Accessibility / Report Error

NOVOS CAMINHOS PARA A SOCIOLOGIA: TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO E ACCOUNTABILITY DIGITAL

NEW PATHS TO SOCIOLOGY: TECHNOLOGIES IN EDUCATION AND DIGITAL ACCOUNTABILITY

NUEVOS CAMINOS HACIA LA SOCIOLOGÍA: TECNOLOGÍAS EN EDUCACIÓN Y ACCOUNTABILITY DIGITAL

RESUMO

O artigo começa por abordar a sociologia digital e descrever algumas expressões do capitalismo atual, para depois situar a emergência de uma accountability digital. É tida em conta a realidade de alguns sistemas educativos em relação ao impacto das plataformas e à urgência de discutir como o seu uso está a ser, ou pode ser, relacionado com a problemática da accountability. Considerando que a dataficação não é neutra, nem ética nem politicamente, ressalta-se a necessidade de garantir processos de coleta e tratamento de dados que sejam viáveis em termos de transparência e democraticamente escrutináveis, evitando que questões importantes em educação sejam deixadas à ação (ou decisão) dos algoritmos e plataformas digitais como instrumentos, cada vez mais poderosos, de administração e gestão.

Palavras-chave
Sociologia; Capitalismo; Tecnologias em educação; Accountability digital

Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br