EDUCAÇÃO, VIDA PRECÁRIA E CAPACITAÇÃO* * Resultado do projeto de pesquisa “Educação, Cidadania e Sociedade Civil”, desenvolvido no âmbito do Centro de Investigação em Educação (CIEd).

Education, precarious life and Qualification

Éducation, vie précaire et qualification

Manuel Gonçalves Barbosa Sobre o autor

RESUMO:

O presente artigo, fundamentado em análises que escrutinam o preocupante fenômeno da precariedade no contexto atual, tem como objetivo discutir a precarização de amplas camadas da população em diferentes contextos, delimitando, para fins práticos, as áreas de capacitação que a educação pode acolher em suas ações junto de jovens e adultos. Objetiva-se ajudar essas pessoas a reagir contra medos, inseguranças e incertezas que essa precarização provoca nas suas vidas, equacionando a articulação entre precariedade e educação. Ainda, busca-se compreender as perspetivas que hoje se colocam à capacitação, entendendo suas facetas cognitivas, psicológicas e políticas, para torná-la relevante, em termos pedagógicos, para a população dos precários.

Palavras-chave:
Educação; Vida precária; Precarização; Capacitação

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