Accessibility / Report Error
Educar em Revista, Volume: 35, Issue: 73, Published: 2019
  • Apresentação: da educação, da arte, e das suas relações: caminhos pela história. Dossiê - Educação E Arte: Projetos, Debates E Ações Em Perspectiva Histórica

    Osinski, Dulce Regina Baggio; Oliveira, Marcus Aurelio Taborda de
  • Mimesis: on processes of knowledge, artistic representation and formation in the history of education. Dossiê - Educação E Arte: Projetos, Debates E Ações Em Perspectiva Histórica

    Carvalho, Marcus Vinicius Corrêa

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Proponho neste texto uma análise das relações decisivas, para a cultura ocidental, entre mimese e educação. Em minha perspectiva, esses termos são mesmo indissociáveis no exercício do ato educador, na medida em que, ao longo do desdobramento dos esforços formativos durante a trajetória ocidental nos últimos dois mil anos, o significado polissêmico do termo mimese ultrapassou em muito sua tradução consagrada como “imitação”, definindo aspectos cruciais do que se entende como educação.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This text analyses the decisive relations, for western culture, between mimesis and education. I assume these terms are actually indissociable in the performance of the educator’s act, at least when one understands that, throughout the unfolding of the formative efforts during the western course in the last thousand years, the polysemic meaning of the term mimesis has greatly overcome its consecrated translation into “imitation”, defining crucial aspects of education.
  • The social role of drawing in the formation of the new eighteenth century man Dossiê - Educação E Arte: Projetos, Debates E Ações Em Perspectiva Histórica

    Trinchão, Gláucia Maria Costa

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Em uma vertente histórica, o artigo analisa e salienta a relação entre Desenho e Educação, levando em consideração o papel social do Desenho na formação profissional da infância e adolescência na virada do século XVIII ao século XIX, no ocidente. Reflete sobre a criação da escola pública e sua configuração ideológica e traz as propostas educativas para inserção desse saber nos espaços escolares, de ensino primário e secundário, como conhecimento importante para a formação da nova sociedade que precisava emergir e da nova mão de obra necessária ao desenvolvimento industrial que avançava no século XIX. Esta sociedade tinha o entendimento do desenho tanto enquanto conhecimento interdisciplinar quanto como um processo educativo do corpo, da mente e dos sentidos para a construção de um novo comportamento social, de civilidade, hábitos e valores sociais, findando por transformar essa linguagem em um instrumento de formação social e profissional pelo processo de alfabetização gráfica à visibilidade dos fundamentos das Artes e das Ciências, para a construção de um homem novo para atender a indústria (arte e técnica) nacional.

    Abstract in English:

    ABSTRACT On an historical point of view, this article analyses and focuses on the relation between Drawing and Education, considering the social role of Drawing in the professional development throughout childhood and adolescence in the turn of the XVIII century, in the West. It takes in consideration the ideology of it in the creation of the first and second grade public schools and brings Drawing educational proposals to those educational spaces as an absolute necessity for the emergent new industrial society of the XIX century. This society regarded Drawing so much as a multidisciplinary knowledge like an educational process of mind, body and senses in the development of a new social behaviour with new social and moral values, ending in the creation of a so much needed new industrial man through the process of graphic alphabetization for the visibility of Arts and Sciences, one that could attend to the needs of the national (artistic and technical) industry.
  • Forming a “School of Champions”: Sport, morality, pedagogy and Peronist aesthetics Dossiê - Educação E Arte: Projetos, Debates E Ações Em Perspectiva Histórica

    Galak, Eduardo; Serra, María Silvia

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO “Escuela de Campeones”, um filme argentino dirigido por Ralph Pappier e lançado no final de 1950, baseia seu argumento na história de um fato histórico: as dificuldades experimentadas por aqueles que queriam incorporar o esporte como conteúdo pedagógico. Focada na vida do escocês Alejandro Watson Hutton, o filme mostra as vicissitudes deste professor desde a sua chegada à cidade de Buenos Aires em 1885, na sua tentativa de ensinar na escola de elite e conservadora Buenos Aires English High School, através de métodos pedagógicos modernos e renovados. Neste trabalho, abordamos a escola dos campeões a partir de três eixos: a) a educação que propõe, que combina uma visão da escolaridade que inclui uma renovação da pedagogia, com uma tarefa educacional “moderna” que transcende os muros das escolas, b) a postulação do esporte como recurso pedagógico para transmitir os sentidos morais, civis e sociais, e c) a colocação na imagem de uma estética peronista, que inclui dos recursos cinematográficos para leituras particulares do presente e do passado. Em suma, “Escuela de Campeones” é uma obra de disseminação em massa na qual é possível ler discursos sobre educação que dominaram durante a década peronista entre 1946 e 1955, bem como um particular olhar o que aconteceu com os sentidos da escolarizando na Argentina desde o final do século XIX.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN “Escuela de Campeones”, film argentino dirigido por Ralph Pappier y estrenado a finales de 1950, basa su argumento en el relato de un hecho histórico: las dificultades por las que atravesaron quienes quisieron incorporar los deportes como contenidos pedagógicos. Enfocada en la vida del escocés Alejandro Watson Hutton, la película muestra las vicisitudes de este docente desde su arribo a la ciudad porteña en 1885, en su intento por enseñar en el elitista y conservador colegio Buenos Aires English High School, a través de renovados y modernos métodos pedagógicos. En este trabajo abordamos “Escuela de Campeones” desde tres ejes: a) la educación que propone, que combina una mirada de la escolaridad que recoge cierta renovación de la pedagogía, con una tarea educativa “moderna” que trasciende los muros de las escuelas, b) la postulación de los deportes como recursos pedagógicos para transmitir sentidos morales, cívicos y sociales, y c) la puesta en imagen de una estética peronista, que incluye desde recursos cinematográficos hasta particulares lecturas del presente y del pasado. En síntesis, “Escuela de Campeones” constituye una obra de difusión masiva en la que es posible leer discursos sobre lo educativo que resultaron dominantes durante la década peronista entre 1946 y 1955, así como una particular mirada de lo ocurrido con los sentidos de la escolarización en la Argentina desde fin de siglo XIX.

    Abstract in English:

    ABSTRACT “Escuela de Campeones” it’s an Argentine film directed by Ralph Pappier released at the end of 1950, bases its argument on the story of a historical fact: the difficulties experienced by those who wanted to incorporate sports as pedagogical tool. Focused on the life of the Scottish Alejandro Watson Hutton, the film shows his vicissitudes as a school teacher since he arrives to Buenos Aires in 1885, especially on his attempt to teach through modern and renewed didactical methods to an elite and conservative Buenos Aires English High School. In this work it is analyzed “Escuela de Campeones” from three axes: a) the education that proposes, which combines a view of schooling that includes some renovation of pedagogy, with a “modern” educational objective that transcends the walls of schools, b) the postulation of sports as pedagogical resources to transmit moral, civic and social senses, and c) the putting into image of a Peronist aesthetic, which includes from cinematographic resources to particular readings of the present and the past. In short, “Escuela de Campeones” is a work of mass dissemination in which it is possible to read discourses on education that were dominant during the Peronist decade between 1946 and 1955, as well as a particular point of view of what happened about the senses of the schooling in Argentina since the end of the 19th century.
  • The aesthetic education of workers in the pages of Il Grido del Popolo magazine (Piemonte, Itália, 1892-1905) Dossiê - Educação E Arte: Projetos, Debates E Ações Em Perspectiva Histórica

    Oliveira, Marcus Aurelio Taborda de

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO O artigo foca nas diferentes iniciativas para a educação estética dos trabalhadores do Piemonte entre o final do séc. XIX e os primeiros anos do séc. XX, tendo como fonte privilegiada a série do semanário Il Grido del Popolo, de orientação socialista, publicado pelos trabalhadores tipógrafos daquela região da Itália. No ideário ali expresso a educação estética era um dos fundamentos da “reforma moral e intelectual” dos trabalhadores no tocante às desejadas atividades escolares, mas sobretudo, em relação a um amplo conjunto de possibilidades de educação social, tais como o teatro, a literatura, as universidades populares, a música entre outras. A máxima da elevação moral e intelectual considerava a educação estética desde o conhecimento das obras de grandes nomes da literatura, da música e das artes em geral, até o estímulo à produção artística dos trabalhadores. Naquele âmbito de preocupações o acesso à e a produção cultural não eram apenas uma forma de luta política, mas o reconhecimento que a cultura é patrimônio comum, portanto um direito de todos, contrariando a premissa que a cultura seria prerrogativa das classes dominantes, corrente no período.

    Abstract in English:

    ABSTRACT The focus of the article are the different perspectives for the aesthetic education of the Piemonte’s workers between the end of the 19th Century and the beginning of 20th Century. The privileged source was part of the series of the weekly socialist Il Grido del Popolo, published by typographers these Italian region. In the ideary there expressed, aesthetic education was one of the fundamentals of the “moral and intellectual reform” of workers. This activities in relation to claimed school dimension, but mainly in broad set of social education possibilities, such as theater, literature, popular university, music among others cultural practices. The maxima of moral and intellectual elevation considered the aesthetic education since the masterpiece knowledge of great authors of music, literature, theater, but also stimulated to artistic production of the workers. In that scope of concern the access to culture and cultural production were not only a politics fight, but recognizing culture as common heritage, therefore everybody’s right, contradicting the common sense that considered culture and the art would be a prerogative of dominators classes in the period.
  • The I Salon of Children's Art: appointments on the child’s artistic expression by the art critic José Geraldo Vieira (1961) Dossiê - Educação E Arte: Projetos, Debates E Ações Em Perspectiva Histórica

    Osinski, Dulce Regina Baggio

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Este estudo analisará os artigos de autoria do escritor, crítico literário e crítico de arte José Geraldo Vieira (1897-1977), publicados no jornal Folha de São Paulo em 1961, por ocasião da realização da exposição de pinturas e desenhos de crianças que aconteceu na Galeria de Arte da Folha, como parte do I Salão de Arte Infantil, promovido por aquele jornal. O evento se inseria numa série de ações apoiadas em movimentos que defendiam a importância da livre-expressão artística da criança como parte de seu processo educacional e de desenvolvimento. Nesses textos, o autor tece considerações sobre as características da manifestação artística infantil, as quais serão colocadas em tensão com ideias sobre o tema que circulavam no período. Como fontes privilegiadas são utilizados artigos publicados na Folha de São Paulo e em outros jornais, como o Diário de Notícias e o Correio da Manhã.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This article analyzes the articles written by the writer, literary critic and art critic José Geraldo Vieira (1897-1977), published in the newspaper Folha de São Paulo in 1961, on the occasion of the exhibition of children’s paintings and drawing that took place in the “Folha” Art Gallery as part of the I Salon of Children’s Art, promoted by that newspaper. The event was part of a series of actions supported by movements that defended the importance of children's free artistic expression as part of their educational and developmental process. In these texts, the author comments about the characteristics of the artistic manifestation of children which will be put in tension with ideas that circulated in the period about the theme. As privileged sources we used articles published in Folha de São Paulo and other newspapers, such as Diário de Notícias, and Correio da Manhã.
  • Criticism of education and school under the prism of literary art in the essays of writer Bartolomeu Campos de Queirós (1944-2012) Dossiê - Educação E Arte: Projetos, Debates E Ações Em Perspectiva Histórica

    Zica, Matheus da Cruz e

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Um dos pressupostos dessa pesquisa é que o literato Bartolomeu Campos de Queirós (1944-2012) produziu um pensamento crítico engajado nas ocasiões em que foi convidado a tratar publicamente de seu processo de escrita e de suas memórias de professor, aluno e leitor. Mineiro do interior, ao longo de sua trajetória biográfica publicou mais de 60 livros, sendo a maioria de natureza literária. O objetivo específico desse artigo é indagar sobre o uso de seu lugar de fala como escritor para lançar provocações ao modo como se tem constituído as relações entre arte, educação e escola em alguns dos principais textos críticos que produziu ao longo das décadas de 1980, 1990 e 2000.

    Abstract in English:

    ABSTRACT One of the presuppositions of this research is that the literary Bartolomeu Campos de Queirós (1944-2012) produced an engaged and critical thought in the occasions in which he was invited to publicize themes as his writing process and his memories of teacher, student and reader. Such writer is from the interior of Minas Gerais and throughout his biographical trajectory he published more than 60 books, most of them belonging to literature genre. The specific objective of this article is to inquire about the use of his speech as a writer to launch provocations to the way in which the relations between art, education and school have been constituted in some of the main critical texts that he produced throughout the decades of 1980, 1990 and 2000.
  • In praise of anachronism: affections, memories, experience, in Wings by Desire, of Wim Wenders Dossiê - Educação E Arte: Projetos, Debates E Ações Em Perspectiva Histórica

    Vaz, Alexandre Fernandez

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Tomando como objeto o filme “Asas do desejo", de Wim Wenders, o presente trabalho analisa um conjunto de questões estéticas e políticas do nosso tempo, considerando, por paradoxal que seja, o caráter anacrônico daquela obra. Procura um diagnóstico do tempo em dois momentos, o da Guerra Fria e o das condições subjetivas em uma cidade, Berlim, que sintetiza o espírito pós-utópico. Para tanto, analisa a figura dos anjos, recolocando a relação entre desejo e materialidade, de onde emerge a questão da experiência. Os anjos vivem em condição etérea, lembram-se de tudo, apesar da ausência de corpo, o que os deixa em eterno presente, apartados da história. Metodologicamente, o trabalho encontra um anteparo para o filme na obra de Walter Benjamin, cujos textos sobre Berlim articulam memória social e literatura. Se os anjos são o fio que conduz a narrativa, outros personagens incorporam temas também analisados: o velho narrador, os sentidos abertos das crianças, o desejo pela trapezista. Observando o duplo sentido de errar e a condição de desejante de um dos anjos, o texto conclui com a ideia segundo a qual é o desejo que inscreve o ser humano na história.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Taking Wim Wenders' film “Wings of Desire” as an object, this paper analyzes some aesthetic and political issues of our time, considering, paradoxically, the anachronistic character of that artwork. It looks for a diagnosis of present time in two moments, that of the Cold War and that of subjective conditions in the city of Berlin, which synthesizes the post-utopian spirit. To do so, the paper analyzes the figure of the angels, reinstalling the relation between desire and materiality, from which emerges the issue of experience. The angels live in ethereal condition; they remember everything, despite the absence of body, which leaves them in eternal present, away from history. Methodologically, the paper dialogues with Walter Benjamin, whose texts on Berlin articulate social memory and literature. While the angels are the thread that leads the narrative, other characters are also essential: the old storyteller, the children's open senses, and the desire for the trapeze artist. Observing the double sense of error and the desiring condition of one of the angels, the paper concludes with the idea that it is the desire that inscribes the human being in history.
  • The pedagogical function of totalitarian aesthetics: the fascist school and the celebration of the First World War in Italy. The case of Turin Dossiê - Educação E Arte: Projetos, Debates E Ações Em Perspectiva Histórica

    Bianchini, Paolo

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO A escola, também do ponto de vista arquitetônico e do seu mobiliário é, sem dúvida, um produto cultural típico de cada período histórico específico. Durante o fascismo, teve como tarefa preparar o cidadão-soldado, amante do seu país e obediente aos desejos do “duce”. Usando maciçamente a arte e a noções de beleza, a escola assumiu um papel central no Estado fascista, sendo encarregada da transmissão de uma identidade nacional baseada no culto daqueles que morreram pela construção da Itália unida. A arte, em todas as suas formas, mas especialmente a arquitetura e as artes plásticas, foi inteligentemente usada nos vinte anos de duração do fascismo como ferramenta para a transmissão de uma pedagogia da morte e da guerra, considerada essencial para o “novo italiano”. O artigo investiga os mecanismos com os quais a estética fascista totalitária foi aplicada nas escolas de Turim nos anos do primeiro pós-guerra, cobrindo uma parte inevitável - embora insuspeitada para muitos - na construção do consenso nacional.

    Abstract in Italian:

    SOMMARIO La scuola, anche dal punto di vista architettonico e dell’arredo scolastico, è senza dubbio un prodotto culturale tipico di ogni epoca storica. Durante il fascismo, essa ha svolto il compito di formare il cittadino-soldato, amante della patria e obbediente ai voleri del duce. Servendosi in maniera massiccia dell’arte e della bellezza, la scuola ha assunto un compito centrale nello Stato fascista, venendo incaricata della trasmissione di un’identità nazionale basata sul culto di coloro che erano morti per la costruzione dell’Italia unita. L’arte, in tutte le sue forme, ma specialmente quelle architettoniche e plastiche, è stata per questo abilmente utilizzata nel ventennio fascista come strumento di trasmissione di una pedagogia della morte e della guerra, considerata come imprescindibile per l’“italiano nuovo”. Il saggio indaga i meccanismi con cui l’estetica totalitaria fascista è stata applicata nelle scuole di Torino negli anni del primo dopoguerra, ricoprendo una parte imprescindibile - seppur insospettabile per molti - nella costruzione del consenso.

    Abstract in English:

    ABSTRACT The school, also from the architectural and the furniture point of view, is undoubtedly a cultural product typical of every historical period. During Fascism, the school carried out the task of training the citizen-soldier, lover of the country and obedient to the wishes of the “duce”. Using massively the art and the beauty, the school has assumed a central role in the fascist State, being charged with the transmission of a national identity based on the cult of those who had died for the construction of the united Italy. Art, in all its forms, but especially the architectural and plastic ones, has been cleverly used in the twenty years of fascism as a tool for the transmission of a pedagogy of death and war, considered essential for the “new Italian”. The essay investigates the mechanisms with which the totalitarian fascist aesthetic has been applied in the schools of Turin in the years of the first post-war period, covering an unavoidable part - albeit unsuspected for many - in building the consensus.
  • The Education Anthropological question when barbarism is back Demanda Contínua

    Charlot, Bernard

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Por um lado, indícios de volta da barbárie; por outro, debates sobre os direitos dos animais, de robôs e até de extraterrestres. Hoje, observa-se uma indeterminação crescente quanto à definição do que é um ser humano, ou seja, quanto à questão antropológica. Essa é uma questão fundamental para quem se interessa pela educação. O que os discursos sobre a educação nos dizem sobre o homem? Em um primeiro momento, interrogam-se as pedagogias “tradicionais” e “novas”, que repousam sobre discursos sobre a natureza humana. A seguir, constata-se que não existe hoje uma pedagogia “contemporânea”, com uma dimensão antropológica, mas bricolagens pedagógicas numa lógica socioeconômica da performance e da concorrência. Depois, esboça-se, do ponto de vista antropológico, a análise de alguns discursos contemporâneos, sobre a “qualidade da educação”, a “neuroeducação”, a “cibercultura”, o “transhumanismo”. Enfim, alguns ensinos da ciência contemporânea sobre o cérebro, os genes e a evolução possibilitam entender que o ser humano é uma aventura singular e coletiva e sonhar em uma educação da solidariedade e da dignidade que contribua com a luta contra a barbárie.

    Abstract in English:

    ABSTRACT On the one hand, evidences that barbarism is back; on the other hand, debates on the rights of animals, robots and even aliens: today there is an increasing indetermination about the definition of what a human being is, that is, on the anthropological question. This is a fundamental issue for anyone interested in education. What do the discourses about education tell us about human being? At first, we question the “traditional” and “new” pedagogies, which rest on discourses about human nature. Next, we observe that there is no “contemporary” pedagogy, with an anthropological dimension, but pedagogical bricolages in a socioeconomic logic of performance and competition. Then, the analysis of some contemporary discourses on the “quality of education”, “neuroeducation”, cyberculture and transhumanism is sketched out from the anthropological point of view. Finally, some teachings of contemporary science on the brain, genes and evolution make possible to understand that the human being is a singular and collective adventure and dreaming of an education of solidarity and dignity that contributes to the fight against barbarism.
  • How to identify originality in a scientific manuscript or in a doctoral thesis? Demanda Contínua

    Vagarinho, João Paulo

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Originalidade é um requisito indispensável na ciência, principalmente para a aceitação de teses de doutoramento ou quando se pretende publicar artigos científicos. Na literatura existente, podemos encontrar muitas definições sobre originalidade, porém não existe um consenso alargado para adotar uma definição generalizada; como resultado, verifica-se falta de rigor nas definições que envolvem o termo, falta de clareza sobre a identificação das suas características, ausência de uma descrição sobre elas e não conseguimos entender quais as características que diferem um artigo cientifico de uma tese de doutoramento. Recorrendo a dois inquéritos construídos para o efeito e à revisão bibliográfica de 48 artigos durante 2017, encontramos 12 características que são específicas e concretas do termo originalidade. Em adição, encontrámos o que difere o termo originalidade quando este está ligado a um artigo cientifico e a uma tese de doutoramento. Assim, já existe uma base para investigadores, professores, equipas editoriais e alunos poderem identificar a originalidade em trabalhos científicos ou para outras partes interessadas construírem uma definição correta para este termo. O trabalho apresentado é igualmente benéfico em contextos de estandardização e qualidade da investigação cientifica.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Originality is an indispensable requirement in science, especially for the acceptance of doctoral theses or when one intends to publish scientific articles. In the existing literature, we can find many definitions of originality, but there is no broad consensus to adopt a generalized definition; as a result, there is a lack of rigor in definitions involving the term, lack of clarity about the identification of their characteristics, lack of a description about them and we can’t understand the characteristics that differ a scientific article from a doctoral thesis. Using two surveys constructed for this purpose and the bibliographic review of 48 scientific articles during 2017, we found 12 characteristics that are specific and concrete of the term originality. In addition, we found what differs the term originality when it is linked to a scientific article and a doctoral thesis. Thus, there is already a basis for researchers, teachers, editorial teams and students to be able to identify originality in scientific work or for other stakeholders to construct a correct definition for this term. The work presented is also beneficial in contexts of standardization and quality of scientific research.
  • The social construction of the music teacher Demanda Contínua

    Bueno, Paula Alexandra Reis; Bueno, Roberto Eduardo

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO O presente estudo teve como objetivo verificar o potencial das Licenciaturas em Música em ressocializar o indivíduo em sua formação musical. Aferiu-se como esta instância socializadora participa na construção identitária de jovens professores de música, em especial da identidade profissional. O estudo abrangeu todas as instituições com o curso de Licenciatura em Música na modalidade presencial no Estado do Paraná, região sul do Brasil, observadas a partir do contato com seus discentes. Desta forma, a pesquisa contou com cento e sessenta (160) indivíduos investigados na primeira fase (2015), os quais eram estudantes das séries finais do curso; e, destes, dezessete (17) indivíduos foram selecionados para uma entrevista em profundidade, concretizada na segunda fase do estudo (2017). A primeira etapa analítica recebeu um tratamento quantitativo, privilegiando a análise descritiva, seguida da Análise de Correspondências Múltiplas (ACM) e da Análise de Clusters. Esta abordagem revelou diferentes perfis de gostos e práticas de cultura. A segunda etapa analítica teve um processamento de caráter qualitativo. Encontrou-se pluralidades de formas de socialização no mundo contemporâneo, que promoveram a construção de identidades com disposições híbridas de habitus, forjadas a partir de diversas matrizes de cultura e em interações humanas significativas. As Licenciaturas em Música do Paraná foram capazes de promover uma percepção mais crítica e reflexiva acerca do universo musical, mas especialmente a construção do professor de música.

    Abstract in English:

    ABSTRACT The objective of this research was to verify the potential of the university graduate of Music Education of the State of Paraná (Southern Brazil) in resocialization of the individual in its musical formation. It was proposed to analyse how this instance of socialization participated in the construction of identities of young music teachers. The study covered all the institutions with the Bachelor in Music in the State of Paraná, southern region of Brazil. First, a questionnaire was administered to 160 participants, who were completing their bachelor's degree. Then a sub-sample of seventeen (17) participants was selected to do a depth interview. To define profiles of musical tastes and practices, a Multiple Correspondence Analysis (MCA) was performed, suited by a Clusters Analysis to define types of participants, according to their profiles. The second analytical stage had qualitative processing. These analyzes allowed it to identify pluralities of socialization forms in the contemporary world, which promoted the construction of identities with hybrid dispositions of habitus; it was minted for many different instances of socialization and in significant human interactions. The Bachelors of Music in the State of Paraná were able to foment a more critical and reflexive perception about the musical universe, but especially a construction of professional identity of music teachers.
  • The Research-Action on the continued formation in Environmental Education for Math teachers Demanda Contínua

    Liell, Cláudio Cristiano; Bayer, Arno

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Este artigo, que parte de uma pesquisa de doutorado, apresenta e analisa as implicações de um trabalho de formação continuada em educação ambiental e educação matemática baseado nos pressupostos da pesquisa qualitativa da “Pesquisa-Ação”. A formação realizada, envolveu oito professores de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental da rede municipal e estadual de São Sebastião do Caí, estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Os procedimentos utilizados nesta formação seguiram os passos de planejamento, ação, observação e reflexão para tomada de decisões. Este artigo está fundamentado principalmente nas ideias de Carvalho (2001), Jacobi (2005), Sorrentino (2001), Castro (2001), Penteado (2010), Behrens (1996), Thiollent (1985,1998) e de acordo com os dados coletados, percebeu-se que a formação desenvolvida, deu subsídios teórico-práticos aos educadores para que realizassem práticas de sala de aula que fomentassem o desenvolvimento da consciência ambiental dos envolvidos no processo educativo e também, por meio do desenvolvimento das atividades envolvendo temáticas ambientais nas aulas, contextualizar a matemática, aproximando-a da realidade local dos estudantes.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This paper, part of a doctoral research, presents and analyses the implications of a continued formation in environmental and math education based on the assumptions of a “Research-Action” qualitative research. The formation performed involved eight math teachers from final grades of state and municipal elementary schools of São Sebastião do Caí, state of Rio Grande do Sul, Brazil. The procedures used in this formation followed the steps of planning, action, observation and reflection for decision making. This paper is mainly grounded on the ideas of Carvalho (2001), Jacobi (2005), Sorrentino (2001), Castro (2001), Penteado (2010), Behrens (1996), Thiollent (1985, 1998). According to the collected data, we notice that the formation developed gave theoretical-practical subsidies for teachers to perform classroom activities promoting the development of environmental awareness within the ones involved in the educational process. And also, throughout the development of the environmental-themed activities in class, the teachers were able to contextualize math, approaching it to the local students’ reality.
  • Text re-writing tracks of an EJA student captured by Camtasia software and Word text editor Demanda Contínua

    Araújo, Adelma Lúcia de Oliveira Silva; Thomopoulos, Margareth de Souza Freitas

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Este artigo aborda o uso do software Camtasia e do editor de texto do Word como instrumentos auxiliares para a descrição dos procedimentos de refacção textual digital de um relato autobiográfico produzido por um sujeito adulto do sexo feminino em fase de alfabetização. O método utilizado é o descritivo, com abordagem qualitativa, e a metodologia é a do estudo de caso. Enquanto o software Camtasia captura as pistas deixadas na escrita da tela digital do editor de texto Word, mostrando as ações realizadas pelo sujeito em seu trabalho com o texto, os recursos da revisão de texto do Word permitem perceber fatos singulares da escrita da aprendiz e levantar outros relacionados ao percurso traçado por ela em sua manipulação da língua. Assim, a cada momento em que a aprendiz reelabora, aceita ou não a marcação do software e escolhe o que considera a melhor solução para um problema percebido, evidencia-se seu trabalho ativo na construção e reconstrução do aprendizado, com independência, autonomia e protagonismo. A conclusão de nossa pesquisa aponta para a relevância do uso de novas tecnologias como facilitadoras do acesso aos dados singulares fundamentais para a compreensão do processo de ensino-aprendizagem.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This article discusses the use of Camtasia software and Word text editor as auxiliary instruments for describing textual re-writing procedures in an autobiographical account produced by a female adult in literacy phase. The method used is descriptive, with a qualitative approach and a case study methodology. While the software Camtasia captures the clues left in the writing of digital screen of text editor Word, showing the actions taken by the subject in her work with the text, the proofing features of Word allow us to realize unique writing facts of apprentice´s writing and raise other stroke path related to the course charted by her in language manipulation. So, every time the apprentice reworks, accepts or not the software´s markup and chooses what she considers the best solution to a perceived problem, it is evidenced her active work on the construction and reconstruction of learning, with independence, autonomy and protagonism. The conclusion of our research points to the importance of the use of new technologies as facilitators of access to unique data fundamental to the understanding of the teaching-learning process.
  • Socio-educational contexts of teaching practices and their contributions to pedagogical training of future teachers Demanda Contínua

    Flores-Lueg, Carolina; Turra-Díaz, Omar

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO A formação prática instalada nos currículos da Formação Inicial de Professores (FID), é concebida como um espaço curricular fundamental para a aprendizagem do ensino e a construção do conhecimento pedagógico nos futuros professores. Considerando que o desempenho profissional docente tem lugar em vários contextos demográficos e socioculturais, são apresentados neste artigo resultados de pesquisa que explorou os significados atribuídos pelos alunos de pedagogia para experimentar a formação prática em dois contextos socioeducativos diferentes: a escola urbana e a escola rural. Em seu delineamento, utilizou-se uma metodologia qualitativa, sendo a entrevista semiestruturada a técnica de produção de informação. Doze estudantes pertencentes a duas carreiras pedagógicas de caráter generalista de uma universidade pública do Chile participaram. Entre os principais resultados de uma avaliação positiva da formação prática em ambos os contextos de desempenho se destaca, em particular, para o caso de ruralidade, imersão formativa neste espaço educacional ajuda a expandir os significados sobre ser um professor, assumir o papel social e trabalhar com a comunidade que os professores desenvolvem neste contexto.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN La formación práctica instalada en los planes de estudio de la Formación Inicial Docente (FID) se concibe como un espacio curricular fundamental para el aprendizaje de la enseñanza y la construcción de conocimientos pedagógicos en el futuro profesorado. Considerando que el desempeño profesional docente se desarrolla en contextos demográficos y socioculturales diversos, se presentan en este artículo resultados de una investigación que indagó en las significaciones que atribuye el estudiantado de pedagogía a la experiencia de formación práctica en dos contextos socioeducativos distintos: la escuela urbana y la escuela rural. En su diseño, se utilizó una metodología cualitativa, siendo la entrevista semiestructurada la técnica de producción de información. Participaron doce estudiantes pertenecientes a dos carreras de pedagogía de naturaleza generalista, de una universidad pública de Chile. Entre los resultados principales se destaca una positiva valoración de la formación práctica en ambos contextos de desempeño, y en particular, para el caso de la ruralidad, la inmersión formativa en este espacio educativo contribuye a ampliar los significados acerca del ser docente, relevando el rol social y el trabajo con la comunidad que desarrollan el profesorado en este contexto.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Practical training installed on the curriculum of initial teacher instruction is understood as a fundamental curricular space for teaching learning and the construction of pedagogical knowledge in future teachers. Considering that the professional teacher performance is developed in diverse demographic and sociocultural contexts, this article presents the results of a research that looked into the significances attributed by pedagogy students to the experience of practical training in two different socio-educational contexts: the urban and rural school. In its design, it was employed a qualitative methodology, the semi-structured interview was the technique of production of information. Twelve students of two General Primary Education programs, from a public university in Chile participated. Among main results, a positive valuation of practical training is highlighted in both performance contexts, and in particular, for rurality, the formative immersion in this educational space contributes to extend the meanings about being a teacher, relieving social role and work with the community that teachers develop in this context.
  • Teacher training in gender and sexuality: opportunities and challenges Demanda Contínua

    Soares, Zilene Pereira; Monteiro, Simone Souza

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO A pesquisa analisou a influência do curso Gênero e Diversidade na Escola (GDE) sobre a abordagem das temáticas gênero e sexualidade na prática pedagógica de 12 professores/as de Ciências do Ensino Fundamental no Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa foi orientada por uma abordagem qualitativa, e a partir de entrevistas semiestruturadas constatou-se que o curso contribuiu para ampliar a visão dos/as docentes acerca da construção sociocultural das identidades sexuais e de gênero, e subsidiou a implementação de atividades sobre o tema no contexto escolar. Os depoimentos assinalaram para a necessidade de formação continuada de profissionais da educação e de iniciativas de consolidação das ações dentro das instituições escolares. Revelaram as difíceis condições de trabalho, falta de incentivos e entraves diversos que aumentam o sentimento de isolamento entre esses profissionais que lutam por modificar uma realidade. Contudo, pequenas iniciativas, ainda que em diferentes intensidades, trazem contribuições importantes ao cotidiano, apontando para o início da construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Conclui-se que inserir o tema em sala de aula depende quase que exclusivamente da disposição pessoal do/a professor/a em enfrentar todas as adversidades na afirmação dos direitos de igualdade. Espera-se que esse trabalho possa contribuir para a transformação das práticas escolares, desestabilizando padrões pré-concebidos, além de ampliar a divulgação de pesquisas na área de Ensino de Ciências.

    Abstract in English:

    ABSTRACT The research analyzed the influence of the Gender and Diversity Course at School (GDS) on the approach of gender and sexuality themes in the pedagogical practice of 12 Sciences teacher of Elementary Education in Rio de Janeiro State, Brazil. The research was guided by a qualitative approach and from semi-structured interviews. It was found that the course contributed to broaden the view of teachers on the socio-cultural construction of sexual and gender identities and subsidized the implementation of activities on the subject in the school context. The testimonies pointed to the need for continuing education to professionals who work with education subjects and more initiatives to consolidate actions within school institutions. Those testimonies revealed difficult working conditions, lack of incentives and various obstacles that increase the feeling of isolation among these professionals who struggle to change a reality. However, small initiatives, even in different intensities, bring important contributions to daily life pointing to the beginning of the construction of a more fair and egalitarian society. It is concluded that inserting the theme in the classroom depends almost exclusively on the teacher's personal disposition to face all adversities in affirming the rights of equality. It is hoped that this work may contribute to the transformation of school practices, destabilizing pre-conceived patterns as well as expanding the dissemination of research in the area of Science Teaching.
  • The spatial experiences of children in the urban space Demanda Contínua

    Guimarães, Iara Vieira; Lopes, Jader Janer Moreira

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO O artigo trata de uma pesquisa que objetivou compreender como tem sido construída a espacialização das crianças em uma cidade de médio porte do Sudeste do Brasil e, desse modo, quais as possibilidades e os constrangimentos que se têm apresentado para elas na contemporaneidade. Como as experiências espaciais das crianças estão sendo desenhadas no cenário contemporâneo? Como elas se movem na cidade? Como se conduzem ou são conduzidas no espaço da cidade? Temos aí uma infância independente ou confinada? A pesquisa realizada com as crianças por meio de oficinas, do uso de imagens, das produções infantis e do diálogo construído com os pesquisadores, buscou registrar e analisar as relações das crianças com o território zonal, as repercussões desse relacionamento para o viver no espaço urbano, e o processo formativo inerente à educação geográfica. Os dados da pesquisa nos mostram que a educação geográfica deve tomar como objeto de preocupação a conexão das crianças com o entorno, para que elas possam pensar no futuro das cidades.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This paper is about a research that aimed to learn about the spatialization of children in a medium-sized city in the Southeast of Brazil and, thus, what possibilities and constraints present for them in the contemporary world. What are children's spatial experiences in the contemporary setting like? How do they move in the city? How do they conduct themselves in the city? Do we have an independent or a confined childhood? The research carried out through workshops, images, children's productions and dialogues with the researchers recorded and analyzed the relationships of children with the zonal territory and the repercussions of that relationship, living in the urban space as well as the formative process related to the geographic education. Research shows that school education needs to occupy the children's connection with the surroundings and with urban life so they can think about the future of cities.
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br