PENSAMENTO SOCIAL E EDUCAÇÃO: CONCEPÇÃO DE ESCOLA E AVALIAÇÃO DA INCLUSÃO POR PARTE DE MÃES DE ALUNOS DEFICIENTES DE SÃO GONÇALO* * Artigo derivado do projeto de pesquisa “Inteligência, criatividade, desenvolvimento cognitivo e inclusão”.

Social and educational thought: school design and evaluation of inclusion by mothers of disabled students in São Gonçalo

La pensée sociale et éducative : la conception de l’école et de l’évaluation de l’inclusion par les mères des élèves handicapés à São Gonçalo

Ielva Maria Costa de Lima Ribeiro Rafael Moura Coelho Pecly Wolter Marsyl Bulkool Mettrau Sobre os autores

RESUMO:

A pesquisa teve por objetivo geral investigar a avaliação das famílias a respeito dos resultados das políticas de educação especial, implantadas na rede municipal de São Gonçalo (RJ) a partir de 2009, na vida escolar de seus filhos. Realizou-se pesquisa de campo utilizando entrevista semiestruturada, analisada na perspectiva da análise categorial de Bardin. Os resultados demonstraram que na avaliação das mães entrevistadas as políticas, mesmo não universalizadas, com indícios de que precisam melhor atender aos alunos com deficiência intelectual (DI), colaboram para a vida escolar dos alunos.

Palavras-chave:
Educação Especial; Representação social; Avaliação

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