Acessibilidade / Reportar erro

INSTRUCTIO, LIBERTAS E EXERCÍCIO DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE * * O ensaio vincula-se ao projeto de pesquisa Formação humana e exercício de si, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na modalidade de Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ).

Instructio, Libertas and teaching in the contemporary world

Instructio, libertas y el ejercicio docente en la contemporaneidad

RESUMO:

O ensaio argumentou a favor do papel formativo do professor, o qual desempenha, enquanto governante intelectual, papel indispensável na formação de novas gerações. Assim, o texto investigou, na primeira parte, diferentes formas de reducionismo da educação contemporânea, provocadas pela invasão da governança empresarial neoliberal nas instituições de ensino, focando no empobrecimento da experiência docente. Reconstruiu, na segunda parte, alguns traços do perfil do mestre que emerge da noção latina de educação como instructio, concentrando-se no ideal da libertas como núcleo da relação formativa entre mestre e discípulo, ou seja, entre educador e educando. Dessa breve reconstrução, procurou extrair alguns argumentos favoráveis ao papel formativo do professor em relação a si mesmo e aos seus alunos.

Palavras-chave:
Formação; Instructio; Libertas; Professor; Aluno

Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br