Acessibilidade / Reportar erro
Educar em Revista, Volume: 35, Número: 78, Publicado: 2019
  • Apresentação - As interfaces entre formação de professores, a docência e o ensino-aprendizagem em países ibero-americanos Dossiê - Pesquisas Ibero-Americanas Em Educação Matemática: Formação De Professores, Ensino E Aprendizagem

    Villa-Ochoa, Jhony Alexander; Alencar, Edvonete Souza
  • Perspectivas atuais de pesquisa em Educação Matemática no Peru Dossiê - Pesquisas Ibero-Americanas Em Educação Matemática: Formação De Professores, Ensino E Aprendizagem

    Salazar, Jesús Victoria Flores; Fernández, Verónica Neira

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo apresenta perspectivas atuais em pesquisa na área de Educação Matemática no Peru. Para tanto, faz-se uma revisão do desenvolvimento da área, das diferentes instituições que a compõem, dos grupos e linhas de pesquisa e dos avanços atuais associados aos projetos nessa área. O levantamento das atuais produções e pesquisas evidenciadas neste artigo são estudos realizados na Pontifícia Universidade Católica do Peru, nas linhas de tecnologias e visualização, modelagem matemática e conhecimento didático-matemático.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El artículo presenta las perspectivas actuales en investigación en el área de Educación Matemática en el Perú. Para tal fin, se realiza una reseña del desarrollo del área, las diferentes instituciones que la conforman, los grupos y líneas de investigación y los avances actuales asociados a proyectos vinculados al área. El levantamiento de las producciones e investigaciones actuales que se evidencian en este artículo son estudios realizados en la Pontificia Universidad Católica del Perú en las líneas de tecnologías y visualización, modelación matemática y conocimiento didáctico-matemático.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper presents the current research perspectives in the area of Mathematics Educations in Peru. To that aim, the area's development; its different institutions, groups and research lines; as well as the current progress associated to projects in this area are summarized. The productions and current researches evidenced in this paper are studies carried out in the Pontifical Catholic University of Peru, in the technology and visualization lines, as well as mathematical modeling and didactic-mathematical knowledge.
  • Um estudo acerca da pesquisa sobre formação inicial de professores que ensinam matemática nos anos iniciais de escolarização Dossiê - Pesquisas Ibero-Americanas Em Educação Matemática: Formação De Professores, Ensino E Aprendizagem

    Guérios, Ettiène; Gonçalves, Tadeu Oliver

    Resumo em Português:

    RESUMO Trata-se do resultado de um estudo documental descritivo-analítico sobre questões investigativas e resultados apresentados pelas teses desenvolvidas nas áreas de Educação e de Ensino da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que tem como foco de estudo o processo de Formação Inicial de Professores que ensinam matemática nos anos iniciais de escolarização. Tem como campo de investigação o banco da produção acadêmica brasileira produzido pela pesquisa “Mapeamento e Estado da Arte da Pesquisa Brasileira sobre o Professor que Ensina Matemática” do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) constituído por 858 trabalhos no período de 2001 a 2012. Do corpus de 63 teses identificadas, foram selecionadas 12 por meio dos descritores “Pedagogia” e “anos iniciais” no título. As teses foram organizadas e analisadas segundo as dimensões temáticas “conteúdo matemático”, “aspecto didático-metodológico”, “construção de saberes e produção de sentidos” e “estágio curricular”. A análise descritiva mostra teses relacionadas ao professor que ensina matemática cujos temas são importantes, mas estão voltados à verificação de ênfases não vinculadas necessariamente ao processo de formação dos professores no curso de Pedagogia. Também, são poucas as que têm como questão de investigação o processo em si da formação inicial de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This is the result of a descriptive-analytical documentary study about investigative questions and results presented by theses developed in the areas of Education and Teaching of Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) which focus on the process of Initial Training of Teachers who teach mathematics in the early years of schooling. It has as research source the Brazilian academic production gathered by the research Mapeamento e Estado da Arte da Pesquisa Brasileira sobre o Professor que Ensina Matemática (Mapping and State-of-the-art Review of the Brazilian Research on the Teacher of Mathematics) of Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)consisting of 858 works from 2001 to 2012. From the corpus of 63 theses identified, 12 were selected using the descriptors “Pedagogy” and “early years” in the title. The theses were organized and analyzed according to the thematic dimensions “mathematical content”, “didactic-methodological aspect”, “construction of knowledge and production of meanings” and “curricular internship”. The descriptive analysis shows theses related to the teacher who teaches mathematics whose subjects are important, but are focused on the verification of emphases not necessarily linked to the process of teacher training in the Pedagogy Graduate Course. Also, there are few ones that have as investigation question the process itself of the initial training of teachers who teach mathematics in the early years of Elementary School.
  • A modelagem matemática nos anos iniciais como perspectiva para o ensino de matemática: um panorama de publicações brasileiras em periódicos (de 2009 a 2018) Dossiê - Pesquisas Ibero-Americanas Em Educação Matemática: Formação De Professores, Ensino E Aprendizagem

    Villa-Ochoa, Jhony Alexander; Soares, Maria Rosana; Alencar, Edvonete Souza de

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo apresenta um panorama de produções científicas relativas à modelagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental do Brasil como nova perspectiva para o ensino de matemática, tendo-se por referência o período de 2009 a 2018. Esta investigação foi realizada segundo os critérios da pesquisa qualitativa, utilizando os caracteres descritivo e analítico e os aspectos de uma pesquisa denominada estado da arte. A coleta e o registro dos dados foram efetivados a partir de meios e materiais audiovisuais: pesquisas em bibliotecas on-line de quatro periódicos da área de Educação Matemática: Boletim de Educação Matemática (BOLEMA), Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEPEM) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Educação Matemática Pesquisa (EMP) e Zetetiké, bem como pelo uso de software do Microsoft Office Word para os filtros e análises no período investigado. Foram identificados os objetivos, desenvolvidos pelas investigações, metodologias adotadas e atividades, chegando-se aos resultados encontrados. As análises dos artigos permitiram compreender como a modelagem matemática tem sido utilizada como uma perspectiva inovadora de ensino para essa disciplina, e para outras áreas do conhecimento, revelando produções científicas mínimas no assunto tratado e necessidades de incentivo para o desenvolvimento de investigações na área.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo presenta un panorama de producciones científicas relativas al modelado matemático en los años iniciales de la enseñanza fundamental en Brasil como nueva perspectiva para la enseñanza de matemáticas referente al período de 2009 a 2018. Esta investigación fue realizada según los criterios de la investigación cualitativa, utilizando los métodos descriptivo y analítico y los aspectos de una investigación denominada estado del arte. La recolección y el registro de los datos se realizaron a partir de medios y materiales audiovisuales: investigaciones en bibliotecas en línea de cuatro periódicos del área de Educación Matemática: Boletín de Educación Matemática (BOLEMA), Grupo de Estudios e Investigaciones en Educación Matemática (GEPEM) de la Universidad Federal de Rio de Janeiro (UFRJ), Educación Matemática Pesquisa (EMP) y Zetetiké, así como por el uso de software, Microsoft Office Word para los filtros y análisis en el período investigado. Cuando se identificaron los objetivos desarrollados por las investigaciones, las metodologías adoptadas y las actividades, se llega entonces a los resultados encontrados. Los análisis de los artículos permitieron comprender cómo el modelado matemático se ha utilizado como una nueva perspectiva para la enseñanza para esa disciplina, y otras áreas del conocimiento, revelando producciones científicas mínimas en el tema tratado y la necesidad del incentivo para el desarrollo de investigaciones en el área.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article presents an overview of scientific productions related to mathematical modeling in the initial years of elementary education in Brazil as a new perspective for Mathematics teaching concerning the period from 2009 to 2018. This research was developed according to the criteria of the qualitative research, using the descriptive and analytical methods and aspects of a research called state of the art. The process of collecting and recording data was carried out using audiovisual means and materials: research at online libraries pertaining to four journals of the Mathematical Education field, Mathematical Education Bulletin (BOLEMA - Boletim de Educação Matemática), Mathematical Education Study and Research Group (GEPEM - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática) of the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ), Mathematical Education Research (EMP - Educação Matemática Pesquisa) and Zetetiké, as well as the use of the Microsoft Office Word Software, for filtering and analyzing data during the investigative period. One the key objectives having been identified, they were developed by the research, methodologies and activities adopted, reaching the results found. The analysis of such articles allowed for the understanding of how mathematical modeling has been used as an innovative approach to teach this discipline and towards other areas of knowledge, revealing minimal scientific production on the subject and the need for incentives towards development of new research in the field.
  • Um estudo exploratório das tensões nos critérios de seleção de problemas em professores do Ensino Fundamental Dossiê - Pesquisas Ibero-Americanas Em Educação Matemática: Formação De Professores, Ensino E Aprendizagem

    Piñeiro, Juan Luis; Ortiz, Claudia Vásquez

    Resumo em Português:

    RESUMO A resolução de problemas é considerada central na aprendizagem e no ensino da matemática escolar. Sua implementação nas salas de aula, no entanto, tem sido elusiva e difícil. Um dos fatores identificados como responsáveis foram as concepções dos professores sobre o processo de resolução de problemas, nos quais são valorizados e relacionados ao desenvolvimento do pensamento, ao mesmo tempo em que seu ensino é processualizado. Esse entendimento influenciará a seleção de problemas que o professor faz. Sendo este um papel crítico para a sua implementação bem-sucedida, neste trabalho pretendemos investigar as tensões existentes nos critérios de seleção utilizados pelos professores do Ensino Fundamental do Chile. Construímos e aplicamos um questionário aberto aos participantes de um workshop voluntário sobre a seleção de problemas matemáticos. A análise de suas respostas por meio de uma análise de conteúdo revela que esses professores manifestam concepções objetivistas, utilitárias e humanistas sobre os problemas. Neles é possível identificar as tensões Say/Grow e Security/Challenge e outro par que amplia a visão sobre as tensões que podem emergir no contexto escolar. Conclui-se que as diferentes perspectivas sobre os conceitos promovem tensões na seleção de problemas relacionados com a forma como se dirige a classe, a relação entre o professor e o sistema escolar e entre o professor e a resolução de problemas.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La resolución de problemas es considerada central en el aprendizaje y enseñanza de las matemáticas escolares. Su implementación en las salas de clases, sin embargo, ha resultado esquiva y dificultosa. Uno de los factores señalados como responsables han sido las concepciones que manifiestan los profesores sobre el proceso de resolución de problemas, en las que se valora y se le relaciona con el desarrollo del pensamiento, al mismo tiempo que se procedimentaliza su enseñanza. Este entendimiento influenciará la selección de problemas que realice el profesor. Siendo este un rol crítico para su implementación exitosa, en este trabajo nos proponemos indagar en las tensiones existentes en los criterios de selección que utilizan profesores de educación primaria chilenos. Hemos construido y aplicado un cuestionario abierto a los asistentes a un taller voluntario sobre selección de problemas matemáticos. El análisis a sus respuestas mediante un análisis de contenido revela que estos profesores manifiestan concepciones objetivistas, utilitaristas y humanísticas sobre los problemas. En ellas es posible identificar las tensiones Decir/Crecer y Seguridad/Desafío y otro par que amplia la visión sobre las tensiones que pueden emerger en el contexto escolar. Concluimos que las distintas perspectivas en las concepciones promueven tensiones en la selección de los problemas, relativas a cómo se orquesta la clase, a la relación del profesor con el sistema escolar y entre el propio profesor y la resolución de problemas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Problem solving is central to the learning and teaching of school mathematics. Its implementation in the classrooms, however, has been elusive and difficult. One of the factors identified as responsible has been teachers conceptions of the process of solving problems, in which they are valued and related to the development of thought, at the same time that their teaching is carried out as a process. This understanding will influence the selection of problems that the teacher makes. This would play a critical role for its successful implementation; in this paper, we explore the tensions in the selection criteria used by Chilean Primary School teachers. We have built and applied a questionnaire open to those attending a voluntary workshop on the selection of mathematical problems. The analysis of their answers by means of a content analysis reveals that these in-service teachers manifest objectivist, utilitarian and humanistic conceptions about the problems. Also, it is possible to identify the tensions Say/Grow and Security/Challenge and another pair that broadens the vision on the tensions that can emerge in the school context. We conclude that the different perspectives in conceptions promote tensions in the selection of problems, related to how the class is orchestrated, the relationship of the teacher with the school system and between the teacher and the resolution of problems.
  • Avaliação da alfabetização gráfica de professores da Educação Básica em formação e em exercício Dossiê - Pesquisas Ibero-Americanas Em Educação Matemática: Formação De Professores, Ensino E Aprendizagem

    Rodríguez-Alveal, Francisco; Díaz-Levicoy, Danilo

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa descritiva transversal realizada em uma universidade do centro-sul do Chile, na qual participam professores do Ensino Fundamental em formação e ativos, sobre representações gráficas por causa do papel que desempenham no processo de ensino e aprendizagem desde o primeiro ano do ensino básico no currículo escolar chileno. Para a coleta de informações foi aplicado um instrumento validado estatisticamente pelos autores no qual se obteve uma confiabilidade (alpha de Cronbach) de 0,78 que permitiu avaliar as habilidades de codificação e decodificação de informações quantitativas resumidas em representações gráficas univariadas e bivariadas, utilizando a taxonomia de Kimura (1999), cuja introdução no nível do sistema escolar geraria as habilidades exigidas pelo currículo nacional. Os resultados mostram que, em geral, os professores em formação e ativos têm percentuais médios elevados na capacidade básica de leitura de informações univariadas, resumidos em polígonos de frequência simples. No entanto, os percentuais diminuem para 61,3% nos futuros professores e para 50% nos docentes ativos por ser um histograma, representação amplamente utilizada para mostrar a distribuição de informações quantitativas em qualquer curso de estatística em nível nacional e internacional. Esses resultados, novidade no contexto chileno, permitem observar professores em formação e ativos não desenvolveram suficientemente a capacidade de realizar uma leitura conjunta de duas variáveis quantitativas resumidas por meio de uma representação gráfica, exigindo inovação em processos instrucionais que garantem uma melhoria no aprendizado.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El presente artículo presenta los resultados de una investigación del tipo descriptiva de corte transversal realizada en una universidad del centro sur de Chile, en la que participaron profesores de Educación Básica en formación y en activo, sobre representaciones gráficas, debido al rol que ellas juegan en el proceso enseñanza y aprendizaje desde el primer año de enseñanza básica en el currículo escolar chileno. Para la recogida de información se aplicó un instrumento validado estadísticamente por los autores el cual arrojo una fiabilidad (alfa de Cronbach) de 0,78 que permitió evaluar las habilidades de codificación y descodificación de información cuantitativa resumida en representaciones gráficas univaridas y bivariadas, haciendo uso de la taxonomía de Kimura (1999), cuya introducción a nivel de sistema escolar generaría las habilidades que demanda el currículo nacional. Los resultados evidencian que, en general, los profesores en formación y activos presentan porcentajes promedios altos en la habilidad de lectura básica de información univariada, resumida en polígonos de frecuencia simple. No obstante, los porcentajes descienden al 61,3% en los futuros profesores y a un 50% en los profesores en activo al tratarse de un histograma, representación ampliamente utilizada para mostrar la distribución de información cuantitativa en cualquier curso de estadística a nivel nacional e internacional. Estos resultados, novedosos en el contexto chileno, permiten observar que los profesores en formación y en activo no han desarrollado suficientemente la habilidad de realizar una lectura conjunta de dos variables cuantitativas resumidas mediante en una representación gráfica, exigiendo la innovación en los procesos de instrucción que garanticen una mejora en los aprendizajes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article presents the results of a cross-sectional descriptive research carried out in a university in south central Chile, in which teachers of Basic Education in training and in active participation, on graphic representations, due to the role they play in the teaching and learning process from the first year of Basic Education in the Chilean school curriculum. For the collection of information, an instrument validated statistically by the authors was applied, which showed a reliability (Cronbach's alpha) of 0.78, which allowed to evaluate the coding and decoding abilities of quantitative information summarized in univariate and bivariate graphical representations, making use of Kimura's taxonomy (1999), whose introduction at the school system level would generate the skills demanded by the national curriculum. The results show that, in general, teachers in training and active have high average percentages in the basic reading ability of univariate information, summarized in polygons of simple frequency. However, the percentages decrease to 61.3% in the future professors and to 50% in the professors in active, because it is a histogram, representation widely used to show the distribution of quantitative information in any course of statistics at national and international level. These results, novelty in the Chilean context, allow us to observe that the teachers in training and in active have not sufficiently developed the ability to make a joint reading of two quantitative variables summarized by means of a graphic representation, demanding innovation in the processes of instruction that guarantee an improvement in learning.
  • Professores uruguaios confrontados com a implementação da Plataforma de Adaptação Matemática para aprender e ensinar Matemática Dossiê - Pesquisas Ibero-Americanas Em Educação Matemática: Formação De Professores, Ensino E Aprendizagem

    Testa, Yacir; Téllez, Liliana Suárez

    Resumo em Português:

    RESUMO Apresentamos uma pesquisa quali-quantitativa cujo objetivo é investigar como os professores enfrentam a implementação da Plataforma Adaptativa de Matemática (PAM) para aprender e ensinar matemática. Conforme Chrysostomou e Mousoulides (2009), para que as mudanças na reforma educacional prosperem, é necessário levar em conta as crenças e preocupações dos professores uruguaios sobre a PAM. O instrumento desta pesquisa foi uma enquete online respondida por 105 professores de forma voluntária. Os resultados mostram que os professores atribuem valor positivo à PAM, que o tipo de uso que fazem dela coloca em ação as características que a definem, e que a diferenciam de outras ferramentas; tais como em sua adaptabilidade, a sua capacidade de personalizar os processos de ensino e aprendizagem, a autonomia do aluno, o feedback imediato que dá ao aluno e ao professor, os diferentes relatórios.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Presentamos una investigación de corte cualitativo-cuantitativa cuyo objetivo es indagar cómo los profesores enfrentan la implementación de la Plataforma Adaptativa de Matemática (PAM) para aprender y enseñar Matemática. De acuerdo con Chrysostomou y Mousoulides (2009), para que los cambios de una reforma educativa prosperen es necesario tomar en cuenta las creencias y las preocupaciones de los docentes uruguayos sobre la PAM. El instrumento de esta investigación fue una encuesta online que respondieron 105 docentes en forma voluntaria. Los resultados muestran que los docentes valoran positivamente la PAM, que el tipo de uso que de ella hacen pone en juego las características que la definen, y que la diferencian de otras herramientas; como su adaptabilidad, su posibilidad de personalizar los procesos de enseñanza y los de aprendizaje, la autonomía del estudiante, la retroalimentación inmediata que da al estudiante y al docente, los distintos reportes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT We present a qualitative-quantitative research whose objective is to investigate how teachers face the implementation of the Adaptive Mathematics Platform (PAM) to learn and teach Mathematics. According to Chrysostomou and Mousoulides (2009), for the changes of educational reform thrive is necessary to consider the beliefs and concerns of Uruguayan teachers on the PAM. The instrument of this research was an online survey that 105 teachers responded voluntarily. The results show that teachers value PAM positively, that the type of use they make puts it into play the its defining characteristics, and that differentiate it from other tools: regarding its adaptability, its ability to personalize the teaching and learning processes, the autonomy of the student, the immediate feedback given to the student and to the teacher, the different reports.
  • A interpretação dos resultados: um elemento de significado para inferência estatística Dossiê - Pesquisas Ibero-Americanas Em Educação Matemática: Formação De Professores, Ensino E Aprendizagem

    Vera, Osmar

    Resumo em Português:

    RESUMO Em dois problemas de resposta aberta, onde um teste de hipótese e uma análise de variância elementar são modelados, analisamos as respostas de (N = 224) estudantes de psicologia da Universidade de Huelva, Espanha, em relação ao significado alcançado pelos alunos na interpretação dos resultados. Uma vez resolvidos, eles foram solicitados a interpretar os resultados em termos do problema. Utilizamos a abordagem ontosemiótica da cognição matemática como referencial teórico. Como parte do referencial, consideramos os objetos matemáticos, os processos envolvidos e os resultados, a fim de descobrir conflitos semióticos que levam a respostas institucionalmente inadequadas. Apresentamos uma classificação detalhada dos conflitos semióticos que emergem da análise das tarefas realizadas pelos estudantes.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN En dos problemas de respuesta abierta, donde se modela una prueba de hipótesis y un análisis de varianza elemental, analizamos las respuestas de (N=224) estudiantes de psicología de la Universidad de Huelva, España, en relación con el significado alcanzado por los estudiantes en la interpretación de los resultados. Una vez resueltos, se les pidió interpretar los resultados en términos del problema. Usamos como marco teórico el enfoque onto-semiótico de la cognición matemática. Como parte del marco, consideramos los objetos matemáticos, los procesos involucrados y los resultados con el objetivo de descubrir conflictos semióticos que conducen a respuestas institucionalmente inadecuadas. Presentamos una clasificación detallada de los conflictos semióticos que emergen del análisis de esas tareas realizadas por los estudiantes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In a hypothesis test and analysis of variance open-ended problem, we analyzed the answers given by (N = 224) psychology students from the University of Huelva, Spain in relation to the meaning reached by the students in the interpretation for both results. After solving the problems, they were asked to interpret the results in terms of the problem. We use the onto-semiotic approach to mathematical cognition as a theoretical framework. As part of this framework, we consider the mathematical objects, the processes involved and the results, with the aim of discovering semiotic conflicts that lead to institutionally inadequate responses. We present a detailed classification of the semiotic conflicts that emerge from the analysis of these tasks carried out by the students.
  • Prática de ensino de matemática: um experimento de ensino com professores colombianos em formação Dossiê - Pesquisas Ibero-Americanas Em Educação Matemática: Formação De Professores, Ensino E Aprendizagem

    Sanchez, Maria Teresa Castellanos

    Resumo em Português:

    RESUMO Uma investigação desenvolvida durante as práticas de ensino na formação inicial de professores de matemática é relatada; na qual são promovidos processos sistemáticos de reflexão, comprometendo-se, assim, a dar início aos Futuros Professores de Matemática em seu desenvolvimento profissional. Com este propósito e utilizando o paradigma de pesquisa de desenho, um experimento de ensino foi concebido no contexto do curso de prática de ensino do último semestre de um programa de graduação em matemática na Colômbia. As fases do experimento são relatadas explicando os sucessos e ajustes no projeto formativo durante a intervenção; após a análise sequencial, são descritos traços que caracterizam a evolução nas dimensões de reflexão e conhecimento profissional para um caso particular do processo de treinamento.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Se informa de una investigación desarrollada durante las prácticas de enseñanza en la formación inicial de profesores de matemáticas; en la cual se promueven procesos sistemáticos de reflexión, y con ello, se apuesta a iniciar a los Futuros Profesores de Matemáticas en su desarrollo profesional. Con este propósito y usando el paradigma de la investigación de diseño, se concibió un experimento de enseñanza en el contexto del curso de práctica docente de último semestre de un programa de licenciatura en matemáticas en Colombia. Se informa respecto a las fases del experimento explicitando los aciertos y ajustes al diseño formativo durante la intervención; siguiendo el análisis secuencial se describen rasgos que caracterizan la evolución en las dimensiones reflexión y conocimiento profesional para un caso particular del proceso formativo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper reports a research developed during teaching practices in initial training of mathematics teachers, in which it is promoted systematic processes of reflection, committing, therefore, to initiate the future teachers of mathematics in their professional development. For this purpose and using the paradigm of design research, a teaching experiment was conceived in the context of a teaching practice course in the final semester of a bachelor's degree program in mathematics in Colombia. It is informed about the phases of the experiment, being explained the successes and adjustments in the formative design during the intervention; following the sequential analysis, it is described features that characterize the evolution in the dimensions of reflection and professional knowledge for a particular case of the formative process.
  • Saberes e profissionalidade de egressos do curso de Pedagogia das Águas: a formação inicial em foco Demanda Contínua

    Lobato, Vivian Silva; Davis, Claudia Leme Ferreira

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo investigar como egressos do curso de Pedagogia constroem sua profissionalidade docente, no contexto de educação rural ribeirinha amazônica. O estudo insere-se no entrecruzamento das temáticas de formação docente, profissionalidade docente e educação ribeirinha. O referencial teórico assenta-se nos estudos de Roldão (2005); Contreras (2002); Tardif (2002); Nóvoa (1999) e Chakur (2001). Para a coleta dos dados, foram realizados junto aos egressos do curso de Pedagogia das Águas, do Campus de Abaetetuba, da Universidade Federal do Pará, dois grupos focais. Após a coleta e transcrição dos dados, eles foram agrupados e analisados por meio de categorias a posteriori, fazendo uso do referencial teórico-metodológico adotado para a pesquisa. Os resultados da investigação mostraram o lugar ocupado pelos conhecimentos advindos da formação acadêmica e dos saberes construídos na e pela prática profissional. Indicaram que essas duas modalidades de conhecimentos ainda não se articularam, uma vez que os participantes valorizaram mais a prática do que a teoria.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper presents the outcomes of a piece of research whose aim was to investigate how Pedagogy graduates build up their teaching professionality, in the realm of riverine rural education in the Amazonian region. The study finds itself in the thematic domain of teachers’ training, teaching professionality, and riverine education. The theoretical framework is based in studies by Roldão (2005); Contreras (2002); Tardif (2002); Nóvoa (1999), and Chakur (2001). For data collection, two focus groups were created comprising graduates from the Water Pedagogy course of the Federal University of Pará campus in Abaetetuba. After collection and transcription, the data were assembled according to a posteriori categories, by using the theoretical-methodological framework adopted in research. The research results showed the place occupied by the knowledge derived from the academic formation and the knowledge built in and by the professional practice. They indicated that these two types of knowledge have not yet articulated, as the practice is more valued then the theory.
  • Socialização, profissionalização e trabalho de professores iniciantes Demanda Contínua

    Almeida, Maria Isabel de; Pimenta, Selma Garrido; Fusari, José Cerchi

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente artigo tem como ponto de partida a indagação acerca de como os modos de inserção profissional de professores iniciantes repercutem na vida desses profissionais. Para buscar respostas a essa indagação, investigou-se as formas como se processa a inserção de licenciados egressos de uma universidade pública como professores nos sistemas escolares públicos do estado de São Paulo. Foram entrevistados 20 professores iniciantes, de distintas áreas de conhecimento que estavam atuando em escolas públicas nos primeiros cinco anos após a formatura. Tomou-se como categorias de análise socialização profissional, profissionalização docente e trabalho docente. O texto busca compreender as formas de ingresso no magistério, o aprender da profissão, relação com os parceiros de trabalho, formas de aproximação com o ambiente profissional, inserção em escolas do sistema público, condições de exercício da docência, motivação para ingresso e permanência na profissão, dificuldades e expectativas quanto ao futuro profissional. Os dados qualitativos, obtidos nas entrevistas semiestruturadas, foram analisados na confluência com a literatura sobre o tema e à luz da concepção crítico-dialética, o que permitiu evidenciar a complexidade e as contradições dos processos de socialização e profissionalização, bem como do trabalho docente.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The present article starts by inquiring how the modes of professional insertion of beginning teachers have impacted their professional lives. To find answers to this question, we investigated the ways in which the insertion of new graduates from a public university is carried out when they start their careers as teachers in the public-school systems of the state of São Paulo, Brazil. We interviewed 20 beginning teachers from different areas of knowledge who were working in public schools in the first five years after graduation. The categories of analysis were professional socialization, teacher professionalization and teachers’ work. The text seeks to understand how the beginning teachers join the teaching careers, learn from the profession, establish relationships with work partners, approach the professional environment, get inserted in the public system schools, deal with the teaching conditions, get the motivation for joining and staying in the career, and deal with difficulties and expectations regarding the professional future. The qualitative data obtained in the semi-structured interviews were analyzed at the confluence with the literature on the subject and in the light of the critical-dialectic conception, which allowed us to highlight the complexity and contradictions of the processes of socialization and professionalization, as well as of the teachers’ work.
  • Fontes da educação popular na América Latina: contribuições para uma genealogia de um pensar pedagógico decolonial Demanda Contínua

    da Mota, João Colares; Streck, Danilo R.

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste artigo, o objetivo é refletir sobre a emergência de um pensamento pedagógico decolonial na América Latina, tomando por base algumas das principais fontes intelectuais da educação popular nesse continente. Ao entender a educação popular como um “acumulado histórico”, que ao longo dos últimos dois séculos vem se afirmando como um movimento de resistência e um discurso pedagógico em favor dos setores populares, traz-se para debate as contribuições intelectuais do brasileiro Paulo Freire (1921-1997) e do colombiano Orlando Fals Borda (1925-2008). Defende-se a ideia de que a educação popular, em sua trajetória histórica, vem contribuindo significativamente para a emergência de uma pedagogia decolonial, capaz de resistir à subalternização dos conhecimentos e das experiências de sujeitos sociais marginalizados pela modernidade/colonialidade.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this article, the objective is to reflect on the origins of a decolonial pedagogical thinking in Latin America, based on some of the main intellectual roots of the continent´s popular education. Understanding popular education as an “historical accumulation” that in the last two centuries is affirming itself as a movement of resistance and as a pedagogical discourse aligned with the popular sectors of society, the reflection brings to the debate the intellectual contributions of Paulo Freire (1921-1997) and Orlando Fals Borda (1925-2008). It is argued that the idea of popular education, in its historical trajectory, contributes significantly to the emergence of a decolonial pedagogy, capable of resisting to the subjection of knowledge and experiences of social agents marginalized by modernity/coloniality.
  • Estudo de documentos curriculares prescritos: (de)compondo uma metodologia de investigação Demanda Contínua

    Tavares Silva, Fabiany de Cássia; Fernandes, Christiane Caetano Martins

    Resumo em Português:

    RESUMO Este texto expõe os procedimentos metodológicos utilizados em um Programa de Pesquisa que realiza análises sobre documentos curriculares prescritos, também conhecidos como parâmetros, orientações, diretrizes, referenciais, programas e/ou planos, produzidos por redes de ensino estaduais e/ou municipais. Os procedimentos são baseados em uma versão do método de comparação intitulada “estudos comparados”, que suporta outra representação ou outro design qualitativo de comparação, cruzando as áreas de educação comparada, história da educação e sociologia. As fontes de investigação selecionadas são dissertações e teses. De um lado, por constituir expressão de poder simbólico, de dados de enunciação, de fazer ver e crer, de confirmar ou de transformar os conteúdos do ‘mundo curricular’. De outro, por disponibilizar um ‘conhecimento poderoso’, validado pela crença da/na legitimidade das escolhas e de quem as legitima, crença cuja produção torna relevante os estudos acadêmicos sobre documentos curriculares prescritos. E, por fim, porque a produção de análises sobre documentos curriculares e a produção de dissertações e teses são algumas das ações do Programa.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This text exposes the methodology procedures adopted by a Research Program that analyzes prescribed curricular documents, also known as parameters, orientations, guidelines, references, programs and/or plans, produced by state and/or municipal education systems. The procedures are based on a version of the comparison method entitled comparative studies, which supports another representation, or another qualitative comparison design, by crossing the areas of comparative education, education history and sociology. The sources of investigation selected are dissertations and thesis. On the one hand, as they establish an expression of symbolic power, enunciation data, making see and believe, and confirming or changing the contents of the ‘curricular world’. On the other hand, as they provide a ‘powerful knowledge’, validated by the belief in the legitimacy of the choices and of the people who legitimize them, a belief whose production values academic studies on prescribed curricular documents. And, lastly, because reviewing curricular documents and writing dissertations and thesis are some of the actions developed by the members of the Program.
  • Os artefatos digitais como ferramentas mediadoras das atividades cognitivas dos estudantes: possibilidades para novos cenários de aprendizagem Demanda Contínua

    Moraes, Dirce Aparecida Foletto de; Lima, Claudia Maria de

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo busca investigar em que medida os artefatos digitais se consolidam como instrumentos mediadores das atividades cognitivas e o que podem proporcionar aos jovens estudantes em seu processo formativo a partir de práticas educativas intencionais. A pesquisa segue o delineamento qualitativo, na modalidade exploratória e com características de uma pesquisa-intervenção. Como metodologia, desenvolvemos uma experiência didática com o uso de artefatos digitais centrada na mediação, cujo público-alvo foi constituído por 36 estudantes do primeiro ano do curso de Pedagogia de uma instituição pública do Paraná. Os dados foram coletados por meio de um questionário online, além de observação participante e de depoimentos dos estudantes transcritos em um diário de bordo. Os resultados revelam que os artefatos digitais se tornaram mediadores das ações mentais e operacionais na medida em que foram utilizados para vivenciar experiências diferenciadas e desafiadoras de elaboração e de reelaboração do pensamento, as quais resultaram em uma simultaneidade de ações e de pensamento. Em relação ao que proporcionaram aos jovens, destacamos o trabalho colaborativo, processual, real e interativo, além da construção conjunta de significados, da autonomia, do gerenciamento das aprendizagens e do rompimento do formato linear de aprender, os quais se consolidaram na construção de novos cenários.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper aimed to investigate to what extent the digital artifacts are consolidated as mediator tools of cognitive activities and what can it provide to young student in their formative process from intentional educational practices. This paper follows the qualitative pattern, in the exploratory modality and with characteristics of an intervention research. As a methodology, we developed a didactic experience with the use of digital artifacts centered on mediation, whose target group consisted of 36 first-year students of the Pedagogy course of a public institution in Paraná. Data were collected through an online questionnaire and through participant observation and student testimonials transcribed in a logbook. The results revealed that the digital artifacts became mediators of the mental and operational actions as far as it was used to live new and different experiences of elaboration and re-elaboration of the thought, which resulted in a simultaneity of actions and thinking. In relation to what it provided to the young students, we emphasize the collaborative, procedural, real and interactive work, in addition to the joint construction of meanings, to the autonomy, to the learning management and to the breakdown of the linear format of learning, which were consolidated in the construction of new scenarios.
  • Condições de trabalho na Educação Infantil no Brasil: os desafios da profissionalização e da valorização docente Demanda Contínua

    Locatelli, Arinalda Silva; Vieira, Lívia Fraga

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste artigo, apresentam-se os resultados de pesquisa cujo objetivo foi analisar as dimensões constitutivas do trabalho docente na Educação Infantil pública e sua relação com o processo de expansão das políticas educativas voltadas para esta etapa da educação básica, ocorrida nas últimas décadas, em municípios da Região Amazônica. Os dados analisados foram as respostas aos questionários aplicados a 137 sujeitos docentes (professoras e monitoras) atuantes no universo de 31 instituições públicas municipais de Educação Infantil, que atendiam crianças na faixa etária de 0 a 5 anos, do estado do Tocantins, das áreas rural e urbana dos municípios de Araguatins e Tocantinópolis. As informações sobre perfil e percepção dos sujeitos docentes sobre as suas condições de trabalho foram coletadas durante o segundo semestre do ano de 2016. O contexto analisado remete-nos a avaliar que, mesmo reconhecendo que nas últimas décadas houve avanços em relação às condições de trabalho, na dimensão estrutural e nas relações de trabalho, a consecução de uma Educação da Primeira Infância comprometida com a qualidade da educação e o bem-estar das crianças e profissionais, ainda não se consolidou no sentido de implementar uma política sistemática de investimentos nas condições de trabalho oferecidas aos profissionais que educam e cuidam nas creches e pré-escolas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this article, we present results of a research with the objective of analyzing the constitutive dimensions of the teaching work in public early childhood education and its relation with the process of expansion of the educational policies aimed at this stage of basic education that occurred in the last decades in municipalities of the Amazon region. We analyzed the answers to questionnaires applied to 137 teaching subjects (teachers and monitors), working in the universe of thirty-one early childhood education institutions in the state of Tocantins, which catered to children aged 0 to 5 years within the rural and urban areas of Araguatins and Tocantinópolis. Information on the profile of teaching subjects and their perception of their working conditions was collected during the second semester of 2016. Through the analysis, we can evaluate that, even recognizing that in recent decades there have been advances in working conditions, both in terms of structural dimension and labor relations, the achievement of an early childhood education program committed to quality and the well-being of children and professionals has not yet been consolidated. There are no plans to implement a systematic policy of investing in the working conditions offered to professionals who educate and look after children in day care centers and preschools.
  • Transversalidade entre Bourdieu e Fleck: campo e produção do conhecimento científico Demanda Contínua

    Hoffmann, Yohana Taise; Costa, David Antonio da; Valle, Ione Ribeiro

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste texto, o objetivo é apresentar duas visões a respeito do campo e a produção do conhecimento científico, à luz da epistemologia de Ludwik Fleck (1896-1961) e da sociologia de Pierre Bourdieu (1930-2002). Busca-se um diálogo e uma possível transversalidade, no sentido de que os autores se cruzam por determinados conceitos e ideias em relação ao modo de pensar o campo científico e sua produção de conhecimento, analisando aproximações e afastamentos. A aproximação entre esses autores é um exercício para olhar a produção da pesquisa e a construção de seu objeto, vislumbrando, em particular, a área da História da Educação Matemática (HEM) no Brasil. O artigo está dividido em duas partes. Na primeira, mobilizamos os aspectos epistemológicos que cada autor defende. Na segunda parte, focamos na constituição de um campo científico, como ocorre esse processo de instituição e quais são os movimentos e ações coletivas que fazem esse campo se fortalecer e compartilhar sua produção do conhecimento. Mobilizamos conceitos importantes para os autores, como estilo de pensamento e coletivo de pensamento para Fleck e campo científico e habitus para Bourdieu. A transversalidade entre os autores está relacionada principalmente ao conhecimento científico, como algo social, que faz parte de um coletivo, e não isolado.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The aim of this paper is to present two approaches to the field and production of scientific knowledge, based on the epistemology of Ludwik Fleck (1896-1961) and sociology of Pierre Bourdieu (1930-2002). As the authors coincide in certain concepts and ideas regarding the way of thinking the scientific field and its knowledge production, we seek dialogue and a possible transversality, through the analysis of approximations and distances. The approximation of these authors is an exercise in looking at research production and the construction of its object, particularly when it comes to the History of Mathematics Education (HEM) in Brazil. This paper is comprised of two parts. First, we organize the epistemological aspects that each author defends. Then, we focus on the constitution of a scientific field, on the way this process of institution occurs, and on the movements and collective actions that strengthen this field and share its knowledge production. We list some important concepts for both authors, such as “thinking style” and “thought collective” for Fleck, as well as “scientific field” and “habitus” for Bourdieu. The transversality between these authors is mainly related to the conception of scientific knowledge as something social, part of a collective and not isolated.
  • Avaliação institucional e formação docente como práticas dialógicas na Educação Infantil Demanda Contínua

    Vieira, Maria Nilceia de Andrade; Côco, Valdete

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo integra a pesquisa que focaliza a avaliação institucional na Educação Infantil no contexto de um município brasileiro. Nele se analisa os movimentos formativos docentes decorrentes dessa ação avaliativa. Com ancoragem em referenciais teórico-metodológicos bakhtinianos, a referida pesquisa caracteriza-se pela abordagem qualitativa e de caráter exploratório, com procedimentos de análise documental e realização de entrevistas semiestruturadas. No escopo deste texto, focalizam-se, especialmente, os enunciados expressos nas entrevistas realizadas com onze docentes. A análise dos dados evidencia a configuração de um evento marcado pela multiplicidade de vozes que compõem o debate sobre a qualidade da Educação Infantil ofertada, em articulação com a defesa do direito das crianças à educação e do reconhecimento e valorização dos docentes. Conclui-se que a avaliação institucional encerra grande potencial formativo para os envolvidos, uma vez que pode instar movimentos dialógicos situados numa pauta em disputa nas políticas públicas atuais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article, based on research focused on institutional evaluation within Early Childhood Education in the context of a Brazilian municipality, analyzes the educational formative movements resulting from this evaluative action. Supported by Bakhtinian theoretical-methodological references, this research is characterized by its qualitative and exploratory approach, with documental analysis procedures and semi-structured interviews. In the scope of this text, we focus especially on the statements expressed in interviews with eleven teachers. The data analysis shows the configuration of an event marked by the multiplicity of voices that make up the debate on the quality of Early Childhood Education as it is offered, in articulation with the defense of children's right to education and the recognition and appreciation of teachers. We conclude that institutional evaluation has great formative potential for those involved, since it can urge dialogical movements situated in a disputed agenda within current public policies.
  • Errata Errata

  • Errata Errata

Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br