O bom cidadão docente universitário na senda da qualidade no ensino superior

The university teacher as a good citizen: in search of quality in higher education

Este artigo representa uma extensão de trabalho prévio realizado no domínio dos comportamentos de cidadania dos professores universitários (Cidoce). O seu objectivo é o de mostrar como quatro categorias de Cidoce (comportamento participativo, orientação prática, conscienciosidade e cortesia) influenciam a motivação profissional e autoconfiança dos estudantes (actuais ou antigos), assim a cotação global de desempenho que estes lhes atribuem. Retomam-se dados de investigação anteriormente realizada com amostras de estudantes e professores (Rego & Sousa, 2000), procedendo-se à inclusão de uma amostra de diplomados com curso superior. Na globalidade, foram inquiridos 249 estudantes, 123 professores e 209 diplomados. Os estudantes debruçaram-se sobre actuais docentes, e os professores e diplomados foram convidados a descrever os comportamentos dos seus antigos mestres. Os resultados revelam o seguinte: a) os três tipos de participantes nos estudos declaram que as quatro categorias de cidadania influenciam significativamente a sua motivação profissional e autoconfiança; b) todos eles ponderam fortemente esses quatro comportamentos quando são chamados a notar o desempenho global dos seus professores. A consistência desta evidência sugere que podemos estar em presença de comportamentos docentes com forte potencial de melhoria da qualidade do ensino superior, nomeadamente no que concerne à qualidade do processo ensino-aprendizagem.

Qualidade no ensino superior; Comportamentos de cidadania dos professores universitários; Autoconfiança; Motivação profissional


Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br