Acessibilidade / Reportar erro

A CONSTRUÇÃO COLETIVA DO INVENTÁRIO DA REALIDADE NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

THE COLLECTIVE CONSTRUCTION OF THE REALITY INVENTORY IN RURAL EDUCATION

LA CONSTRUCCIÓN COLECTIVA DEL INVENTARIO DE LA REALIDAD EN LA EDUCACIÓN RURAL

RESUMO

Esta pesquisa se insere no âmbito da Educação do Campo, ao se debruçar sobre um instrumento idealizado para ser utilizado nas escolas em áreas de reforma agrária, como parte de uma proposta pedagógica: o inventário da realidade, documento no qual se apresenta um registro organizado de aspectos materiais ou imateriais da comunidade. O objetivo é apresentar o processo de construção coletiva do inventário da realidade por profissionais de duas escolas do campo, problematizar essa construção e discutir os resultados obtidos. Conclui-se que o inventário da realidade possui potencialidades para ser construído e utilizado por escolas em áreas de reforma agrária (mas não apenas), com o interesse de superar o desconhecimento da realidade local.

Palavras-chave
Educação do Campo; Escolas do campo; Inventário da realidade; Pesquisa-ação

Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br