MEMÓRIA SOCIAL E INDIVIDUALIZAÇÃO NA TRAJETÓRIA DE ATORES ENGAJADOS EM PROJETOS DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL* * O artigo resulta do projeto de pesquisa “Educação Patrimonial nas Políticas Brasileiras de Escolarização”, apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Social memory and individualization in the trajectory of engaged actors in heritage education projects

La mémoire sociale et l’individualisation dans la trajectoire des acteurs engagés dans des projets d’éducation au patrimoine

Rodrigo Manoel Dias da Silva Sobre o autor

RESUMO:

Assumindo a hipótese de Joel Candau acerca da vigência hodierna de processos de individualização e fragmentação das memórias sociais, o presente artigo objetivou analisar as correspondências entre memória social e individualização na trajetória de atores sociais engajados em projetos de educação patrimonial no Brasil. Para tal, mobilizou duas estratégias analíticas. Na primeira, visou sumariar os principais contornos dos processos de individualização na modernidade e suas dimensões institucionais, sob inspiração da abordagem sociológica de Ulrich Beck. Na segunda, a partir de estudo empírico, objetivou analisar a trajetória de um ator envolvido em práticas de educação patrimonial, a fim de examinar a composição das pautas de suas proposições políticas e a suposta individualização de suas intervenções nos municípios em que atua.

Palavras-chave:
Educação patrimonial; Patrimônio; Memória social; Individualização

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