Acessibilidade / Reportar erro

(IN)SUBORDINAÇÕES CURRICULARES: “DESACELEREM O MUNDO QUE EU QUERO DESCER”* * Depoimento de uma professora para a reportagem “Prática Docente: 30 Depoimentos sobre como a Escola foi Recebida em Casa”. Disponível em: https://desafiosdaeducacao.grupoa.com.br/depoimentos-sobre-escola-em-casa/. Acesso em:4 maio 2020.

CURRICULAR (IN)SUBORDINATIONS: ‘STOP THE WORLD ‘CAUSE I WANNA GET OFF’

(IN)SUBORDINACIONES CURRICULARES: “DETENGAN EL MUNDO QUE QUIERO BAJAR”

RESUMO

Este artigo operacionaliza conceitos presentes na filosofia da diferença - Foucault, Deleuze, Guattari, Pelbart, Lazzarato, entre outros - para analisar os discursos que circulam na mídia digital endereçados aos(òs) profissionais da educação, pais e estudantes com objetivo de fomentar o debate acerca da educação em tempos de pandemia da Covid-19. Por um lado, mostra-se a exacerbação dos redimensionamentos sofridos nas noções de tempo e de espaço na contemporaneidade. Por outro, aponta-se para a manutenção dos fundamentos da modernidade nas orientações destinadas à escola e seus currículos. Este artigo defende, então, que este tempo de suspensão das rotinas escolares possa intensificar a educação para a potência em detrimento da obediência.

Palavras- chave
Escola; Currículo; Mídia; Tempo/espaço

Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br