ATORES DO CONHECIMENTO E A CONSTRUÇÃO DE NOVOS CENÁRIOS DE GOVERNANÇA: O CASO DA DIREÇÃO-GERAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA DA COMISSÃO EUROPEIA* *O artigo baseia-se em investigação realizada no âmbito dos projectos 'Governing by Numbers: data and education governance in Scotland and England' e 'Fabricating Quality in European Education, ambos financiados pelo Economic and Social Research Council, e do projecto KNOWandPOL (Knowledge and Policy in Education and Health Sectors), financiado pela União Europeia através do Sixth Framework Programme for Research and Technological Development.

Acteurs de connaissances et la construction des nouveaux panoramas du gouvernement: le cas de la Direction Générale de l'Éducation et de la Culture de la Comission Européene

Sotiria Grek Sobre o autor

RESUMO:

Este artigo aborda o tema da governança da educação na Europa. Esse espaço da política tem sido dominado por grandes interesses e organizações transnacionais, entre as quais se destacam a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e a Comissão Europeia (CE). Este artigo procura explorar e explicar quais são os efeitos constitutivos que as práticas sistemáticas de 'medição' e de estandardização têm na intensificação da convergência entre a Direção-Geral de Educação e Cultura da CE e a OCDE, a qual, por meio do PISA e de outros testes internacionais, tornou-se um ator influente na política educativa em uma escala global. O artigo pretende identificar os feitos do 'governo pelos números' nas interdependências criadas entre as duas organizações internacionais.

Palavras-chave:
organizações internacionais; medida; Europa; OCDE; PISA

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