Identidade cultural e formação individual: a Alemanha do século XIX e a fundação da pedagogia moderna

Cultural identity and individual formation: Germany in 19th century and the foundation of modern pedagogy

Identite culturelle et formation individuelle: l'Allemagne au XIXème siecle et la fondation de la pedagogie moderne

As origens da moderna pedagogia e sua reverberação no interior das mais recentes teorias da educação nos remetem ao modelo alemão, que se articula duplamente: como prática derivada de uma série de condições socioculturais específicas e como sistema conceitual, na medida em que responde a uma nova concepção de liberdade humana surgida no limiar do pensamento moderno. Este artigo pretende avaliar os imbricamentos entre essas duas dimensões.

história da pedagogia; filosofia da educação; neo-humanismo; Bildung


Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br