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RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS COMO TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: CONSIDERAÇÕES CRÍTICAS * * Produto vinculado ao Projeto Tecnologia Educacional e Novos Espaços Formativos: Concepções, Preconcepções e Práticas, sob a coordenação de Giselle Martins dos Santos Ferreira.

Open educational resources as educational technologies: critical thoughts

Les ressources éducatives libres en tant que technologies éducatives: considérations critiques

RESUMO:

O movimento dos Recursos Educacionais Abertos (REA) já completou mais de 15 anos. No Brasil, em particular, o sucesso do movimento pode ser ilustrado com a inclusão de REA no Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024. Porém, o documento apresenta esses recursos como uma categoria de tecnologias educacionais, posicionadas no texto como ferramentas ou artefatos neutros. Este artigo examina tal posicionamento a partir de uma discussão de REA em uma perspectiva que destaca questões históricas, políticas e ideológicas. Reitera-se a ideia de que a espinhosa relação entre a educação e a tecnologia requer análises que destaquem aspectos contextuais e considerem relações com o tempo presente e a história.

Palavras-chave:
Recursos educacionais abertos; Educação aberta; Tecnologia educacional; Crítica

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