Personagens e enredos de práticas pedagógicas na cena da formação docente

Characters and storylines of pedagogical practices in teaching education scenery

O artigo focaliza as relações entre teoria e prática no campo educacional brasileiro que, no que diz respeito às produções de pesquisa que vêm tomando como seu objeto a formação docente, ainda merecem novas iluminações. Para fazê-lo, optamos por uma das duas vertentes de concepções de linguagem disponíveis nos estudos disciplinares sobre a língua, que são fonte de influência para inovações a serem adotadas e, portanto, sobre as práticas de ensino. Assumimos a concepção de língua como discurso, tomando as linguagens sociais que se produzem a partir dela e desenhamos os contornos de uma concepção discursiva da formação docente. Ao fim, exploramos uma situação de formação, ainda em processo de realização, para ilustrar nossos princípios apresentados: o I Curso de Especialização Saberes e Práticas, destinado a professores alfabetizadores da rede de ensino carioca, enfatizando-se o seu planejamento no que diz respeito aos gêneros discursivos solicitados e produzidos aos docentes. A análise toma por enfoque a escrita dos professores-alunos, dentro de um processo de devolução de sentidos construídos, de modo a dar consistência a produções autorais.

Teoria e prática; Língua e linguagem; Discurso; Formação docente; Escrita de professores


Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br