FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INTEGRAL POLITÉCNICA: DA TEORIA À PRÁTICA * * Este artigo é um dos resultados do Projeto de Pós-Doutorado “Do Trabalho como Princípio Educativo à Politecnia como Princípio Pedagógico da Educação Integral”, realizado na UFOPA - Universidade Federal do Oeste do Pará, pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado, com bolsa da CAPES, de set./2014 a ago./2015.

Grounds for a integral polytechnic education: from theory to practice

Les fondements de l’éducation intégrale polytechnique: de la théorie à la pratique

Antonio Carlos Maciel Mara Regina Martins Jacomeli Tânia Suely Azevedo Brasileiro Sobre os autores

RESUMO:

Este artigo tem por objetivo apresentar os fundamentos epistemológicos, pedagógicos e políticos de uma proposta de educação integral, concebida à luz da pedagogia histórico-crítica e orientada pelo princípio pedagógico da politecnia. Para tanto, resgata-se a noção desse conceito, desde a concepção marxiana até as interpretações realizadas por alguns dos principais autores brasileiros da área, cujo suporte teórico foi posto em prática, na forma de laboratório social, entre janeiro de 2005 e agosto de 2006, na cidade rondoniense de Ariquemes, com resultados que demonstraram a viabilidade de um modelo de educação integral que visa à emancipação humana sob a perspectiva marxista.

Palavras-chave:
Educação integral; Politecnia; Pedagogia histórico-crítica

Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br