Acessibilidade / Reportar erro

JUVENTUDE, FORMAÇÃO E TRABALHO: APROXIMANDO AS TEORIAS DE INSERÇÃO PROFISSIONAL E SCHOOL-TO-WORK

YOUTH, TRAINING AND WORK: APPROACHING THE THEORIES OF PROFESSIONAL INSERTION AND SCHOOL-TO-WORK

JUVENTUD, FORMACIÓN Y TRABAJO: UNIENDO LAS TEORÍAS DE LA INSERCIÓN PROFESIONAL Y SCHOOL-TO-WORK

RESUMO

Este ensaio apresenta e discute as teorias de inserção profissional francesa e school-to-work. A discussão embasa a exploração dos aspectos de convergência das teorias, buscando ampliar o debate no Brasil, de modo a contemplar as particularidades do país. Em síntese, quatro pontos se destacaram: as reconfigurações do processo de inserção decorrentes das transformações estruturais do Ensino Superior brasileiro; a relação entre o ingresso de diferentes grupos étnicos e econômicos juvenis no Ensino Superior e os impasses ou avanços nas condições laborais; o risco do rebaixamento dos diplomas como consequência da ampliação do número de diplomados e a possível estratificação sócio-ocupacional; e a centralidade das instituições de educação superior na vida laboral dos jovens.

Palavras-chave
Inserção profissional; School-to-work ; Juventude; Mercado de trabalho

Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br