Open-access EDUCAÇÃO DE MÃE PARA FILHO: FATORES ASSOCIADOS À MOBILIDADE EDUCACIONAL NO BRASIL*

Mother-to-child education: factors associated with educational mobility in Brazil

L’éducation de la mère à l’enfant: facteurs associés à la mobilité d’éducation au Brésil

RESUMO:

A mobilidade educacional intergeracional ascendente pode ser entendida como a situação em que os filhos superam a escolaridade de seus pais. O objetivo deste estudo foi identificar quais fatores estão associados a maiores chances de adolescentes de 16 a 19 anos, filhos de mulheres de baixa escolaridade, conseguirem concluir ao menos o ensino fundamental. Apesar de modesta, esta é uma conquista recente no país e ainda ocorre de forma desigual. Os dados utilizados são provenientes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (1996 e 2012). Os resultados indicam que adolescentes do sexo feminino, brancos e aqueles com menor número de irmãos possuem maiores chances de mobilidade ascendente. Em 2012, o fato de o adolescente trabalhar também favoreceu a mobilidade educacional ascendente.

Palavras-chave:
Mobilidade educacional; Adolescência; Demografia; Regressão

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