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TENDÊNCIAS REGULATÓRIAS E IMPACTOS NAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS* * Este artigo insere-se no projeto Políticas, Governação e Administração da Educação - Educação 3D - ­Democracia, Desigualdade e Diferença e é financiado pelo Centro de Investigação em Educação (CIEd), projetos UID/CED/1661/2013 e UID/CED/1661/2016, Universidade do Minho, Instituto de Educação, por meio de fundos nacionais da Fundação para a Ciência e a Tecnologia/do Ministério da Educação e Ciência de Portugal (FCT/MCTES-PT).

Trends in regulations and impacts on educational inequalities

Tendencias regulatorias y los impactos sobre las desigualdades educativas

RESUMO:

Nas últimas décadas, o léxico das ciências sociais tem sido enriquecido e reatualizado, permitindo, apesar de algum evidente sincretismo e da frequente polissemia de muitos dos termos mais mencionados, dar maior densidade às análises das mudanças contemporâneas, nomeadamente no campo das políticas para a educação. No que diz respeito a este texto, discute-se como isso acontece com os conceitos de regulação, governança e accountability. Trata-se, nesse caso, de uma parte da investigação que procura enunciar, ainda que de forma sumária, algumas interfaces e articulações dos conceitos referidos e implicações e impactos que a partir daí podem ser relacionados com as desigualdades educacionais.

Palavras-chave:
Regulação; Regulações; Governança; Accountability; Desigualdades educacionais

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