Acessibilidade / Reportar erro

A POLÍTICA BRASILEIRA DE PREVENÇÃO DA SÍNDROME DA IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA NA ESCOLA (1994-2014) E O PAPEL DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA* * O presente artigo é resultante do projeto de pesquisa “Evolução da política de prevenção da síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) e o papel da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO)”.

Acquired immunodeficiency syndrome prevention policy at school in brazil (1994-2014) and the role of united nations educational, scientific and cultural organization

La politique brésilienne de prévention du syndrôme d’immunodéficience acquise à l’école (1944-2014) et le rôle de l’organisation des nations unies pour l’éducation, la science et la culture

RESUMO:

O artigo analisa a evolução da política de prevenção da síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) dirigida a adolescentes e jovens, e desenvolvida nas escolas, no Brasil, no período de 1994 a 2014, bem como o papel da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Utiliza análise documental e entrevistas com gestores e técnicos das áreas de saúde e educação e stakeholders. Descreve a evolução da política e a natureza dos programas implementados quanto à cobertura, à qualidade e à efetividade das ações, aos resultados e ao papel das instituições envolvidas. Observou-se ampliação de cobertura e baixa efetividade das ações desenvolvidas, dificuldades da integração interinstitucional e barreiras para a execução da política. Discutem-se a sustentabilidade e as alternativas à revisão da política.

Palavras-chave:
Aids; Educação em saúde; Educação sexual; Prevenção de doenças

Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br