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A CONTRIBUIÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS PARA A EFETIVAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA

Contribution of social movements for countryside education: the experience of National Education Program versus Agrarian Reform

La contribution des mouvements sociaux pour l'éducation dans le monde rural: l'experiénce du Programme National d'Éducation dans la réforme agraire

Eloísa Dias Gonçalves Sobre o autor

RESUMO:

Historicamente, a educação dos povos do campo foi negligenciada, restringindo-se a parcos projetos de alfabetização. A partir da década de 1990, há uma articulação dos movimentos sociais do campo para promoção da educação no meio rural. O objetivo deste trabalho foi analisar de que forma o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) contribui para a efetivação do direito à educação e para a concretização dos objetivos fundamentais da República, estabelecidos pela Constituição Federal de 1988, além de apontar a importância que os movimentos sociais tiveram para a formulação e manutenção desse programa.

Palavras-chave:
Educação do campo; Direito à educação; Políticas públicas; Pronera

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