O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: REFLEXÕES SOBRE A APRENDIZAGEM PARA A DOCÊNCIA* * Artigo resultado do projeto de pesquisa "Inserção Profissional à Docência: um programa de formação para professores iniciantes", sem financiamento.

Professional Development of Educators in Superior Education: Reflections about Learning for Teaching

Developpement professionnel des professeurs d'enseignement superieur: reflexions sur l'apprentissage pour enseigner

Marielda Ferreira Pryjma Oséias Santos de Oliveira Sobre os autores

RESUMO:

O desenvolvimento profissional do professor da educação superior é o tema deste estudo. Os estudos sobre a formação docente embasam a opção conceitual para a análise teórica. Esta se sustenta na ideia de que o desenvolvimento profissional é um processo mais vivencial e integrador do que a formação contínua. Entender como se deu a aprendizagem para a docência1 1 No processo de discussão e análises efetivadas neste artigo cabe situar que o uso do termo docência remete a concepção de "docência no Ensino Superior", que é o contexto que define o presente estudo. Esta distinção é importante uma vez que professores do ensino superior não contam, de modo geral, com formação específica para docência como é o caso dos docentes da Educação Básica. de professores que atuam em uma instituição pública brasileira de educação superior foi objetivo deste estudo. Compreender como as experiências profissionais são interpretadas por estes professores e analisar como estas contribuem para a sua constituição profissional complementaram esta proposta. A abordagem qualitativa, por meio de um questionário e a realização de grupos de discussão permitiu a coleta de dados. Os resultados revelam que os professores da Instituição de Ensino Superior pesquisada não escolheram a docência como profissão inicial; as experiências profissionais foram marcadas por tentativas e erros e a solução dos problemas ocorria a partir de suas próprias experiências; e a responsabilidade pelo fracasso e sucesso profissionais está atrelada ao perfil dos estudantes. A natureza complexa da universidade e da profissão docente é uma realidade. O professor, no contexto da universidade pesquisada, tende a analisar o seu papel profissional de forma reducionista, caracterizando a sua atividade como intelectual e a docência como secundária ou inexistente. A formação para a docência se constitui como um processo sólido para o desenvolvimento profissional docente.

Palavras-chave:
Aprendizagem profissional; Docência; Educação superior

Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br