Acessibilidade / Reportar erro

EDUCAÇÃO DO CAMPO E PEDAGOGIA CAMPONESA AGROECOLÓGICA NA AMÉRICA LATINA: APORTES DA LA VIA CAMPESINA E DA CLOC * * A produção deste texto está inserida na pesquisa Escolas Camponesas e a Territorialização da Agroecologia” (CAPES - nº do processo: 23038.010102/2013-34).

Rural Education and agroecological peasant pedagogy in Latin America: experiences of La Vía Campesina and the CLOC

Éducation Rurale et pédagogie peasant agroécologique: les contribution de La Vía Campesina et CLOC

RESUMO:

Somos testemunhas de uma feroz disputa territorial contemporânea entre diversas expressões do capital e de movimentos como a La Via Campesina (LVC) e a Coordinadora Latinoamericana de Organizaciones del Campo (CLOC). Nessa disputa, a agroecologia emerge como matriz produtiva e projeto político de enfrentamento do capital no campo, construída em uma perspectiva politizada e a partir de um sujeito histórico. Neste artigo, analisamos a concepção de educação agroecológica da LVC/CLOC em sua dimensão política e práxis pedagógica, que poderia denominar-se Pedagogia Camponesa Agroecológica. Abordamos os temas dos territórios em disputa e a agroecologia, e o papel teórico e político das epistemes que emergem dessas experiências na elaboração de projetos educativos e na práxis política.

Palavras-chave:
Educação do Campo; Via Campesina; CLOC; Pedagogia Camponesa Agroecológica; Agroecologia

Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br