Acessibilidade / Reportar erro

ATUALIDADE DE PAULO FREIRE E A ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

PAULO FREIRE’S RELEVANCE AND THE LITERACY IN RURAL EDUCATION

LA ACTUALIDAD DE PAULO FREIRE Y LA ALFABETIZACIÓN EN LA EDUCACIÓN RURAL

RESUMO

Em pesquisa bibliográfica, realizada em plataformas virtuais internacionais, evidenciamos as contribuições de Paulo Freire em duas direções: a) como o seu legado tem sido evocado, desde 1997, data de sua morte, até julho de 2021, ano de seu centenário, em diferentes partes do mundo; e b) como ele é referenciado em artigos nacionais e internacionais dedicados à alfabetização de pessoas que vivem e/ou trabalham no campo. A primeira parte da pesquisa é quantitativa e a segunda parte está baseada em pesquisa qualitativa, com análise de conteúdo. Os resultados revelam que Freire continua a ser fundamento e inspiração para a pesquisa em diferentes temas e lugares do mundo, e que sua contribuição é efetiva para a alfabetização na educação do campo.

Palavras-chave
Paulo Freire; Educação dialógica; Pedagogia crítica; Alfabetização; Educação do campo

Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br