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PARTICIPAÇÃO POPULAR NA FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS: A CAMPANHA E O NOVO FUNDEB

POPULAR PARTICIPATION IN THE FORMULATION OF EDUCATIONAL POLICIES: THE CAMPAGIN AND THE NEW FUNDEB

PARTICIPACIÓN POPULAR EN LA FORMULACIÓN DE POLÍTICAS EDUCACIONALES: LA CAMPAÑA Y EL NUEVO FUNDEB

RESUMO

Este trabalho realiza um estudo sobre o caso da tramitação legislativa e aprovação do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação em 2020, com objetivo de analisar a atuação da Campanha Nacional pelo Direito à Educação como um exemplo paradigmático de participação da sociedade civil na elaboração de políticas públicas educacionais. Para tanto, recorre-se à investigação dos documentos produzidos pela rede, sob a luz de teorias sobre políticas públicas e movimentos sociais. Conclui-se que a inserção na arena decisória dos segmentos da população mais afetados pelas políticas públicas em discussão é um caminho necessário para a ampliação dos direitos sociais e para que avancemos no caráter substancial da democracia brasileira.

Palavras-chave:
Educação; Fundeb; Políticas públicas; Participação; Movimentos sociais

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