DIDÁTICA MULTIDIMENSIONAL: POR UMA SISTEMATIZAÇÃO CONCEITUAL* * *Artigo resultado do projeto de pesquisa "Ensino e pesquisa nos cursos de graduação: ensinando com pesquisa e pesquisando o ensinar" financiado pelo CNPq.

Multidimensional didactics: for a conceptual systematization

Didactique multidimensionnelle: pour une systématisation conceptuelle

Maria Amélia Santoro Franco Selma Garrido Pimenta Sobre os autores

RESUMO:

O texto discute possíveis articulações entre os princípios pedagógicos da Didática e das Didáticas Específicas, com o objetivo de configurar o estatuto de uma Didática Multidimensional. A pesquisa de natureza teórica parte do pressuposto de que os saberes ensinados são reconstruídos pelos sujeitos educadores e educandos, o que lhes possibilita se tornarem autônomos, emancipados, questionadores. A partir da questão central - a Didática e as Didáticas Específicas têm oferecido fundamentos a essa prática? -, analisa os limites da transposição didática nas didáticas específicas, e da perspectiva normativa na didática, que minimizam a complexidade do ensinar, o que pode ser superado configurando-se uma Didática Multidimensional.

Palavras-chave:
Didática multidimensional; Transposição didática; Ensinar; Aprender

Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br