Acessibilidade / Reportar erro
Educar em Revista, Número: 57, Publicado: 2015
  • Editorial Dossiê - Pedagogia Universitária : Debates Internacionais Contemporâneos

    Machado, Cláudio de Sá; Bencostta, Marcus Levy
  • Apresentação Dossiê - Pedagogia Universitária : Debates Internacionais Contemporâneos

    Leite, Carlinda; Cunha, Maria Isabel da; Baibich, Tânia Maria
  • Qualidade da graduação: o lugar do assessoramento pedagógico como propulsor da inovação e do desenvolvimento profissional docente Dossiê - Pedagogia Universitária : Debates Internacionais Contemporâneos

    Cunha, Maria Isabel da

    Resumo em Português:

    Resumo: O texto aborda a emergência da pedagogia universitária no contexto de democratização e expansão da educação superior no Brasil. Salienta a necessária reconfiguração do papel docente e das práticas de ensinar e aprender que tem feito revigorar o campo da pedagogia universitária, debruçando-se sobre as práticas pedagógicas e de reorganização curricular no contexto das mudanças paradigmáticas que assolam a realidade de todo o processo educativo. A expansão tem trazido aos quadros acadêmicos muitos docentes em fase inicial de carreira, que demandam especial atenção. Aposta que o desenvolvimento profissional dos docentes acontece no espaço de trabalho, dada a inexistência de políticas públicas indutoras da formação inicial para esse nível de ensino. Discute que diferentes conceitos de formação produzem distintas estratégias de ação. Apresenta três modelos em ordem decrescente de centralização: (A) Modelo de centralização e controle das ações; (B) Modelo parcial de descentralização e controle das ações; e (C) Modelo descentralizado de acompanhamento e controle das ações. Esses modelos foram usados para analisar os Pressupostos e características dos indicadores, a Compreensão da Formação e do Desenvolvimento Profissional, os Formatos usuais das estratégias de formação e os Formatos de acompanhamento e avaliação. Apresenta, ainda, sugestão de estratégias de assessoramento pedagógico que vêm sendo protagonizadas nos espaços acadêmicos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper addresses the emergence of higher education pedagogy in the context of democratization and expansion of higher education in Brazil. It points out that the necessary reconfiguration of both the teachers' role and the practices of teaching and learning which have invigorated the field of higher education pedagogy, revisiting pedagogical practices and curricular reorganization, in the context of the paradigmatic changes which have been affecting the reality of the educational processes. Expansion has brought into the academic staffs a number of teachers in the beginning of their careers, condition which demands special attention and actions as to their professional development, which occurs mainly in the workplace. The lack of public policies to trigger initial teacher education is particularly disquieting. In order to develop that discussion we must reflect upon different concepts of teacher education, which produce, respectively, distinct strategies of action. The text introduces three models in descending order of centralization: (A) Model of centralization and control of actions; (B) Model of partial decentralization and control of actions; and (C) decentralized Model of follow-up and control of actions. Such models have been used to analyze the Assumptions and characteristics of the indicators; the Comprehension of Teacher Education and Professional Development; the usual Formats of the strategies of teacher education; and the Formats of follow-up and assessment. Finally, suggestions of strategies for pedagogical support which have been featured in academic spaces are presented.
  • Reconfigurações da docência universitária: um olhar focado no Processo de Bolonha Dossiê - Pedagogia Universitária : Debates Internacionais Contemporâneos

    Leite, Carlinda; Ramos, Kátia

    Resumo em Português:

    Resumo: O Processo de Bolonha, legislado em Portugal em 2006, através do Decreto-Lei nº 74/2006 (Portugal, 2006), anunciou a intenção de romper com o tradicional exercício da docência, focado na transmissão e reprodução dos conhecimentos existentes, e veiculou um modelo de formação centrado na aprendizagem dos estudantes. Este Processo implicou uma reorganização dos currículos do ensino universitário e exigiu uma reconfiguração do exercício da docência apoiada em uma nova concepção do papel e do trabalho dos estudantes. É no quadro desta problemática que se situa este artigo, que tem como objetivo dar a conhecer efeitos na docência universitária decorrentes do Processo de Bolonha. Para isso, o artigo, depois de caracterizar medidas políticas decorrentes do compromisso de Bolonha, analisa dados recolhidos de professores da Universidade do Porto sobre a relação entre as alterações previstas no ideário político e as condições para a sua concretização.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The Bologna Process (Processo de Bolonha) was legislated in Portugal in 2006 through the Decree nº 74/2006 (Portugal, 2006). This Law announced the need to change the traditional teaching method which focused on knowledge transfer to a method centred on student learning. This Process demanded a higher education curricular organization and a teaching reconfiguration supported on a new conception of the students' work and roles. This article is based on the problem mentioned above which highlights the impact that the Bologna Process had on teaching methods and professors' workload. For that reason, after characterizing political measures resulting from the Bologna Process, the article analyses data collected from the Porto University professors about the relationship between the proposed changes and the conditions for their concretization.
  • As universidades, a inserção e a aprendizagem profissionais: que lugar para a pedagogia? Dossiê - Pedagogia Universitária : Debates Internacionais Contemporâneos

    Alves, Mariana Gaio

    Resumo em Português:

    Resumo: A universidade, enquanto instituição formadora, tem preocupações profissionais desde as suas origens medievais, no sentido em que, entre as suas missões, se inclui a preparação dos alunos para o exercício de atividades profissionais. Contudo, na contemporaneidade, essas preocupações têm sido objeto de uma atenção e preocupação crescentes no quadro das políticas educativas, bem como por parte dos académicos e da sociedade em geral, veiculando frequentemente a ideia de que importa repensar o ensino superior numa lógica de resposta a necessidades (quantitativas e qualitativas) da economia e do mercado de trabalho. O objetivo deste artigo é enriquecer a reflexividade sobre este tipo de posicionamentos e sobre as respectivas implicações no campo da pedagogia universitária. Procura-se, deste modo, identificar tensões e desafios subjacentes aos modos de funcionamento e aos modelos curriculares e pedagógicos das universidades na atualidade, reforçando a importância de favorecer uma perspetiva educativa sobre a pedagogia universitária que não a subordine às supostas necessidades do mercado de trabalho.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The universities as training institutions have professional concerns since their medieval origins, given that among their missions it is included the preparation of students to perform professional activities. However, in contemporary times such concerns have been the object of increasing attention and apprehension both in the context of educational policies, as well as for academics and the society as a whole. This situation often conveys the idea that here is the need to rethink higher education following the logic of responding to both quantitative and qualitative needs of the economy and the labour market. The aim of this paper is to enrich the reflexivity about this type of understandings and on their implications in the field of university pedagogy. Thus, the paper's underlying attempt is to identify tensions and challenges within the modes of operation and the curricular and pedagogical models in universities nowadays, reinforcing the importance of fostering an educational perspective on university pedagogy not controlled by the alleged needs of the labour market.
  • La profesionalización del docente novel en la Universidad: qué aprenden los profesores a través de los "Talleres de Análisis de la Práctica" (TAP) Dossiê - Pedagogia Universitária : Debates Internacionais Contemporâneos

    Ruiz, Cristina Mayor; Altopiedi, Mariana

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo permite, a alguns professores que participam há anos do Programa de Formação de Novos Professores da Universidade de Sevilha, apresentar suas experiências formativas, juntamente com suas incertezas, esforços e valorações. Neste trabalho, apresentamos uma descrição do programa, seu contexto organizacional, o quadro conceptual em que ele se fundamenta e suas estratégias. Além disso, também apresentamos um estudo sobre o programa que desenvolvemos para melhorar a prática dos participantes, bem como algumas conclusões daí derivadas sobre uma das estratégias formativas mais relevantes do programa: as Oficinas de Análise.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Algunos profesores, que durante años han estado participando en el Programa de Formación de Noveles de la Universidad de Sevilla, tienen la oportunidad, a través de esta publicación, de presentar sus experiencias formativas, junto con sus incertidumbres, sus esfuerzos y sus valoraciones. En este trabajo presentamos la descripción de este programa, el contexto institucional y el marco conceptual en el que se fundamenta su diseño y las estrategias que en él se desarrollan. Además, hemos querido presentar un trabajo de investigación sobre el propio programa que desarrollamos con el único objetivo de mejorar su práctica. De ahí que profundicemos en algunas conclusiones que se derivaron sobre una de las estrategias formativas más relevantes en el programa: los Talleres de Análisis.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper gives the chance to some teachers who have taken part in the New Teachers Training Program from the University of Seville for many years to present their formative experiences. It exposes their uncertainties, efforts and opinions. It also presents a description of the Program and the strategies it uses, a characterization of its organizational context and a synthesis of its conceptual frame, as well. In addition, a study developed to improve the practice of the participants in the Program is also commented. Specially, we exposed some conclusions derived form one of the more relevant formative strategies developed by the Program: the Analysis Workshops.
  • Un análisis crítico del Espacio Europeo de Educación Superior como reforma de la enseñanza universitaria: los programas Verifica y Docentia en el contexto español Dossiê - Pedagogia Universitária : Debates Internacionais Contemporâneos

    Muñoz, Juan M. Escudero; Alonso, Felipe Trillo

    Resumo em Português:

    Resumo: O texto está organizado em duas partes. A primeira apresenta uma perspectiva teórica para a análise ideológica e crítica da atual reforma universitária na Espanha. Argumenta-se que longe de ser uma redução a questões organizativas e pedagógicas, representa uma forma intencional de intervenção do Estado e outros agentes poderosos sobre os sistemas de ensino, sujeitando-os a uma lógica mercantilista. Neste sentido, são adotados alguns conceitos de interpretação de Stephen Ball e outros autores, tais como a cultura performativa, que relacionamos à obsessão por resultados, e os conceitos de desregulamentação, re-regulação e fabricações, que revelam uma forma de governo que, por trás de uma aparente autonomia, implica realmente um aumento da regulação, levando a novas identidades organizacionais e profissionais na universidade. Na segunda parte, uma vez descrita a metodologia, são analisados dois programas que, no contexto espanhol, podem ser considerados como um bom exemplo das medidas tomadas para garantir a qualidade da educação no Espaço do Ensino Superior Europeu. Um é o Verifica, que credencia os currículos dos cursos de graduação e de pós-graduação, e o outro é o Docentia, que avalia as competências pedagógicas dos professores. Sobre ambos, nos perguntamos, entre outras questões: Até que ponto são exemplos de uma cultura performativa? Que regulamentos e formas de governo prevalecem?

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El texto está organizado en dos apartados. El primero ofrece una perspectiva teórica que hace posible un análisis ideológico y crítico de la actual reforma universitaria española. Se argumenta que lejos de ser reductible tan solo a cuestiones organizativas y pedagógicas, representa una forma intencional de intervención estatal, y de otros agentes poderosos sobre los sistemas educativos, supeditándolos a una lógica mercantilista. En esa dirección, tomando algunos conceptos interpretativos de las aportaciones de Stephen Ball y otros autores, se explica la noción de cultura performativa, que relacionamos con la obsesión por los resultados, y la desregulación, re-regulación y fabricaciones en tanto que una forma de gobierno que detrás de una aparente autonomía implica realmente una sobre-regulación que conduce al cultivo de nuevas identidades organizativas y profesionales en la universidad. En el segundo, precisada la metodología, se analizan dos programas que, en el contexto español, pueden ser considerados como un buen ejemplo de las medidas adoptadas para la garantía de la calidad educativa en el Espacio Europeo de Educación Superior. Se trata del denominado Verifica, que acredita los planes de estudio de los grados y postgrados, y el denominado Docentia, que evalúa la capacidad docente de los profesores. Sobre ambos, nos preguntamos, entre otras cuestiones: ¿En qué grado muestran características propias de la cultura performativa descrita? ¿Qué regulaciones y formas de gobierno prevalecen?

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The paper is organized in two parts. A theoretical framework for the analysis of the current Spanish university reform is presented in the first part. It is an ideological and critical analysis that tries to reveal how and why the reforms, not confined to organizational and pedagogical issues, represent an intentional form of State and other powerful agencies' intervention on educational systems, which is market-oriented. In this direction, we adopt some interpretive concepts of Stephen Ball and other authors such as the concept of performativity culture related to the obsession with the results and the concepts of deregulation, re-regulation and fabrications as peculiar forms of government that seem to have more autonomy, but they actually imply a greater regulation producing new organizational and professional identities in the university. In the second part, the theoretical framework is applied in order to describe and value two programs that, in the Spanish context, can be considered as good examples of some of the decisions aiming to guarantee the quality of education in the European Higher Education Space. The programs are the called Verifica, which accredits curricula and Graduate Degrees, and the called Docentia, which evaluates the teaching skills of university teachers. On both, we ask, among other questions: To what degree are both of them singular examples of a performativity culture? What kinds of regulation and forms of government prevail?
  • Las asesorías pedagógicas universitarias en la Argentina Dossiê - Pedagogia Universitária : Debates Internacionais Contemporâneos

    Lucarelli, Elisa

    Resumo em Português:

    Resumo: As circunstâncias que se apresentam em todo o mundo nas primeiras décadas do século XXI forçam a universidade, mais uma vez, a repensar a si própria, seu projeto político e as práticas que são realizadas. Este artigo apresenta alguns resultados de uma investigação realizada por uma equipe da Universidade de Buenos Aires, preocupada em identificar estratégias institucionais que podem contribuir para a melhoria da qualidade do ensino universitário. Centra seu foco investigativo no assessor pedagógico universitário de instituições públicas argentinas e está interessada em questões relativas ao papel desses atores, em torno de dois eixos fundamentais: a descrição destes assessores em seu contexto institucional, de acordo com sua estrutura organizacional, e a compreensão do problema central em torno do qual se reúnem as suas atividades. O estudo segue uma metodologia qualitativa, com base na análise das Comunicações sobre este assunto, escritas por esses atores e em análise intensa de entrevistas. Os núcleos considerados neste artigo centram-se nas ações de assessoramento como uma forma de ação direta sobre os problemas da sala de aula e da instituição e na pesquisa como um indicador de ranking acadêmico. Alguns resultados permitem reforçar a hipótese de que o assessor pedagógico é um dos sujeitos que contribui para a construção da Didática e Pedagogia Universitárias.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Las circunstancias que se presentan a nivel mundial en estas primeras décadas del siglo XXI obligan a la universidad, una vez más, a repensarse a sí misma, a su proyecto político y a las prácticas que en ella se realizan. En este artículo se presentan algunos resultados de una investigación que lleva a cabo un equipo de la Universidad de Buenos Aires, preocupado por identificar estrategias institucionales que puedan contribuir al mejoramiento de la calidad de la enseñanza universitaria. Particulariza su foco investigativo en el asesor pedagógico universitario en instituciones públicas argentinas. Se interesa por abordar aspectos relativos al rol que cumplen estos actores, en torno a dos ejes fundamentales: la descripción de estas asesorías en su contexto institucional y según su estructura organizativa, y la comprensión de la problemática central alrededor de la cual nuclean sus actividades. En el estudio se sigue una metodología cualitativa, fundamentándose en el análisis de Comunicaciones sobre esta temática, escritas por esos actores y en entrevistas en profundidad. Los núcleos considerados en el presente artículo se centran en las acciones de asesoramiento como forma de acción directa en los problemas del aula y la institución, y en las de investigación como marca de jerarquización académica. Algunos resultados permiten afianzar el supuesto que ubica al asesor pedagógico uno de los sujetos que contribuyen a la construcción de la Didáctica y Pedagogía Universitarias.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Circumstances that occur worldwide in the first decades of the 21st century force University, once again, to rethink about itself, its political project and the practices that are carried out. This article presents some results of an investigation developed by a team from the University of Buenos Aires, worried to identify institutional strategies that may contribute to the improvement of the quality of university education. It details its investigative focus on the Pedagogical University Advisor in Argentinean public institutions. It has an interest in addressing issues relating to these actors' role, around two fundamental axes: the description of these consultants in their institutional context, according to its organizational structure, and the understanding of the central problem around which their activities are gathered. The study follows a qualitative methodology, based on the analysis of Papers on this subject, written by those actors, and of interviews in depth. The kernels considered in this article are focused on the actions of counseling as a form of direct action on the classrooms and the institution's problems, and on the research as a mark of academic ranking. Some results allow to strengthening the course that the Pedagogical Advisor is one of the subjects that contribute to the construction of University Didactics and Pedagogy.
  • El actual trabajo docente universitario en Argentina: alertas para repensar Dossiê - Pedagogia Universitária : Debates Internacionais Contemporâneos

    Villagra, María Alicia

    Resumo em Português:

    Resumo: Esta contribuição se refere à atual reconfiguração do trabalho docente universitário argentino em razão do impacto das políticas acadêmicas dos anos 1990, principalmente do Programa de Incentivos. Este Programa, ao propiciar a articulação entre docência, investigação, extensão e gestão, legitima a passagem da tradicional figura do docente universitário, dedicado ao ensino, para a figura do docente-pesquisador. O aporte que apresentamos inscreve-se nos avanços do Projeto de Pesquisa "Intensificação do trabalho docente e ensino universitário: encontros e desencontros entre tempos e espaços pessoais-profissionais", pesquisa qualitativa e interdisciplinar, realizada na Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade Nacional de Tucumán (Argentina), que se propôs a estudar o vínculo entre a intensificação do trabalho do docente, os processos de colonização espaço-temporal do seu âmbito privado pelo profissional e suas repercussões na qualidade de ensino universitário. Identificamos a emergência de novas tendências e exigências contextualizadas num cenário de trabalho hiperavaliativo e suas ressonâncias na redefinição identitária do protagonista do trabalho acadêmico, na vida das diferentes disciplinas e nos modos de convívio institucional. Enfim, resgatando o que foi silenciado pelos docentes frente às políticas hegemônicas que hierarquizam a pesquisa sobre a docência, localiza o ensino universitário numa "zona de risco" com a intenção de compartilhar alertas para repensar.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Esta contribución refiere a la actual reconfiguración del trabajo del docente universitario argentino por el impacto de las políticas académicas de los 1990, principalmente por el Programa de Incentivos. Este Programa, propiciando la articulación entre docencia, investigación, extensión y gestión, legitima el pasaje de la tradicional figura del docente universitario dedicado a la enseñanza a la del docente-investigador. El aporte que presentamos se inscribe en avances del Proyecto de Investigación "Intensificación del trabajo docente y enseñanza universitaria: encuentros y desencuentros entre tiempos y espacios personales-profesionales", investigación cualitativa e interdisciplinaria radicada en la Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad Nacional de Tucumán (Argentina), que se propuso estudiar el vínculo entre la intensificación del trabajo del docente, los procesos de colonización espacio-temporal de su ámbito privado por el profesional y sus repercusiones en la calidad de la enseñanza universitaria. Identificamos la emergencia de nuevas tensiones y exigencias enmarcadas en un escenario laboral hiper-evaluativo y sus resonancias en la redefinición identitaria del protagonista del trabajo académico, en la vida de las cátedras y en los modos de convivencia institucional. En suma, rescatando lo silenciado por los docentes frente a las políticas hegemónicas que jerarquizan la investigación sobre la docencia, sitúa a la enseñanza universitaria en "zona de riesgo" con la intencionalidad de compartir alertas para repensar.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This contribution refers to the current reshaping of the Argentine university professors' work due to the impact of the academic policies of the 1990s, particularly to the Program of Incentives. This Program, by promoting the articulation among teaching, research, extension and management, legitimizes the passage from the traditional figure of the university professor devoted to teaching to that of a professor-investigator. The contribution of our investigation is inscribed within the advances of the Research Project entitled "Intensification of teaching work and university teaching: agreements and misunderstandings between personal-professional time and space", a qualitative interdisciplinary investigation performed at the Faculty of Philosophy and Literature of the National University of Tucumán (Argentina) which intended to study the link between the intensification of teaching work, the processes of space and time colonization of its private setting by the professionals and its consequences on the university teaching quality. We identified the emergence of new paths and demands framed in a hyperevaluative labor scenario and their consequences on the identity redefinition of the protagonist of academic work, on the existence of chairs and on the ways of interaction in an institutional atmosphere. In brief, rescuing the teachers' silence from the hegemonic policies that prioritize research over teaching, in which university teaching is located in a "risk zone", is for the purpose of sharing warnings to rethink about it.
  • O desenho e o diálogo: alfabetização do aluno no ateliê de projeto arquitetônico Dossiê - Pedagogia Universitária : Debates Internacionais Contemporâneos

    Ortega, Artur Renato; Baibich, Tânia Maria

    Resumo em Português:

    Resumo: Este texto defende a premissa de que o desenho, como instrumento para pensar a Arquitetura, promove a capacidade ordenadora, que estrutura e molda o próprio pensamento e que o expõe para o desenvolvimento das ideias, favorecendo o diálogo entre professor e aluno e, por conseguinte, o processo de "alfabetização em projeto arquitetônico", constitutivo da identidade profissional do futuro arquiteto. Utilizando a metodologia de estudo de caso do tipo etnográfico, foram observadas as aulas de uma turma do segundo ano de um curso de Arquitetura e Urbanismo, de uma universidade pública, durante o período de atividade de um exercício de projeto, no decurso de três meses. Os dados foram analisados a partir de duas categorias: a) alunos que se autoavaliaram com dificuldades de se expressar por meio de desenhos; e b) alunos que se autoavaliaram com facilidades de se expressar por meio de desenhos. A partir dos dados observou-se que as atividades propostas pelos professores, durante a disciplina de Arquitetura no ateliê de projeto, favoreceram parte de um grupo de alunos e desfavoreceram outra. Sendo assim, pode-se afirmar que a prática pedagógica dos professores, mediante o desenho, a participação e a efetivação do diálogo, intervém no processo de construção do conhecimento do aluno.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This text defends the premise that the drawing, as an instrument to think of Architecture, promotes the arrangement capacity that structures and shapes the thought itself and that exposes it to the development of ideas, encouraging the dialogue between teachers and students and, as a result, "literacy in architectural projects", which constitutes the future architect professional identity. Using the ethnographic case study methodology, lessons from the Architecture and Urbanism second grade class were observed, in a public University, during a project activity time for three months. The data were analyzed based on two categories: a) the students that made a self-evaluation with difficulties of expressing themselves through drawings; and b) the students that made a self-evaluation by expressing themselves easily through drawings. On the basis of data, it was observed that the activities proposed by the teachers, during the Architecture subject development in the project studio, benefitted part of a group of students and disadvantaged others. Therefore, it may be asserted that the teachers' pedagogical practice, by the aid of drawing, the participation and the dialogue which was carried out, intervene in student knowledge construction.
  • A formação dos professores universitários na Argentina: o papel das assessorias pedagógicas Dossiê - Pedagogia Universitária : Debates Internacionais Contemporâneos

    Volpato, Gildo

    Resumo em Português:

    Resumo: O objetivo desde estudo foi compreender o contexto histórico e o trabalho desenvolvido pelas assessorias pedagógicas na formação dos professores universitários na Argentina. A abordagem foi qualitativa e os procedimentos utilizados foram a análise documental e a entrevista semiestruturada. O lócus foi duas universidades nacionais argentinas e os sujeitos foram os assessores pedagógicos das instituições. O estudo demonstrou que apesar da garantia legal, a existência ou não das assessorias e o grau de autonomia no desenvolvimento do trabalho dependem do nível de importância atribuído pelos gestores. Há o reconhecimento do trabalho realizado, principalmente por parte dos participantes dos projetos de formação. Embora a existência dos assessores na estrutura organizativa possa ser considerada um avanço, os assessores não ocupam cargos concursados, gerando instabilidade. Da mesma forma apontam a dificuldade de sistematizarem seus conhecimentos pela falta de tempo, o que deve ser superado pela importância do trabalho que realizam.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The objective of this study was to understand the historical context and the work done by pedagogical assistance in the training of university teachers in Argentina. The approach was qualitative and the procedures used were a document analysis and a semi-structured interview. The locus was two national Argentine universities and the subjects were the pedagogical advisors of the institutions. The study showed that despite the legal guarantee, whether or not there was advice and the degree of autonomy in the labor development depend on the level of importance attributed by managers. There is recognition of the work accomplished, mainly by the training projects members. Although the existence of advisors in the organizational structure can be considered a breakthrough, advisors do not occupy gazetted positions, generating a lot of instability. Similarly, they point out the difficulty of systematizing their knowledge by lack of time, which must be overcome given the importance of their work.
  • Acessibilidade na Universidade Tecnológica Federal do Paraná: análise a partir de relatórios do Inep e do olhar do gestor1 Dossiê - Pedagogia Universitária : Debates Internacionais Contemporâneos

    Cantorani, José Roberto Herrera; Pilatti, Luiz Alberto

    Resumo em Português:

    Resumo: A acessibilidade é um tema de grande relevância social. Destaca-se por promover a inclusão das pessoas com deficiências (PCDs) e por ser um meio para o atendimento aos seus direitos, entre os quais, o de acesso a todos os níveis de ensino. Frente a tal contexto, o objetivo do presente estudo é investigar a acessibilidade na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), verificada a partir da visão do gestor e dos relatórios do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para a coleta de dados utilizou-se análise documental e entrevista. Na análise documental foram analisados os relatórios de 21 cursos da UTFPR avaliados pelo Inep, no ano de 2014. Para a entrevista, direcionada à gestão dessa Instituição, o procedimento foi a entrevista semiestruturada. Nos relatórios, pouco há sobre observações dirigidas à acessibilidade. A partir da entrevista, foram verificados problemas provenientes de estruturas anteriores à legislação atual e da falta de orçamento para a adaptação dessas estruturas. Conclui-se que os campi da UTFPR não atendem integralmente aos requisitos legais e normativos estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC), mas são considerados atendidos nas avaliações do Inep.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Accessibility is a theme of great social relevance. It stands out by promoting the inclusion of disabled people (DPs) and also by being a way for the fulfillment of their rights, particularly, the access to all levels of education. In such a context, the aim of this study is to examine the accessibility at Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a federal institution of higher education, according to the manager's point of view and also the reports of Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). To collect these data, the documental analysis and an interview were used. Through the documental analysis, 21 reports of courses offered by UTFPR that were evaluated by Inep in 2014 were analyzed. For the interview applied to the management of that institution, the procedure was the semi-structured interview. In the reports, there are a few observations directed to accessibility. By analyzing the interview, some problems were verified related to structures preceding the current legislation and the lack of budget for the adaptation of these structures. It can be concluded that the campi of UTFPR do not fully observe the legal and regulatory requirements established by the Ministry of Education (MEC), but they are considered satisfactory according to the Inep evaluation.
  • Os adolescentes e a leitura literária por opção1 Dossiê - Pedagogia Universitária : Debates Internacionais Contemporâneos

    Sanfelici, Aline de Mello; Silva, Fábio Luiz da

    Resumo em Português:

    Resumo: Este estudo investiga o comportamento literário de adolescentes que buscam literatura por opção própria, ou seja, além daquela exigida pela escola. Analisando questionários respondidos por 92 alunos, com idade entre 10 e 17 anos, na cidade de Londrina, Paraná, buscamos traçar um perfil dos leitores voluntários, assim como observar diferenças entre os interesses de leitura dos jovens e os interesses de ensino do currículo escolar. A partir dessas constatações, finalizamos nosso estudo trazendo algumas considerações práticas sobre como mediar harmoniosamente o conflito entre essas diferenças de interesses, tomando como ponto de partida o trabalho de Jobim (2009), entre outros. Destacamos que as considerações apresentadas podem aplicar-se a outros contextos dentro e fora do Brasil.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This study investigates the literary behavior of teenagers who seek literature by choice, that is beyond the readings required by school. By analyzing questionnaires answered by 92 students with ages ranging from 10 to 17, in the city of Londrina, Paraná, we established a profile of the volunteer readers. We also observed the differences between the reading interests of the youth and those of the school curriculum. Based on these observations, we concluded our work bringing some practical ideas on how to peacefully attune the conflict between the differences of interests, using as starting point the work of Jobim (2009), amongst others. We highlight that these concepts may also apply to other contexts both within and outside Brazil.
  • A regulação da Educação Infantil em Belo Horizonte1 Dossiê - Pedagogia Universitária : Debates Internacionais Contemporâneos

    Pinto, Mércia de Figueiredo Noronha; Duarte, Adriana Maria Cancella

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo apresenta uma pesquisa empírica dos processos de regulação e das lógicas de ação predominantes em uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) e em uma Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) de Belo Horizonte. O estudo analisa o modo como as regras e as normas emanadas pela administração municipal são formuladas, traduzidas e aplicadas no contexto dessas escolas. Os resultados evidenciam a intercessão entre o controle e a autonomia, no que concerne à regulação institucional exercida pelo Estado e à regulação situacional definida por meio da ação das docentes; o que constitui o caráter multirregulado da política de Educação Infantil do município.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article presents an empirical research of the regulatory processes and logics of action prevalent in a Municipal School of Early Childhood Education (Escola Municipal de Educação Infantil - EMEI) and in a Municipal Unit of Early Childhood Education (Unidade Municipal de Educação Infantil - UMEI) of Belo Horizonte. The study examines how the rules and regulations issued by the municipal administration are formulated, translated and applied in the context of these schools. The results show the intercession between control and autonomy, regarding the institutional regulation by the State and the situational adjustment set through the action of teachers which define the multiple regulated character of the Early Childhood Education policy by the municipality.
  • Quando a escola opera na conscientização dos jovens adolescentes no combate às DSTs Dossiê - Pedagogia Universitária : Debates Internacionais Contemporâneos

    Silva, Renan da

    Resumo em Português:

    Resumo: O objetivo deste estudo foi contribuir para o ensino das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) nas escolas de Ensino Médio. O estudo foi feito a partir da investigação do nível de conhecimento sobre DST de 61 alunos de duas escolas de Rio Claro, SP: uma estadual e uma particular, através de um questionário (Pré-teste) e da entrevista com dois professores de Biologia, sendo um de cada escola. Os resultados indicaram que, de uma forma geral, os alunos da escola particular tinham mais conhecimento a respeito do tema. Os alunos da escola pública mostraram mais dificuldade com relação ao conhecimento (conhecimento ou informação?) sobre os sintomas das DSTs. Nas duas escolas o conhecimento sobre o assunto se mostrou genérico e superficial. De acordo os professores de Biologia, ambos ensinam sobre o conteúdo e o material didático contém os temas de sexualidade e DST. A partir desses resultados foi elaborada uma intervenção com os alunos, usando como metodologia a dinâmica de grupo e a aula expositiva dialogada. Após a intervenção verificou-se um aumento da porcentagem de respostas corretas dos alunos de ambas as escolas (Pós-teste), o que demonstra que ela foi eficaz. Concluímos que este trabalho alcançou o objetivo de esclarecer o tema aos alunos, porém falta às escolas um melhor diálogo com eles para o planejamento desse conteúdo, já que, embora seja previsto o seu ensino, não está havendo uma aprendizagem esperada.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The aim of this study was to contribute to the teaching of Sexually Transmitted Diseases (STDs) in High Schools. The study was done from the research knowledge about STDs of 61 students from two schools of Rio Claro, SP: a state and a private school, through a questionnaire (Pre-test) and an interview with two Biology professors, each one from each school. The results indicated that, in general, the students in the private school had more knowledge about the subject. The public school students showed more problems with knowledge (knowledge or information?) about the symptoms of STDs. In those two schools the knowledge on the subject proved to be generic and superficial. According to the Biology teachers, both of them teach about the content and the teaching material contains themes of sexuality and STDs. From these results, an intervention was developed with students, using methods such as group dynamics and lecture dialogued lessons. After the intervention, there was an increase in the percentage of correct answers for the students of both schools (Post-test) which shows that it was effective. We conclude that this work has achieved its goal to enlighten students on the topic, but schools fail to have a better dialogue with their students for the planning of such content, since although its teaching is expected, learning is not happening as expected.
  • Culturas juvenis dos anos 1980 nas páginas do periódico estudantil: "JB - O Jornal do Becker" (Colégio Estadual D. João Becker - 1985/1986) Dossiê - Pedagogia Universitária : Debates Internacionais Contemporâneos

    Almeida, Dóris Bittencourt; Bastos, Maria Helena Camara

    Resumo em Português:

    Resumo: O estudo analisa o periódico estudantil "JB - O Jornal do Becker", produzido por um grupo de alunos do ensino secundário da Escola Estadual Dom João Becker, em Porto Alegre, RS, entre os anos 1985 e 1986. A pesquisa se inscreve nos domínios da História da Educação e segue os postulados teóricos da História Cultural, tendo como referências as concepções da cultura escrita enquanto produção discursiva de um determinado tempo e lugar. A diversidade de temas nas seções expressa criatividade do grupo de editores, que conseguem, com certo protagonismo na confecção do impresso, aliar o cotidiano a temas mais complexos. Por meio da análise documental, observa-se no periódico uma forte preocupação política, entretanto, também comparecem temas cotidianos, juvenis e escolares, o que configura uma produção de significados de vivências daqueles estudantes em tempos de mudanças na sociedade brasileira. Pela leitura e análise desses exemplares, percebe-se que os estudantes estavam afinados com as referências socioculturais de seu tempo, pois evidenciam uma autonomia na produção, decorrente do processo de abertura política do país. O "JB" denota como característica discursiva um cuidado com o coletivo, são jovens escreventes que, para além do interesse por esportes, surf e fofocas, revelam sensibilidade ao refletirem sobre outras questões, próprias do que se considera mundo adulto. Mostram o que pensam sobre assuntos de ordem política, mas também lhes interessa o microcosmos escolar, que se desdobra em diversas tematizações.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The study analyzes the student newspaper, "JB - O Jornal do Becker", produced by a group of high school students of the Public School Dom João Becker, in Porto Alegre, RS, between the years 1985 and 1986. The research enrolls in the field of History of Education and follows the theoretical postulates of Cultural History, with the references of written culture conceptions as a discursive production of a particular time and place. The diversity of themes expressed in the sections shows the creativity of the group of editors, who can, with a certain protagonist role in the production of the journal, combine the everyday topics to more complex ones. Through documentary analysis, a strong political concern is observed in the student journal. However, daily, youth and school issues also appear, which sets a production of meanings of experiences of those students in times of change in the Brazilian society. By reading and analyzing these copies, it is noticed that the students were in harmony with the socio-cultural references of their time, since pointing autonomy in their production, due to the country's political opening process. The "JB" denotes as a discursive characteristic the concern for the collective, because the writers are young people who, in addition to the interest in sports, surf and gossips, reveal sensitivity to reflect on other issues, what is considered proper of the adult world. They show what they think about political issues, but they are also interested in the school microcosm, which unfolds in several thematizations.
  • Autonarrativas no fluxo da pesquisa: operando com operações dos observadores Dossiê - Pedagogia Universitária : Debates Internacionais Contemporâneos

    Pellanda, Nize Maria Campos; Pinto, Maira Meira

    Resumo em Português:

    Resumo: Neste artigo, relatamos o processo de investigação, em movimento, de um grupo de pesquisa transdisciplinar, constituído de cinco projetos de pesquisa vinculados, tendo como elemento organizador o princípio de convergência, e, como eixo de convergência, o tema Educação e Complexidade. A ênfase, aqui, é dada às autonarrativas dos membros do grupo, que se constituem em dispositivos metodológicos de uma epistemologia complexa, considerando-se a necessidade de inclusão do observador na realidade observada. Neste sentido, o que estamos fazendo com estas práticas é dar conta das operações dos próprios operadores, exercendo os pressupostos de segunda ordem advindos da Segunda Cibernética.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In the present article we describe an investigation process, which has been developed by a transdisciplinary research group, consisting of five linked research projects, having as an organizing element the convergence principle and the topic of Education and Complexity as the axis of convergence. The emphasis is given to the self-narratives of the group members which are constituted by methodological tools with a complex epistemology, considering the necessity of including the observer in the observed reality. In this sense, what we are doing with these practices is to report the transactions of the operators themselves, exercising the assumptions of second order, arising out of Second Cybernetics.
  • O caminho de um grupo de formação continuada docente: do compartilhamento de práticas docentes para uma pedagogia da e para a autonomia Dossiê - Pedagogia Universitária : Debates Internacionais Contemporâneos

    Stano, Rita de Cássia M. T.

    Resumo em Português:

    Resumo: O percurso formativo do professor não se limita a um curso de formação inicial. A própria especificidade da profissão docente aponta que o cotidiano escolar e as ações docentes, no exercício reflexivo, revertem-se em cenário de formação continuada, muitas vezes, mais eficientes que cursos de curto período. Observa-se, porém, que o cotidiano escolar e as ações docentes só se tornam elementos propiciadores de formação continuada docente se ao professor é legitimado um tempo-lugar para o devido distanciamento do familiar da docência, para que então a reflexão se torne possível. Este texto apresenta a experiência de um Grupo de Trabalho sobre a Pedagogia para a Autonomia (GTPA), em que se exercita o compartilhamento e a reflexão de práticas docentes, num lugar e tempo comuns a professores do Ensino Fundamental, Médio e Superior. A metodologia utilizada e norteadora da captação dos sentidos deste grupo foi uma escuta hermenêutica para a análise de registros de dois encontros presenciais em que as práticas docentes são compartilhadas. A partir de seus fundamentos, construídos no decorrer dos encontros, o GTPA tem se configurado como um modo de garantir que a docência seja cuidada, reinventada e fortalecida pelos pares, num movimento colaborativo de pensar a prática, buscando reorganizá-la a partir de determinados referenciais teórico-pedagógicos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Teacher training courses are not limited to an initial formation course. The very specificity of the teaching profession shows that the daily school routine and the teachers' actions in a reflective exercise are reversed in a continuing education scenario that is often more efficient than short courses. We may note, however, that the school routine and the teachers' actions only become enabling elements of teacher continuing education if the teacher is legitimized with a time-place for the proper distance from the teaching and family, then that reflection becomes possible. This paper presents the experience of a working group on Pedagogy for Autonomy, GTPA, in that the members exercise sharing and reflecting on teaching practices in a place and time which are common for teachers of Elementary Schools, Secondary Schools and Universities. The guiding methodology used for the capture of the senses of this group was a hermeneutic listening to the analysis of records from two face to face meetings in which teaching practices are shared. From its foundations, built over the meetings, the GTPA has set up as a way to ensure teaching to be cared, reinvented and strengthened by the peers, in a collaborative movement of thinking about practice, seeking to reorganize it from certain theoretical and pedagogical references.
  • Resenha Resenha

    Morgado, José Carlos
  • Resenha Resenha

    Borges, Carlos
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br