current crisis and its overwhelming pressure on the world of work - and the European middle classes - arouse the unions and pull them out of the bureaucratic straitjacket in which they were stuck? Starting from this reality, this text intends to draw a critical balance of the world unionism and question the challenges that are faced today.
  • Fragmentação sindical Dossiê: Sindicalismo Docente: Experiências, Limites, Desafios E Perspectivas

    Dal Rosso, Sadi

    Resumo em Português:

    O Brasil chama a atenção pelo número de entidades sindicais de trabalhadores. Uma pesquisa feita pelo IBGE em 2001 resultou em 13.203 sindicatos, dos quais 9.186 tinham registro no Ministério do Trabalho e Emprego. Onze anos mais tarde, em 2012, este mesmo Ministério registra 9.954 instituições com certificado ativo, aproximadamente 8% a mais de sindicatos em onze anos. Qual o significado da ampliação do número de sindicatos? Está-se diante de processos de saudáveis organizações de novas bases sindicais ou se trata de fragmentação de forças? O artigo discute esta questão e também mostra a heterogeneidade da estrutura sindical, que apresenta um grande número de organizações dadas as práticas constitutivas requeridas por lei. Opera-se com a hipótese de que boa parte da divisão organizativa, processo que se observa no interior dos sindicatos de trabalhadores, corresponde a uma fragmentação em decorrência de lutas por espaços políticos, por verbas do imposto sindical, por divisão territorial e por puro corporativismo, o que não implica em elevar a capacidade de luta da estrutura como um todo. A primeira parte do artigo analisa o princípio da liberdade sindical e sua implementação pela Constituição de 1988. A segunda procede a um estudo mais circunstanciado ao sindicalismo no setor da educação, especialmente a educação superior. O vertiginoso surgimento de centrais sindicais após o ano 2000 fornece força cabal ao argumento da fragmentação.

    Resumo em Inglês:

    Brazil has a large number of labor unions. A union survey made by IBGE in 2001 resulted in 13.203 unions, of which 9.186 were certified by the Labor and Employment Ministry. Eleven years later, in 2012, the same Ministry registers 9.954 institutions with active certificate, an increase of approximately 8% in eleven years. What does it mean this union growth in Brazil? Is it the effect of a healthy process of organization of new union bases or does it represent fragmentation of forces? The paper discusses those questions and shows that the union structure is composed heterogeneously what demands a large number of organizations due to the complex practices adopted by law. The hypothesis is that a great part of the organizational division that operates inside labor unions corresponds to a process of fragmentation by struggles for better political spaces, for access to union contributions, territorial division and sheer corporativism, factors that do not contribute to strengthen the struggling capacity of workers. The first part of the paper analyses the introduction of the principle of freedom in union organizations by the 1988 Constitutional Act. The second provides a deeper study on unionism about the educational sector, specially higher education. The fast growth in number of union central associations after 2000 provides a forceful argument in favor of growing fragmentation of labor unions.
  • O professor da educação básica no Brasil: identidade e trabalho Dossiê: Sindicalismo Docente: Experiências, Limites, Desafios E Perspectivas

    Souza, Ângelo Ricardo de

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta um conjunto de leituras a partir de dados de bases secundárias com o intuito de analisar o perfil dos trabalhadores docentes na educação básica brasileira, sua identidade e suas relações com o trabalho. Utilizando informações do Censo dos Profissionais do Magistério de 2003 e do Questionário do Professor aplicado pela Prova Brasil 2011, ambas bases produzidas pelo INEP/MEC, o estudo produz um mapeamento das principais características dos profissionais docentes e coteja tal leitura com demais trabalhos que o campo de investigação vem produzindo. O texto conclui evidenciando características da população docente, bem como mostrando como os professores mais experientes e mais bem formados são recompensados salarialmente; ademais mostra aspectos das condições de trabalho e do perfil cultural, sendo que, nesse último item, evidencia um nível cultural fragilizado entre os docentes.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents a set of readings from secondary data bases in order to analyze the teacher’s profile in Brazilian basic education, their identity and their relationship to work. Using information from the 2003 Census of Teachers and the data from the Teacher’s Questionnaire applied by Prova Brasil 2011, both bases produced by INEP/MEC, the study produces a mapping of the main characteristics of teachers and collates such analysis with other works that the research field has produced. The text concludes highlighting features of the teaching population, as well as showing how more experienced and well trained teachers are rewarded in salary terms; furthermore, it shows aspects of working conditions and the cultural profile, and in this last item it shows a fragile cultural level between teachers.
  • Sindicalismo dos trabalhadores em Educação: tendências políticas e organizacionais (1978-2011) Dossiê: Sindicalismo Docente: Experiências, Limites, Desafios E Perspectivas

    Gindin, Julián

    Resumo em Português:

    O trabalho identifica as principais tendências políticas e organizacionais que reconstituíram as organizações de trabalhadores em educação no período 1978-2011 e sistematiza como se expressaram em cada estado os processos de criação, unificação e divisão de entidades; ampliação da base de representação; constituição como sindicato legalmente reconhecido; crescimento da filiação; e filiação e desfiliação à Central Única dos Trabalhadores (CUT).

    Resumo em Inglês:

    This paper identifies the major political and organizational trends which reconstituted education workers' organizations between 1978 and 2011 in Brazil. The paper systematizes information related to the processes of creation, unification and division of organizations; the unions constituency expansion; the conversion into legally recognized unions, affiliation growing and the affiliation and disaffiliation with the Unique Workers' Central (CUT).
  • Trabalho docente e organização sindical em Minas Gerais Dossiê: Sindicalismo Docente: Experiências, Limites, Desafios E Perspectivas

    Melo, Savana Diniz Gomes

    Resumo em Português:

    O artigo, que é fruto de pesquisa em andamento, reúne ideias sobre o trabalho e a organização sindical dos docentes da educação básica pública. Procura destacar a complexidade que envolve tais aspectos, sobretudo nos últimos anos, como fruto das transformações ocorridas na organização escolar e na organização do trabalho escolar, em decorrência das grandes transformações processadas na sociedade, nas últimas décadas. Toma como objeto para análise as redes públicas de ensino e organizações sindicais que representam seus docentes na capital do estado de Minas Gerais. São evidenciados aspectos mais relevantes do trabalho realizado nessas redes, da história das organizações sindicais e suas características atuais, assim como as tensões e desafios enfrentados nos últimos anos. O estudo é pautado em documentos produzidos pelas organizações de sindicatos (boletins, jornais, informes, entre outros, preferencialmente disponibilizados nos respectivos sites) e, ainda, em entrevistas semiestruturadas, realizadas com dirigentes dessas organizações, em 2010. A partir dos resultados obtidos até o presente momento, constata-se que há significativas convergências e divergências entre as organizações sindicais, o que se evidencia em algumas variáveis, tais como: abrangência da organização; estrutura e organização; ações desenvolvidas; reivindicações; dificuldades e desafios enfrentados; entre outras.

    Resumo em Inglês:

    This article, which is the result from a research in course, meets ideas about the teachers' labor and the teachers' unionism in the elementary public school. It aims at highlighting the complexity that involves those aspects, mostly in the last years, as a result from transformations in the schools organization and in their work form of organization which occurred in society in the last decades. It takes as object to analyze public education systems and trade union organizations that represent their teachers in Minas Gerais State capital city. The most relevant aspects of work done in those systems are shown, as well as the trade unions organization history and their current characteristics, and also the tensions and challenges faced in the last years. This study is built on documents produced by union entities (bulletins, newspapers, reports, among others, preferentially published in their websites) and, still, on semistructured interviews made with union leaders in 2010. From the results obtained until now, it is possible to observe significant convergences and divergences among the trade unions, as it is evident in some variables, such as: organization scope; structure and organization; actions developed; claims, difficulties and challenges, among others.
  • Sindicalismo docente e política educacional: tensões e composições de interesses corporativos e qualidade da educação Dossiê: Sindicalismo Docente: Experiências, Limites, Desafios E Perspectivas

    Gouveia, Andréa Barbosa; Ferraz, Marcos Alexandre dos Santos

    Resumo em Português:

    O Sindicalismo docente brasileiro tem suas raízes em antigos movimentos ao redor da construção de um Sistema Público de Ensino no país. Desde o movimento dos pioneiros, passando pela LDB de 1946, pelos debates ao redor do capítulo de educação na Constituinte de 1988 e a LDB de 1996; as reivindicações de base corporativa dos professores estiveram estruturalmente vinculadas aos conflitos sobre as condições de oferta do ensino público e sua incidência na qualidade da educação. Com o novo quadro institucional, resultante da Constituição de 1988, que legalizou a representação sindical docente e, numa perspectiva participativa, abriu um amplo leque de Conselhos, que se tornaram novos espaços de ação sindical, justifica-se a necessidade de estudos comparativos entre casos locais. Este trabalho, a partir de uma base empírica que se apoia em entrevistas com dirigentes dos sindicatos de trabalhadores em educação das cidades de Curitiba, Fazenda Rio Grande, Araucária e Piraquara, no Paraná, e Dourados, no Mato Grosso do Sul, analisa a ação sindical docente nos últimos 15 anos, explicitando como se articulam interesses corporativo-trabalhistas e política educacional, sob a ótica dos Sindicatos.

    Resumo em Inglês:

    The Brazilian teachers' unionism has its roots in older movements around the Public Education System building. Since the pioneering movement, passing through LDB - the Education Brazilian Law from 1946, and through debates around the Education Chapter in the Federal Constitutional Assembly in 1988 and the Education Law from 1996; the teachers' claims of corporate foundation were structurally linked with fights about public education offering conditions and their incidence on education quality. With the new institutional framework, resulted from the Federal Constitution of 1988, which legalized the teachers' union representation and, in the participative perspective, opened the wide range of councils which became new spaces to syndical action, the need of comparative studies on local cases is justified. In this article, from the empirical data of interviews with education union leaders from Curitiba, Fazenda Rio Grande, Araucaria and Piraquara, that are municipalities in Parana State, and from Dourados, in Mato Grosso do Sul State, the teachers' union action in the last 15 years was analyzed, explaining how the corporate-labor interests are articulated to educational policies, in the view of Unions.
  • Professores e sindicatos: do associativismo corporativo à organização autônoma Dossiê: Sindicalismo Docente: Experiências, Limites, Desafios E Perspectivas

    Rodriguez, Margarita Victoria; Fernandes, Maria Dilnéia Espíndola

    Resumo em Português:

    O trabalho analisa a organização sindical dos professores das redes estadual e municipal de ensino em Campo Grande, no estado de Mato Grosso do Sul, no período de 1977 a 2010. O período considerado encerra a divisão do estado de Mato Grosso e consequente criação e implantação administrativa do estado de Mato Grosso do Sul, quando os professores estavam organizados, por força de lei federal, em associações. A partir da promulgação da Constituição Federal de 1988, que dispôs sobre a organização sindical dos servidores públicos, os professores em Campo Grande e no estado de Mato Grosso do Sul se organizaram em sindicatos. Tal organização sindical, ao longo do período, vem passando por alterações significativas, seja pela necessidade dos trabalhadores em educação promoverem/reverem sua estrutura sindical com vistas à sua democratização, seja pelas reformas das políticas educacionais operadas pelo Estado brasileiro. Para tanto, trabalhou-se com a legislação e documentos de âmbito federal, estadual, municipal, documentos do movimento sindical, entrevistas semiestruturadas e a literatura pertinente à temática. Constatou-se que a organização sindical dos professores, se por um lado, vem expressando os conflitos internos da categoria em que ainda operam mecanismos corporativos que têm interferido em seu processo de democratização, por outro lado, vem manifestando as contradições inerentes às relações entre capital e trabalho na esfera do Estado.

    Resumo em Inglês:

    The article analyses the teachers' union organization in the states and municipal educational systems from Campo Grande, in Mato Grosso do Sul state, in the period between 1977 and 2010. The period considered ends the Mato Grosso State division and, as a result, there is the creation and administrative foundation of Mato Grosso do Sul state, when teachers were organized, because of federal law restrictions, in associations. Since the enactment of the Federal Constitution in 1988, which authorized the trade union organization for the public servants, teachers in the municipality of Campo Grande and in Mato Grosso do Sul state organized themselves in unions. This union organization, in that period, has passed through significant changes; this is the need for education workers in improving/reviewing their union structure for more democratization, or because of education reforms that were operated by the Brazilian State. For this, the article presents federal, state and municipal documents and laws, documents from trade unions, semistructured interviews and the literature from that area. It was noticed that teachers unionism organization expresses, on one hand, the internal conflicts in the category in which corporative mechanisms still operate that interfered in the democratization process; on the other hand, it is has been manifesting the contradictions inherent between capital and work fights in the State sphere.
  • As políticas docentes e a perspectiva sindical na Argentina, México e Chile: discussões e negociações. Os casos de CTERA, SNTE e o "Colegio de profesores" nos últimos vinte anos

    Tello, César

    Resumo em Português:

    Nos últimos vinte anos se desenvolveu políticas educacionais de reforma e contrarreformas neoliberais e pós-neoliberais. Nessa dinâmica o sindicalismo docente assume argumentos em discussões e negociações com os governos estatais com os diversos países da região. Entretanto as negociações e confrontos na arena política dos sindicatos docentes com os governos do Chile (COL) e México (SNTE) têm se desenvolvido em termos de história e matrizes políticas dos próprios sindicatos. Diferente do que aconteceu na Argentina (CTERA).

    Resumo em Espanhol:

    En los últimos veinte años se han desarrollado políticas educativas de reformas y contra reformas, neoliberales y posneoliberales. En esta dinámica el sindicalismo docente asumió argumentaciones en los debates y negociaciones con los gobiernos estatales de los diversos países de la región. Sin embargo las negociaciones y confrontaciones en la arena política de los sindicatos docentes con los respectivos gobiernos de Chile (COL) y México (SNTE - Sindicato Nacional de Trabajadores de la Educación de México) se desararrollaron en términos de historia y matrices políticas de los propios sindicatos. A diferencia de lo que sucedió en Argentina (CTERA - Confederación de Trabajadores de la Educación de la República Argentina).

    Resumo em Inglês:

    In the last twenty years educational policies have been developed on neoliberal and post-neoliberal reforms and counter-reforms. This dynamic teachers' unionism took arguments in discussions and negotiations with the state governments of the various countries in the region. However, negotiations and confrontations in the political arena of teacher unions with the governments of Chile (COL) and Mexico (SNTE) were developed in terms of history and political matrices of the unions themselves. Unlike what happened in Argentina (CTERA).
  • Notas sobre as fontes de formação de John Dewey com base no próprio autor Demanda Contínua

    Warde, Mirian Jorge

    Resumo em Português:

    Este texto trata das fontes da Filosofia e da Psicologia de John Dewey segundo o próprio Dewey. O destaque à Filosofia e à Psicologia deweyanas decorre do entendimento que, além de serem essas as duas disciplinas para as quais Dewey realizou seus maiores investimentos intelectuais, elas estão intricadamente vinculadas em sua obra. Com esse recurso, pretende-se examinar os procedimentos adotados por Dewey para relevar ou obscurecer momentos do seu processo de maturação intelectual. O período abarcado neste texto é o de sua formação na Universidade de Vermont (1875-1879) e na Johns Hopkins (1882-1883), onde obteve o seu título de doutor, em 1884, que lhe permitiu dar início à carreira profissional. São duas as questões de fundo abordadas: de um lado, a insistência de Dewey em negar suas pretensões teológicas, bem como os seus esforços em apresentar seus problemas religiosos em moldes filosóficos; de outro, a tendência de Dewey, que se revela desde os seus primeiros ensaios publicados, de usar e dispensar com muita rapidez e com certa simplificação ou esquematização as suas fontes quer pessoais quer bibliográficas. De Dewey, foi utilizado como ponto de partida o texto "From Absolutism to Experimentalism", de 1930, que se constitui numa boa autobiografia intelectual. Como bibliografia de apoio foram utilizados trabalhos de biógrafos de J. Dewey e de outros estudiosos de sua obra, destacadamente aqueles que se dedicaram a reconstituir a sua trajetória intelectual.

    Resumo em Inglês:

    This paper addresses the sources of philosophy and psychology of John Dewey, according to Dewey himself. The emphasis on Deweyan Philosophy and Psychology stems from the understanding that, apart from the fact that these two disciplines are those in which Dewey made his greatest intellectual investments, they are intricately linked to one another in his work. In this article, we intend to examine the processes used by Dewey to reveal or obscure moments of his intellectual maturation process. The period covered in this text is from Dewey's education at the University of Vermont (1875-1879) through his time at Johns Hopkins (1882-1883) where he obtained his doctoral degree in 1884 and which allowed him to begin his academic career. There are two main issues addressed: on one hand, Dewey's insistence on denying his theological inclinations, and his efforts to present his religious problems in philosophical terms; and on the other hand, Dewey's tendency - revealed from his earliest published essays - to use and dispose of both his personal and bibliography resources, very quickly and with some simplification. The point of departure for this essay was Dewey's text "From Absolutism to Experimentalism", 1930, which is a good intellectual autobiography. Additional bibliographic references include the works of J. Dewey and other scholars who dedicated themselves to reconstructing Deweyan intellectual career.
  • As gentis patrícias: identidades e imagens femininas na primeira metade do século XX (1920/1940) Demanda Contínua

    Almeida, Jane Soares de

    Resumo em Português:

    O artigo realiza uma releitura de algumas obras publicadas na primeira metade do século XX, dedicadas e dirigidas principalmente às jovens brasileiras, numa intencionalidade explícita de orientar suas atitudes e normas de conduta numa sociedade que se desejava progressista e esclarecida. Nestas são ressaltadas as várias qualidades femininas necessárias para o cuidado com o lar e a função materna, a educação necessária para cumprir com esse objetivo, assim como alguns posicionamentos quanto à sua inserção no espaço público. Mesclam-se conselhos, orientações, advertências, tudo composto para se moldar uma imagética que definia a identidade feminina voltada à domesticidade e por decorrência ao papel subalterno que era desejado para as mulheres na hierarquia social do período. O agrupamento dessas obras se deu pelo critério cronológico dado serem esparsas e de difícil acesso.

    Resumo em Inglês:

    This article holds a rereading of some works published in the first half of the twentieth century, dedicated and addressed mainly to young Brazilian girls, in an explicit intent to guide their attitudes and standards of conduct in a society that is progressive and enlightened wanted. In these works are highlighted the various female qualities necessary for the care of the home and maternal function, the education needed to meet this goal, as well as some positions as to their inclusion in the public space. Advice, guidance, warnings mix up, all composed to shape an imagery that defined the women identity turned to domesticity and by consequence to the subordinate role that was desired for women in the social hierarchy of the period. The grouping of those works was made by the chronologic criterion because they are sparse and difficult to access.
  • Debates sobre gênero na docência: o professor do sexo masculino nas séries iniciais do Rio de Janeiro-Brasil e Aveiro-Portugal Demanda Contínua

    Rabelo, Amanda

    Resumo em Português:

    Este artigo centra-se em uma investigação sobre a figura do professor do sexo masculino que trabalha no ensino público do ensino primário, onde averiguamos os motivos e as consequências da escolha profissional destes docentes que se enveredam por uma área tipicamente associada com o feminino. Analisando questionários e entrevistas com estes professores são identificadas nas suas narrativas as questões que marcaram a opção pela docência fazendo um estudo comparativo entre duas regiões: Rio de Janeiro/Brasil e Aveiro/Portugal. A presença de professores do sexo masculino na docência do ensino primário é uma forma de inserir as questões de gênero na educação e demonstrar que o homem também pode escolher essa atividade. Promove-se, então, discussões centradas nas representações de gênero que rondam o campo profissional da docência, neste artigo focadas mais nos resultados dos questionários.

    Resumo em Inglês:

    This article centered in the investigation about the figure of the male professor that works in the public education of the elementary school. We intend to inquire the reasons and the consequences of the professional choice of those professors that walk for an area typically associated with the feminine sex. Analyzing questionnaires and interviews with those teachers, the questions which had marked their option for teaching are identified in their narratives by means of making a comparative study between two regions: Rio de Janeiro (Brazil) and Aveiro (Portugal). The presence of male teachers teaching in the elementary school is a way to insert the issues of gender in education and show that man can choose this activity. It promotes, then, discussions centered on representations of gender that surround the professional field of teaching which, in this article, are more focused on the results of the questionnaires.
  • Catequizadores de índios, educadores de colonos, Soldados de Cristo: formação de professores e ação pedagógica dos jesuítas no Brasil, de 1549 a 1759, à luz do Ratio Studiorum Demanda Contínua

    Mesquida, Peri

    Resumo em Português:

    A presença dos jesuítas no Brasil Colônia, de 1549 a 1759, marcou indelevelmente nossa educação e nossa prática pedagógica. O Ratio Studiorum, compêndio de regras de como ensinar, como aprender, como administrar uma instituição de ensino, foi responsável pela construção de um verdadeiro sistema de ensino no território nacional, pois não somente homogeneizava a prática pedagógica, como estabelecia um único método de ensino/aprendizagem. O objetivo principal da pesquisa cujo relato apresenta-se sob a forma de artigo foi analisar criticamente o Ratio Studiorum de 1599, edição em inglês de 1870, e sua repercussão na formação de professores pela Companhia de Jesus no Brasil, assim como encontrar traços da prática pedagógica dos inacianos e sua influência sobre a sociedade no período estudado. Para tanto, lançou-se mão da historiografia que tivemos acesso, em especial Leite (1938), Lacouture (1994), Franca (1952), Schimitz (1994), entre outros, e de fontes documentais de apoio, utilizando basicamente a crítica hermenêutica para a análise, a interpretação e a crítica dos dados coletados, chegando a algumas conclusões preliminares, como o fato de que a ação pedagógica dos jesuítas incorporou-se na prática pedagógica no Brasil, marcando-a indelevelmente. A pesquisa mostrou também que a educação foi escolhida como opção preferencial assumida pela Companhia de Jesus desde a sua origem, e a forma como o ensino fundado no Ratio, tendo como base teórica o tomismo-aristotélico, auxiliou a conformar a sociedade à cultura luso-europeia, baseada na ordem, na disciplina, na obediência, na autoridade, no respeito hierarquizado às regras.

    Resumo em Inglês:

    The presence of the Jesuits in Brazil, from 1549 to 1759, has indelibly marked our education and our teaching practice. The Ratio Studiorum, a compendium of rules of how to teach, and learn how to administer an educational institution, was responsible for building a true system of education in the country, because it did not only homogenize the educational practice, but it also established a unique method of teaching-learning. The main objective of the research report which is presented in the form of article was to analyze critically the RatioStudiorum of 1599, the English edition of 1870, and its impact on teacher education by the Jesuits in Brazil, as well as to find traces of the Ignatian pedagogical practice and its influence on society in the period studied. For this purpose, we used the historiography that we had access to, in particular Leite (1938), Lacouture (1994), Franca (1952), Schmit (1994), among others, and documentary sources of support, primarily using the hermeneutics critics to the analysis, interpretation and critical analysis of data collected, up to some early findings, like the fact that the pedagogical action of the Jesuits was incorporated in the teaching practice in Brazil, marking it indelibly. The research also showed that education was chosen as the preferred option taken by the Society of Jesus, since its inception, and how education, based on the Ratio, with the theoretical base on the Aristotelian Thomism, helped to shape the Brazilian society as a Portuguese European culture, based on order, discipline, obedience, authority, respect to hierarchical rules.
  • Efeitos da ilustração do livro de literatura infantil no processo de leitura Demanda Contínua

    Ramos, Flávia Brocchetto; Nunes, Marília Forgearini

    Resumo em Português:

    O livro de literatura infantil pode ser caracterizado pela presença da ilustração associada à palavra. No entanto, avaliar se essa ilustração possui um valor artístico-estético que, no processo de leitura, amplia as possibilidades de construção de sentido ou, se o trabalho do ilustrador serve somente para dar cor e forma ao verbal sem agregar-lhe sentido, são dúvidas que podem surgir na análise desse tipo de texto, diante da diversidade de obras infantis. Esse estudo busca responder a essa questão a partir da descrição e análise da capa de duas edições - publicadas em 1991 e 2003 - da obra Ah, cambaxirra se eu pudesse..., um conto popular adaptado por Ana Maria Machado, e ilustrado por Gerson Conforto e Graça Lima respectivamente. A partir dessa análise discutem-se os conceitos de arte e estética (CROCE, 2001; FIORIN, 1999; HUISMAN, 1994), bem como o processo de leitura a partir da relação ilustrador-leitor sob a perspectiva da experiência da leitura mediada (ISER, 1979) e da semiótica (GREIMAS; FONTANILLE, 1993; GREIMAS, 2002). Ao final, procura-se apontar caminhos para responder à pergunta que originou esse estudo, de modo que a ilustração do livro infantil seja avaliada a partir da construção de sentido decorrente da relação leitor-texto no processo de leitura da ilustração.

    Resumo em Inglês:

    Child literature books can be characterized considering the existence of illustrations associated to words. However, when evaluating if illustrations have an artistic-esthetic value which, in the reading process, can increase the meaning construction possibilities or if the illustrator work gives only color and shape to the verbal part without offering any new meaning possibility, those are doubts that can arise during the analysis of this kind of text considering the great diversity of published titles. This study aims to answer that question based on the description and analysis of the book cover from two different editions - 1991 and 2003 - of Ah, cambaxirra se eu pudesse..., a popular short story adapted by Ana Maria Machado, and illustrated by Gerson Conforto and Graça Lima respectively. Based on this analysis the concepts of art and aesthetics (CROCE, 2001; FIORIN, 1999; HUISMAN, 1994) are made, and also concerning the reading process and the relation between the illustrator and the reader in the perspective of a mediated reading experience (ISER, 1979), as well as in the semiotics point of view (GREIMAS; FONTANILLE, 1993; GREIMAS, 2002). In conclusion, some directions are outlined in order to answer the question that guided this study. Those directions pointed to the idea that the illustrations of a child literature picture book can be evaluated taking into account the constructed meaning resulting from the interaction reader-text in the illustration reading process.
  • Ensino de Psicologia: limites do atual paradigma e a complementaridade do paradigma da complexidade Demanda Contínua

    Magalhães, Solange Martins Oliveira

    Resumo em Português:

    O presente artigo, de natureza teórica, tem por objetivo trazer ao debate acadêmico a importância da articulação do paradigma da complexidade ao ensino de Psicologia. Destacamos essa interlocução como inovadora no contexto da formação docente. Enfatizamos alguns limites do paradigma atual e a complementaridade do paradigma da complexidade ao Ensino de Psicologia. Essa reflexão frente à prática formadora marca a busca de novas bases epistemológicas que estimulem a (trans)formação dos sujeitos pessoal e coletivamente. Longe de dar respostas prontas e acabadas, lançamos mão da condição de análise crítica e reflexiva, postura que visa à reestruturação dos caminhos percorridos pela Psicologia na formação docente.

    Resumo em Inglês:

    This article, of theoretical basis, aims to bring to the academic debate the importance of articulating the paradigm of complexity to the teaching of psychology. I highlight this dialogue as an innovator one in the context of teacher education. I stress some limits of the current paradigm and the complexity paradigm complementarity to the Teaching of Psychology. This reflection in face of the forming practice marks the search for new epistemological foundations to encourage the (trans)formation of the subjects personally and collectively. Far from finished and ready answers, I use the condition of critical and reflective analysis approach that aims at restructuring the paths of psychology in teacher education.
  • Uma escola justa contra o sistema de multiplicação das desigualdades sociais Demanda Contínua

    Valle, Ione Ribeiro

    Resumo em Português:

    Tem sido unânime entre os sociólogos a ideia de que a educação ocupa um lugar estratégico na cena moderna desde meados do século XVIII, quando Condorcet a incluiu no campo dos direitos do cidadão. Se outrora ela era unicamente uma questão familiar, ficando ao abrigo de todo debate sobre a justiça, ao ser vista como um direito torna-se de interesse de todos. Espera-se, desde então, que o desenvolvimento dos sistemas escolares não apenas amplie o "capital humano" e as competências úteis à economia, mas torne os indivíduos e as sociedades melhores e mais "civilizados". No entanto, apesar do estreitamento das relações entre educação (escolar) e justiça social, o que vai se efetivar por meio da meritocracia escolar, as desigualdades fracionam-se, multiplicam-se e diversificam-se no âmbito da escola, do mundo do trabalho, das hierarquias sociais, sem que se consiga desmontar o mecanismo e a lógica que elas ocultam. É nesse quadro de reflexão crítica que se constrói a noção de justiça escolar; uma noção que pode representar um avatar das políticas para a educação, pois abrange todas as dimensões dos sistemas educacionais. Para compreendê-la foi necessário retomar dois princípios que fundam os movimentos de escolarização e os projetos de democratização da educação das sociedades modernas: a igualdade e o mérito. Eles vêm ganhado força e legitimidade nas reformas aprovadas para a educação brasileira do novo milênio. O primeiro é considerado como um dos princípios ao mesmo tempo mais evidentes e mais complexos da justiça; o segundo é incontornável na imagem de um mundo justo, no qual cada um seria recompensado unicamente em função de seu mérito, de seus esforços e dos resultados destes. Nosso objetivo nesta reflexão é tentar apreender os mecanismos da escola conservadora - e reprodutora - a fim de saber em que condições a escola pode se tornar libertadora - e justa.

    Resumo em Inglês:

    The idea that education occupies a strategic place in modern life has been unanimous among sociologists since the mid-18th century when Condorcet included education in the field of citizen rights. If before this education it was solely a question for the family and sheltered from the entire debate about justice, seeing it as a right places it in everyone's interest. Since then, it is expected that the development of school systems not only expands "human capital" and the useful skills to the economy, but makes individuals and societies better and more "civilized." Nevertheless, despite the close relationship between education (the school) and social justice, which is effectuated by means of school meritocracy, inequalities are fractioned, multiplied and diversified in the realm of the school, the world of labor, and social hierarchies, without being able to disassemble the mechanism and the logic that they hide. It is in this framework of critical reflection that the notion of school justice is constructed. It is a concept that can represent an avatar of educational policies because it encompasses all of the dimensions of the educational systems. To understand it, it was necessary to review two principles at the base of the educational movements and projects for the democratization of education in modern societies: equality and merit. They are gaining strength and legitimacy in the reforms approved for Brazilian education in the new millennium. The first is considered one of the principles of justice that is simultaneously more evident and more complex. The second is unavoidable in the image of a just world, in which each individual would be compensated solely as a function of his merit, his efforts and their results. Our objective in this reflection is to try to learn the mechanisms of the conservative - and reproductive - school to understand in what conditions the school can become liberating - and just.
  • Os olhares de futuros professores sobre a metodologia de trabalho de projeto Demanda Contínua

    Ferreira, Carlos Alberto

    Resumo em Português:

    Tendo feito a formação de futuros professores do 1º ciclo do ensino básico na metodologia de trabalho de projeto, foi nossa intenção recolher as opiniões deles sobre a utilização dessa metodologia na educação escolar. Os resultados obtidos mostram que os futuros professores compreenderam o conceito e a prática da metodologia de trabalho de projeto, com opiniões próximas daqueles descritos teoricamente, referindo várias vantagens na sua utilização no processo de ensino e de aprendizagem. Por esta razão, são, também, da opinião que é importante a formação de professores nessa metodologia de ensino e de aprendizagem.

    Resumo em Inglês:

    Having done the training of future teachers of the 1st cycle of basic education on the methodology of project works, it was our intention to gather their opinions on the use of this methodology in school education. The results show that future teachers understood the concept and practice of the methodology of project works, with opinions which are close to those described theoretically by referring several advantages in its use in teaching and learning. For this reason, they also assume the opinion that teacher training is important in that teaching and learning methodology.
  • La protesta docente en la década de 1990: experiencias de organización sindical en la provincia de Buenos Aires

    Cardoso, Maurício Estevam
  • Educar na Infância: perspectivas histórico-sociais Resenhas

    Santos, Solange Estanislau
  • Fotografia e práticas artísticas: os discursos dos artistas nos anos 1960 e 1970 Resumos De Teses E Dissertações

    Almeida, Juliana Gisi Martins de
  • Lazer e adolescentes em privação de liberdade: um diálogo possível? Resumos De Teses E Dissertações

    Conceição, Willian Lazaretti da
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br