Nilma Lino Gomes
Universidade Federal de Minas Gerais – Universidade Federal de Minas Gerais – Faculdade de Educação – Departamento de Administração Escolar – Belo Horizonte (MG), Brasil. E-mail: nilmalinogomes@gmail.comUniversidade Federal de Minas GeraisBrasilBelo Horizonte, MG, BrasilUniversidade Federal de Minas Gerais – Universidade Federal de Minas Gerais – Faculdade de Educação – Departamento de Administração Escolar – Belo Horizonte (MG), Brasil. E-mail: nilmalinogomes@gmail.com
Nilma Lino Gomes é doutora em Antropologia Social/USP, pós-doutora em Sociologia pela Universidade de Coimbra/Portugal e em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Brasil. É professora titular emérita da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil. Bolsista de Produtividade em Pesquisa/CNPq. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Étnico-Raciais e Ações Afirmativas (NERA/CNPq). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Conhecimento e Inclusão Social da FAE/UFMG. Integra o quadro de pesquisadores da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped). Foi reitora pró-tempore da Universidade Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB), Brasil, no período de 2013 e 2014.
Paulo Vinícius Baptista da Silva
Universidade Federal do Paraná – Setor de Educação – Departamento da Teoria e Fundamentos da Educação – Curitiba (PR), Brasil. E-mail: pauloviniciusufpr@gmail.comUniversidade Federal do ParanáBrasilCuritiba, PR, BrasilUniversidade Federal do Paraná – Setor de Educação – Departamento da Teoria e Fundamentos da Educação – Curitiba (PR), Brasil. E-mail: pauloviniciusufpr@gmail.com
Paulo Vinicius Baptista da Silva é doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Pós-doutor em Análise Crítica do Discurso na Universidade Pompeu Fabra (Barcelona/ Espanha). É professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFPR). Bolsista de Produtividade Científica do CNPq. Pesquisador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB-UFPR). É superintendente da Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade da UFPR (Sipad). Integra o quadro de pesquisadores da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped).
José Eustáquio de Brito
Universidade do Estado de Minas Gerais – Faculdade de Educação – Belo Horizonte (MG), Brasil. E-mail: joseeustaquio.brito@uemg.brUniversidade do Estado de Minas GeraisBrasilBelo Horizonte, MG, BrasilUniversidade do Estado de Minas Gerais – Faculdade de Educação – Belo Horizonte (MG), Brasil. E-mail: joseeustaquio.brito@uemg.br
José Eustáquio de Brito é doutor em Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Integra o quadro de pesquisadores do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Relações ÉtnicoRaciais (NEPER) da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE-UEMG), Brasil. Docente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu “Educação e Formação Humana”, da FaEUEMG e professor colaborador do Programa de Mestrado Profissional em Segurança Pública e Cidadania, da Faculdade de Políticas Públicas da UEMG. Integra o quadro de pesquisadores da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped). Foi vice-reitor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Brasil, gestão 2014–2018.
Editor de Seção: Salomão Barros Ximenes
Contribuição dos Autores
Problematização e Conceituação: Gomes NL; Metodologia: Silva PV; Análise: Gomes NL, Brito JE, Silva PV.
Nilma Lino Gomes é doutora em Antropologia Social/USP, pós-doutora em Sociologia pela Universidade de Coimbra/Portugal e em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Brasil. É professora titular emérita da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil. Bolsista de Produtividade em Pesquisa/CNPq. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Étnico-Raciais e Ações Afirmativas (NERA/CNPq). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Conhecimento e Inclusão Social da FAE/UFMG. Integra o quadro de pesquisadores da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped). Foi reitora pró-tempore da Universidade Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB), Brasil, no período de 2013 e 2014.
Paulo Vinicius Baptista da Silva é doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Pós-doutor em Análise Crítica do Discurso na Universidade Pompeu Fabra (Barcelona/ Espanha). É professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFPR). Bolsista de Produtividade Científica do CNPq. Pesquisador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB-UFPR). É superintendente da Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade da UFPR (Sipad). Integra o quadro de pesquisadores da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped).
José Eustáquio de Brito é doutor em Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Integra o quadro de pesquisadores do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Relações ÉtnicoRaciais (NEPER) da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE-UEMG), Brasil. Docente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu “Educação e Formação Humana”, da FaEUEMG e professor colaborador do Programa de Mestrado Profissional em Segurança Pública e Cidadania, da Faculdade de Políticas Públicas da UEMG. Integra o quadro de pesquisadores da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped). Foi vice-reitor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Brasil, gestão 2014–2018.