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CINEMA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PARQUE NACIONAL DA RESTINGA DE JURUBATIBA: REFLEXÕES E PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES E TRANSVERSAIS* * Esse artigo é fruto de pesquisa de mestrado, cuja dissertação é intitulada "Territórios, saberes e imagens: um estudo sobre a percepção da população do entorno sobre o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, Rio de Janeiro, Brasil", fomentado pelas agências CAPES, através da concessão de bolsa de mestrado, e CNPq e FAPERJ, por meio de materiais utilizados para a realização da pesquisa.

Environmental Cinema and Education in the Restinga de Jurubatiba National Park: Interdisciplinary and Transversal Reflections and Practices

Cinéma et Éducation Environnementale dans le Parc National de la Restinga de Jurubatiba: Reflexions et Pratiques Interdisciplinaires et Transversales

RESUMO:

Este trabalho tem como objetivo principal analisar a produção de cinema-documentário no campo da educação ambiental (EA) crítica, no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. No presente estudo, é apresentada a metodologia utilizada para produção de quatro documentários sobre o Parque Nacional, e a análise dos discursos dos personagens dos documentários. O Parque Nacional foi caracterizado pelos personagens dos documentários, pelas contradições existentes na sua criação, implantação e gestão, pelos entraves existentes para o desenvolvimento local sustentável e pelos conflitos socioambientais. Os documentários demonstraram ser uma importante ferramenta pedagógica para a EA na criação de espaços para diálogos sobre as relações existentes entre a sociedade e o meio ambiente.

Palavras-chave:
Antropologia visual; Audiovisual; Ensino; Ecologia; Unidade de conservação

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